Gin Fizz: Dr. Drinks ensina o que todo Home Bar deve ter

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Hora de ação, de meter a mão na massa. Mais do que escrever um guia, falar sobre comomontar um bar em casa é desafiá-los a por em prática tudo que falamos até agora.

É o começo de um caminho cheio de histórias de todo tipo, a maioria impublicáveis.

Mas antes vamos fazer um Gin Fizz para facilitar a socialização.

Link YouTube | Playlist com todos os 22 vídeos do Dr. Drinks

Receita Dr. Drinks para um bom Gin Fizz

Você vai precisar de:

Ponha umas pedras de gelo na coqueteleira e sirva 2 doses de Gin, suco de meio limão, meia dose de simple syrup e bata bem na coqueteleira até gelar a parede.

Despeje em um copo longo cheio de gelo e complete com club soda. Dê uma leve mexida e ponha uma fatia fina de limão para enfeitar.

Montando seu bar caseiro

Algumas coisas são absolutamente essenciais em um bar: bebidas, copos e mulheres.

luciana-bar
Isso que é um bar bem feito! | Créditos: Luciano Munhoz

Existem milhares tipos de bebidas diferentes, mas na verdade é possível montar um excelente home bar com algumas poucas garrafas e muita criatividade.

Primeiro, você precisa ter onde beber, então vamos falar sobre os copos básicos que todo bar precisa.

Taça de Martini: todo mundo acha que Martini ou é a marca de um vermouth (o que não está errado) ou é um dos drinks mais clássicos e polêmicos da história. Ambas alternativas estão corretas, porém a tradição da coquetelaria internacional diz que Martini é qualquer drink preparado na taça abaixo, também conhecida como taça de cocktail.

taca-martini

Copo Highball: para drinks longos e normalmente muito diluídos com uma grande quantidade de suco ou bebidas gaseificadas.

copo-highball

Shot: copo pequeno para o consumo puro de bebidas destiladas, normalmente de alto teor alcoólico como tequila.

shot

Taça Flûte: muito usada para drinks com champagne, também é perfeita para drinks com destilado diluído com alguma bebida gaseificada.

taca-flute

Pronto! Esses 4 são os copos mais básicos que todo bar deve ter. São facilmente encontrados em qualquer supermercado e não custam um absurdo. Você verá com os resultados que valem o investimento.

Agora vamos falar de bebida

A lista de bebidas que você comprará para seu home bar está diretamente ligada às suas intenções. Existem vários caminhos, que dependem dos cocktails que você gosta de preparar e servir, por isso vamos aqui ser versáteis e compor com poucas bebidas um set para um grande número de drinks diferentes.

Seu bar não pode deixar de ter:

Gin: para cocktails aromáticos e classudos. Devido a sua graduação alcoólica, é um excelente "socializador". Se puder compre um London Dry Gin, é o estilo de gin mais apreciado ao redor do mundo e o mais tradicional. Lembra do Orange Blossom e do Negroni?

Rum: ninguém vive feliz sem um bom Mojito! O rum é base espiritual de uma infinidade de drinks e casa muito bem misturado com sucos de frutas e xaropes (lembra do Shiva?). Essencial ter um bom rum branco, o ouro é opcional.

Tequila: Margarita, Tequila Sunrise, shot com sal e limão... Se precisar de mais motivos para ter tequila em seu bar lembre-se que ela deixa o clima mais "caliente".

Vodka: a base espiritual mais versátil que existe. Ingrediente de uma lista infindável de cocktails (aqui fizemos o Cosmopolitan e o Sea Breeze, por exemplo), mas também deliciosa se consumida pura após uma temporada no freezer. Indico que você compre uma vodka tradicional, pois as vodkas com sabor limitam o uso a determinados ingredientes. Conforme seu bar for expandindo, aí sim você poderá investir nas saborizadas. Mas pense muito bem antes de comprar uma vodka de pimenta.

Link YouTube | Charlie Harper comprando bebida, ou melhor, levando suas Charlie's Angels pra casa

Cachaça: nossa bebida nacional nunca faz feio como base de drinks (lembra do Estrela Carioca?). Precisamos deixar de ter preconceito e ter uma boa cachaça prata de alambique em nosso bar, se não o que faremos quando alguém pedir uma boa caipirinha?

Whisky: Existem vários drinks que usam whisky como base, além de seu consumo puro também ser muito apreciado, então disponha de um.

Brandy: da família do conhaque, é um destilado suave de sabor muito agradável e que cai muito bem com sucos de frutas e água de coco.

Vermouth: doce para um bom Manhattan, seco para o Dry Martini. Com esses dois exemplos acho que você já entende a importância deste aromático em seu bar.

Licores: presentes na maioria dos drinks, usados como adoçantes saborizados.

Triple Sec ou Cointreau: os licores de laranja são usados como adoçantes para uma infinidade de drinks, como a tradicional Margarita e outros cocktails sour (lembra do Sidecar e do Cosmopolitan?).

Licor de café: se você puder investir num Kahlúa ou num Tia Maria, terá excelentes histórias pra contar de quando ficou bêbado de Black Russian.

Creme de Cassis: licor feito de uma espécie de cereja preta francesa, é a base do Kir Royal, além de acrescentar coloração e aroma marcantes a qualquer drink.

Mixers: são os líquidos não-alcoólicos que acrescentam sabor e volume para coquetéis. A maioria deles provavelmente tem na sua geladeira ou no supermercado custando muito barato. Muitos vão permanecer em seu bar por muito tempo, mas lembre-se sempre de verificar o frescor e prestar atenção às datas de validade.

Estamos falando de sucos, refrigerantes, xaropes, molhos, coberturas. Normalmente esses itens são encontrados entre a seção de frutas e a prateleira de bebidas não- alcoólicas do supermercado:

Sucos de frutas: as frutas que você quiser, mas prefira sempre sucos feitos na hora – o sabor é mais marcante. Inclua um bom suco de tomate, essencial pro Blood Mary.

Gaseificados: Soda limonada, água tônica e club soda são sempre bons mixers para causar uma experiência sensorial com borbulhar na boca.

Ferramentas

O básico que você precisará de ferramentas para trabalhar em seu home bar já existe na sua cozinha, basta olhar com outros olhos.

Faca e tábua de corte: para cortar frutas e preparar guarnições.

Colher de bar: aconselho-o a comprar uma colher de bar porque ela é usada como medida para muitos drinks e também porque existem algumas técnicas de montar um drink usando partes da colher.

colher-de-bar

Coqueteleira: ferramenta básica para misturar drinks e cocktails. Também pode ser usada como copo misturador diminuindo o custo de seu home bar. Desde que tenha uma boa vedação, qualquer coqueteleira serve. Existem dois tipos mais comuns: a Boston Shaker, fechada com um copo, e a tradicional de 3 partes que tem coador em uma delas.

coqueteleira
Coqueteleira tradicional de 3 partes | Coqueteleira Boston

Jigger: também conhecido como dosador ou medidor de dose. Elemento essencial em qualquer bar que se preze. Como na coquetelaria são adotados os sistemas métricos de centilitro (cL) e onças fluídas (oz, aproximadamente 30 mL), é bom que você tenha dois dosadores que compreendam estas duas unidades de medidas.

jigger
Jigger

Mudler: o tradicional socador, pra caipirinhas e outros drinks com frutas que precisam ser maceradas. Também pode ser usado para quebrar o gelo, no bom sentido.

mudler
Mudler

O desafio...

Monte seu home bar de forma inteligente e criativa, coloque em prática tudo que você aprendeu até hoje com o Dr. Drinks e conte pra gente qual o resultado (com fotos, se possível).

Sempre incentivamos o consumo consciente e uma relação sadia e madura com a bebida. Então se alguém ficar caindo de bêbado por semanas a fio, não aprendeu nada.

Conte suas histórias, faça outras acontecerem. Aproveite cada momento no qual você será o foco da atenção e demonstre sofisticação e bom gosto. Uma dica: a seção de frutas do supermercado é sempre um bom lugar pra ver pessoas interessantes e ali mesmo começar a performance.

Agora é sua vez, seja o Dr. Drinks em seu próprio território. Como você vai agir sabendo que todos aguardam um drink feito por você em seu home bar?


publicado em 12 de Fevereiro de 2010, 09:15
63c64bb52a2d6969065166dcd39cd9b8?s=130

Junior WM

Um grande apreciador de história e histórias. Vive a vida de forma que seja lembrada como honrada e humana. Ama os prazeres da vida e sua família. Escreve sobre passar pelo mundo com dignidade e alegria. Contribui com a revolução digital por acreditar em seu caráter humanitário e num mundo melhor.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: