Quer dar um tapa no visual mas não sabe por onde começar? Fizemos um curso online de estilo pra isso, o “Mas você vai de chinelo?”. Inscreva-se agora! É gratuito!

Existe uma crise dos meninos?

O autor do recém lançado livro "The Boy Crisis" examina essa questão em uma fascinante palestra

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 47 nh 1 png
  • Logo havaianas 130x50 png

Dr. Warren Farrell inicia sua palestra, para um auditório lotado, com duas perguntas:

"Quem aqui tem um filho, sobrinho ou irmão pequeno?"

"Desses, quais apresentam distúrbios com déficit de atenção, falta de motivação, vício em videogames ou comportamento agressivo e anti-social?"

Cerca de 30% da plateia responde afirmativamente ambas questões. E esse é o ponto de partida para uma conversa bastante necessária sobre a situação atual dos meninos.

Nos EUA, acabou de acontecer mais um tiroteio em massa perpetrado por um homem de 24 anos durante um torneio de e-sports. Segundo esse levantamento da Mother Jones, de 1972 pra cá, todos os tiroteios foram realizados por homens, exceto dois.

É importante olharmos em profundidade para o que está acontecendo com nossos jovens e buscar respostas que nos ajudem a transformar essa situação.

O Dr. Farrell é uma das pessoas fazendo isso. Ele é um pesquisador, professor e ativista que defende a construção de relações mais amorosas, construtivas e saudáveis entre homens e mulheres, desde a década de 60. 

Seu trabalho já foi duramente criticado, nesse artigo é possível entender um pouco das controvérsias envolvendo suas visões. E nesse tópico do Quora há uma análise mais detalhada de seu histórico, com pessoas que o apoiam e o criticam. Melhor do que rejeitar alguém por conta do que se ouviu de outras pessoas, é examinar com seus próprios olhos.

Eu mesmo tinha dois pés atrás à respeito dele, mas após aprofundamento em seu livro, nos contextos de algumas de suas falas mais polêmicas e alguns diálogos online nos quais participou, acredito ser uma voz interessante e com muito a contribuir para problemas que tenho presenciado. 

Nos últimos anos conduzi rodas de conversa com adolescentes e a quantidade de meninos que vejo completamente perdidos, carentes, auto-destrutivos e sem eixo é impressionante. De partir o coração.

Esses rapazes não chegam acabrunhados e chorando. Ao contrário, entram nas rodas de peito estufado e contando piadas. Somente ao final, quando enxergam que quase todos os outros enfrentam dificuldades, aceitam pedir ajuda.

Dr. Farrell no tour de "The Boy Crisis"

Por tudo isso, acredito que o livro mais recente de Warren merece nossa atenção: "The Boy Crisis" (A Crise dos Meninos).

Inclusive, esse livro e a palestra abaixo seriam um excelente tema de debate para grupos de homens e mulheres.

"A crise dos meninos", no TEDx Marin

 

Alguns fatos mencionados na palestra:

  • pela primeira vez na história dos Estados Unidos, os meninos terão menos educação do que seus pais
  • educacionalmente, os meninos estão atrás das meninas em todas as 70 nações desenvolvidas, segundo a ONU
  • a população prisional norte-americana cresceu 700% desde 1972, a maioria são homens (93%)
  • em média, acontece um tiroteio em escola por semana nos EUA desde o tiroteio na escola Sandy Hook

Causas especuladas pelo Dr. Warren Farrell para a crise dos meninos:

  • meninos com ausência de figuras paternas
  • escassez de educadores e professores homens
  • falta de propósito

* * *

Sobre a falta de propósito (dor muito presente nos emails pedindo ajuda que recebemos no PdH), Warren compara o maravilhoso trabalho feito pelos movimentos das mulheres para expandir as possibilidades apresentadas a elas:

Enquanto isso, os meninos seguiram restritos aos papéis de sempre:

Por fim, Warren sugere uma possibilidade de transformação para os propósitos dos meninos, narrando uma curiosa história (vale assistir a palestra na íntegra):

A seguir, compartilho o relato de um pai que resolveu se dedicar integralmente ao filho, comprovando o ponto feito pelo Dr. Warren de que homens podem sim encontrar realização nas atividades de cuidado. Gravamos para nossa série "Caixa-Preta":

 

* * *

Na visão de vocês, há uma crise dos meninos? E como homens e mulheres podem se juntar para lidar com esse tema de maneira mais construtiva?

Seguimos nos comentários.


publicado em 29 de Agosto de 2018, 10:37
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: