Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

"Felicidade" e o vídeo que mostra a nossa eterna sensação de vazio

Novo vídeo do ilustrador Steve Cutts mostra a nossa eterna busca pela felicidade no consumo e na fuga do álcool e drogas

É quase um clichê. A gente tenta, tenta, busca a felicidade nas compras, no consumo, no status de ter um carro foda, de aproveitar a promoção da vez. 

Se sentir poderoso comprando. E completamente vazio por dentro.

Clichê pra cacete, certo?

Então, por que ainda nos incomoda ver este vídeo do Steve Cutts? O ilustrador inglês já trabalhou para grandes corporações como Coca-Cola, Kellogg’s e Google (a gente falou mais dele no texto da querida Marcela, o As ilustrações de Steve Cutts e as verdades que doem) e hoje faz seu trabalho autoral denunciando, se assim podemos dizer, justamente à lógica do consumo.

Aqui, em Hapiness, "felicidade" em português, somos ratos atabalhoados para chegar no trabalho, apinhados nos canos fétidos dos metrôs lotados. Queremos o que todos querem, a felicidade, usamos camisas e gravatas para transitar em shopping centers luminosos e lotados, com anúncios e movimentos constantes e cores. Tudo é disruptivo.  

E a gente vê esse vídeo e todo o nosso cotidiano tá nele, o alívio ao comprar algo, a raiva com a imprevisibilidade das coisas, a tristeza voraz que nos consome quando percebemos que o que adquirimos, que deveria servir para nos deixar plenos, não serve pra nada quando o carrão conversível fica parado no trânsito e chove e tudo é uma bosta. A gente se afoga na bebida, esquece, apaga, vai aos céus com os comprimidos, cai vertiginosamente quando passa o efeito.

Anestesiados. Presos em labirintos.

Link YouTube

Tão lugar-comum e tão acertado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre a felicidade

Alguns artigos do PapodeHomem sobre felicidade genuína. 

Happy: documentário sobre felicidade genuína;

Podemos sofrer menos com a vida entendendo que ela muda;

Prisão felicidade;

Por que não somos felizes?;

O sofrimento que sentimos nasce em nossa mente;

Como ser feliz, de acordo com os cientistas.


publicado em 28 de Novembro de 2017, 00:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura