A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Globo perde o Brasileirão

Antes fosse verdade o título dessa matéria, mas após treze anos (!!!) de lítigio, o Conselho de Defesa e Acompanhamento Econômico (CADE) extinguiu o direito de exclusividade de transmissão do Campeonato Brasileiro.

A Rede Globo e o Grupo Bandeirantes , juntamente com o Clube dos 13, enfrentavam um processo por práticas anticoncorrenciais e formação de cartel. Para evitar multas milionárias, o CADE decidiu por aceitar um termo onde os réus se comprometem a cessar a conduta monopolística.

Por sua vez, o Clube dos 13 se comprometeu a ouvir outros meios de comunicação que tenham interesse na transmissão dos campeonatos de suas equipes. A concorrência se dará por tipo de mídia e os canais podem participar em mais de uma categoria. As mídias elencadas são tevê aberta, pay-per-view, web streaming e celular.

Não se engane! Continuaremos a tomar bolada nas costas.

Mas nem tudo são flores. Como todo mundo tem rabo preso com a Globo, as interessadas na concorrência poderão fazer uma oferta pelo pacote todo. Sendo assim, as cláusulas do termo de cessação de conduta não excluem a possibilidade de uma só vencedora. Possibilidade essa que torna inútil o fim do sub-licenciamento, que permite ao canal vencedor a escolha das partidas que quer cobrir.

O CADE ficou com medinho de ser mais assertivo, ainda mais em ano de eleição. Embora a administração do Conselho seja independente, sempre há (e como há!) infiltração política. Tanto que nessa última semana o cão de guarda do mercado resolveu aprovar todas as pendências do último ano. Autorizou a compra da Oi, interviu no caso JBS e soltou essa sobre o futebol. Mexer com o conglomerado Global a essa altura, seria suícidio político.

Assim, esse termo de cessação de conduta é coisa para inglês ver. Com a proximidade da Copa aqui no país, o CADE preferiu tomar uma decisão chapa branca e encerrar o causo, a realmente melhorar as condições da transmissão do futebol. Enquanto isso, nós, vidrados em futebol, temos de contar com a péssima equipe de comentaristas da SporTv, sem outra opção para acompanhar os jogos.

Não compremos gato por lebre. A Globo pode até se endividar mais, mas não vai largar o osso. Continuará exercendo a exclusividade do Campeonato, favorecendo aqueles clubes que lhe são mais caros na distribuição regional dos direitos de imagem. Não é mermão?


publicado em 21 de Outubro de 2010, 08:26
378a6d83dad728530ba98c300a775df3?s=130

Flaco Marques

Rapaz do interior de SP que vive suas desventuras na cidade grande. Poliglota valente, busca equilibrar o jeito cosmopolita de ser com a simplicidade caipira de viver.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura