Fazer trilha com muito menos problemas: 6 dicas de quem manja do assunto

Acampar ou pegar trilha para uma praia linda precisa de certos cuidados pra dar tudo certo

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Ah, tá chegando a tão esperada época do ano em que a gente vai pro meio do mato viver o contato intenso com a natureza em trilha e acampamentos no meio do mato, chegar nas praias mais deliciosas do nosso tão vasto litoral, a busca pelo belo e pelo fresco, a aventura, a sagacidade, o ácido lático dentro de cada pedacinho de músculo que a gente ostenta em nossos corpos sedentos por verão.

Me desculpem os mais afeiçoados com o frio, mas é chegada a hora do calorzão.

E, com isso, eu vi lá na revista Go Outsite seis dicas muito boas dadas por  guias, socorristas e educadores outdoor para passar menos perrengue ao fazer uma trilha. 

Anotem, salvem, imprimam, printem em seus celulares e utilizem quando estiverem em busca da felicidade.

Torneira em lata

"Esta ideia simples pode te ajudar a criar uma torneira para lavar as mãos ou alguma coisa com uso controlado da água. Lave completamente uma lata vazia e então, com uma faca, abridor de latas ou canivete, faça um pequeno furo na lateral da lata, bem perto do fundo.

Depois, pegue uma pedaço de silver tape e dobre sobre ele mesmo (ficando com um pedaço sem cola dos dois lados). Enfie o pedaço de fita pelo buraco para criar a torneira e prenda-a com mais silver tape. Por fim encha a lata de água e você terá uma torneira com água corrente por alguns momentos."

Isca de aba de latinha de cerveja

"A aba de uma latinha de cerveja (ou refrigerante) pode servir como uma isca perfeita. Prenda-a um pouco acima do anzol, e ela vai refletir a luz e se debater como um peixinho, atraindo peixes maiores. Parece bobo, mas funciona."

Protetor solar de bolso

"É fácil passar protetor sola no começo da trilha, mas é necessário reaplicar a cada 80 minutos. Em vez de levar uma embalagem grande de protetor o caminho todo, meus amigos costumam encher uma garrafinha pequena de shampoo de hotel com o produto. É perfeito para levar no bolso da calça ou da mochila e traz o suficiente para um dia no sol."

Pedaços de silver tape

"Nunca entre em uma trilha ou vá acampar sem um pedaço de silver tape. É um produto coringa, que pode ser usado para remendar rasgos e consertar pequenos problemas. Mas não traga o rolo todo. Enrole pedaços grandes em torno de equipamentos arredondados.  Eu tenho pedaços em volta dos meus remos de caiaque, garrafas de água, isqueiros, bastões de caminhada e até de um lápis."

Obs. do editor: enrolar silver tape em um isqueiro foi outra dica que peguei neste guia para se aventurar em uma trilha roots.

Iodo e sacola plástica para limpar feridas

"Se você se machucar em uma área remota, vai precisar lavar a ferida. E o iodo, muitas vezes usado para purificar água, pode servir como desinfetante. Primeiro, misture iodo e água em uma sacola estilo ziplock, o suficiente para a água ficar da cor de um chá escuro – cerca de três tabletes em um saquinho pequeno. Então corte a ponta de baixo da sacola, e você terá um fluxo para irrigar o ferimento."

Sacos de lixo ultra resistentes como saco-estanque

"Estes sacos têm o dobro da resistência de um saco de lixo normal, são mais leves que um saco estanque e muito mais baratos. Eu forro a minha mochila com um deles. Se você dobrar a parte de cima com cuidado, o saco manterá tudo seco, não importa quanta chuva estiver caindo."


publicado em 02 de Novembro de 2016, 00:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: