Assistam na íntegra a live que fizemos no Facebook com o Dr. Tiago Pádua (Oncologista) e o Dr. Lucas Ventura (médico de família) falando sobre o tema: "Por que os homens vivem 7 anos a menos que as mulheres". Vamo lá!

Frankenstein Media Center, leve sua festa na mochila

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

Você foi convidado para um morno encontro de amigos na casa de um deles e deseja transformar o evento em uma animada festa repleta de recursos audiovisuais.

Além de providenciar bebida, pode fazer uso de nossas dicas para transformar sua "festinha" em um acontecimento.

Festa sem um bom som não existe. É verdade que você poderia levar uma dúzia de CDs de áudio e reproduzí-los no aparelho de som do seu amigo, mas queremos sair do feijão com arroz.

Se seu amigo possui um PC próximo ao aparelho de som ou à televisão, podemos pensar em construir rapidamente um Media Center simplificado. A festa passará para outro patamar se a televisão, no centro da sala, exibir sua coletânea de clips, enquanto as caixas do Homesystem explodirem música com o pessoal se divertindo.

Para animar a festa com a sua coletânea, não há problema. As dicas a seguir também valem para seu computador portátil ou para qualquer unidade de mídia removível, a ser plugada no PC anfitrião.

iTunes tem um recurso que vai deixar a turma babando
itunes-cover-flow

Se possuir um notebook com saída de TV, ou o PC da casa tiver uma placa de vídeo com essa característica, é possível reproduzir a imagem do computador na TVzona da sala. A idéia é muito interessante não somente para a reprodução de videoclips, mas também para desfrutar de um interessante recurso do consagrado player multimídia iTunes.

iTunes em Ação

O iTunes possui um modo de visualização conhecido como CoverFlow. Essa funcionalidade permite que você selecione suas músicas vasculhando-as por entre as capas da sua coleção de discos. A sensação nostálgica de revirar seus CDs na prateleira é muito legal.

Todavia, é importante mencionar que para o recurso funcionar a todo o vapor é interessante que as informações dos seus arquivos de MP3 estejam preenchidas corretamente. Também é muito importante que todos os seus álbuns estejam com respectivas capas atualizadas.

Logicamente, para coleções de músicas muito grandes, organizar sua biblioteca manualmente, preenchendo as informações e achando as capas dos álbuns, pode dar um trabalho enorme. A dica é utilizar softwares específicos que vasculham a Internet em busca das tags corretas para seus arquivos e as capas para seus álbuns. O processo é feito automaticamente.

Reproduzindo imagens na TV

Com sua biblioteca em ordem, você irá precisar de cabos específicos para reproduzir a imagem do PC na TV. Considerando que a absoluta maioria das placas de vídeos com saída de TV possuem interfaces do tipo S-Vídeo fêmea, o cabo que precisa possuirá um dos terminais tipo S-Vídeo macho.

Caso sua TV possua entrada de vídeo auxiliar padrão S-Vídeo, ótimo! Qualquer cabo S-Vídeo / S-Vídeo bastará. Entretanto, a maioria das TVs mais antigas possuem entrada de vídeo padrão RCA. Nesse caso, você precisará de um adpatador S-Vídeo -> RCA, ou um cabo com um terminal S-Vídeo macho e outro terminal RCA macho.

Cabo S-Video -> RCA
rca

Conectados os fios, basta acionar a saída para TV a partir de seu gerenciador de vídeo da placa, ou através do gerenciador nativo do sistema operacional.

Reproduzindo o som do PC no Homesystem

Para reproduzir o som do PC no Homesystem você irá precisar de um cabo com um terminal P2 macho, compatível com quase todas as placas de som do mercado, e outro terminal com dois conectores RCA macho, para transmitir os dois canais de áudio que compõem o sinal estéreo.

Cabo P2 -> RCA Stereo
rca-stereo

Resta ligar a função auxiliar do sistema de som e voilá! Nosso simplificado Media Center provisório está montado.

Quem não tem iTunes caça com gato

Caso não queira utilizar o iTunes, tampouco possua um repertório de clipes adequados para a sua festa, uma boa pedida é a exibição de filmes repletos de cenas de ação e erotismo enquanto a música faz bastante barulho nas caixas.

Se sua festa possuir vários ambientes com muitos aparelhos de som e diversas TVs, pode ser interessante reproduzir seus vídeos e suas músicas em todos os equipamentos da casa. Reunir toda a parafernália eletrônica em um único lounge também proporciona um efeito estarrecedor.

Para transmitir a imagem do PC para todos os receptores televisivos em um raio de vários metros, irá precisar de um gadget chamado de Videolink. Trata-se de um receptor que emite seu sinal de imagem via UHF ou VHF para seus aparelhos de TV.

Entretanto, os terminais do Vídeolink costumam ser do tipo RCA macho. Logo, para conecta-lo à saída de vídeo do seu PC, você irá precisar de adptadores tipo RCA fêmea -> RCA fêmea. Em dos terminais do adaptador vai seu cabo S-Vídeo, no outro o seu Videolink. Depois de ligar o Gadget, basta sintonizar a TV no canal pré-programado do aparelho.

Videolink
videolink

Para transmitir suas músicas para todos os aparelhos de som você vai precisar de um transmissor FM, muito utilizado para enviar o sinal de áudio de mp3players para aparelhos de som automotivos. Aqui, não há segredo: basta plugá-lo na placa de som e sintonizar todos seus receptores de rádio na freqüência pré-estabelecida.

Transmissor FM
transmissor-fm

Para incrementar mais um pouco nosso Frankstein Media Center a última dica é adquirir um adptador bluetooth para seu PC, se já não o tiver. Existem dezenas de softwares gratuitos na Internet que transformam seu telefone celular Bluetooth em um controle remoto para o computador.

Para celulares velhinhos somente com interface infravermelho, também não há galho: adquira um adaptador iRDA para seu PC e busque freewares correspondentes para controlar suas músicas remotamente.

Controle remoto no celular
controle-remoto-no-celular

Com seu centro de entretenimento provisório instalado, transformar seu evento em uma festa caseira de estremecer o quarteirão será uma brisa. Não esqueça de convidar a equipe do Papo de Homem por cortesia pelas dicas. Boa festa!


publicado em 01 de Julho de 2007, 14:08
3861595431ec39c257aee5228db3092a?s=130

Rodrigo Almeida

Engenheiro, apaixonado pela vida e por qualquer coisa com um motor potente, nostálgico entusiasta de muitas daquelas boas coisas que já não mais se fazem como antigamente.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: