Como se transforma a paternidade no Brasil? Faltam apenas 5 dias para o PAI: Os desafios da paternidade atual.
Compre já o seu ingresso!

Go, writers | Curso de criação & escrita nesse final de semana

É coisa de entrão convidar as pessoas quando a festa é caseira e não é sua. Mas essa vale.

Nesse final de semana eu, Jader e Luciano vamos ao curso de criação & escrita Go, Writers.

Descobri por acaso faz uns dias, ao trombar com o CoolHow Itinerante, laboratório de educação e cria de alguns conterrâneos belo-horizontinos. Eles estão organizando uma edição do Go, Writers em São Paulo. A proposta brilhou nosso olho na hora.

Go, Writers SP

O que é?

Aulas de criação e escrita pra quem usa palavra como matéria-prima.

Pra quem?

O tipo de pessoa que gera, cria, escreve, passa informação e conteúdo através de palavras. Ou seja, jornalistas, redatores, advogados, blogueiros, historiadores, executivos de relações internacionais, publicitários e gente que não consegue responder uma coisa só quando o formulário pergunta: profissão? Assim, como você.

Como?

Com polímatas, materiais impresso, exemplos, entrevistas, conversas, ataques de riso, temas de casa, puxões de orelha e textos, textos, textos. Aprende-se que um texto tem começo, meio e fim. Que leitores apreciam interessância e pirotecnia, que pra ter ideias é preciso aprender a pensar, que texto institucional não morde, que quem não tem referência não dá referência, não é referência e otras cositas más.

São 8 módulos que podem ser feitos sequencialmente. Ou não.

Não é um curso para formação de escritores?

Não. Repetindo: não. Se você é um escritor e quer aprender sobre os melindres da ficção por favor, tente entrar na Oficina de Criação Literária, dirigida desde 1985 pelo lorde Luiz Antonio de Assis Brasil. Antes, leia o livro “Reflexões sobre a arte de escrever” de Henry Miller.

Quem cria, inventa, dá as aulas?

Cris Lisbôa. Jornalista com matérias publicadas em revistas como Rolling Stone, MTV, TPM, Uma, Estilo e otras más. Diretora de redação da revista Vice Brasil, editora da Simples? e da Noize. Escritora com 6 livros publicados, alguns prêmios literários e – aleluia – nenhum sarau. Redatora publicitária com certa simpatia por conteúdo e trabalhos para clientes como Nike, Johnson & Johnson, Hering, Nestlè e Puma. Ou seja, ela escreve. Também utiliza sem parcimônia os polegares opositores, é formada em teoria linguística, adora a palavra pirilampo e, de quando em quando monta bibliotecas em cidades que mal constam em mapas.

Quando?

Sábado e domingo agora(12 e 13/10), das 13h30 às 18h30.

Onde me inscrevo?

Aqui. Últimas vagas.

* * *

Espero topar com vocês por lá!


publicado em 09 de Outubro de 2013, 09:44
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura