Google homenageia Les Paul

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

 

Assim como em outras datas históricas, o Google alterou sua logo. E, assim como em outras datas históricas, surpreendeu.

Link YouTube | Você já acessou o Google hoje?

Para comemorar o 96º aniversário de Les Paul,  o sistema de busca disponibilizou um doogle interativo. É possível, por meio do mouse ou teclado, experimentar a invenção que mudaria o rumo da música no século XX: a guitarra elétrica.

Les Paul se destacou em 1936, lançando seu primeiro disco com o grupo Rhubarb Red. A velocidade como solava rendeu fama e dinheiro ao músico. Porém, ele sempre demonstrava desconforto com os instrumentos que utilizava. Decidiu então criar a sua própria guitarra elétrica. Inovou ao produzir artesanalmente um instrumento com corpo de madeira sólida.

O criador Les Paul e sua pequena cria: a Les Paul

O som diferenciado chamou a atenção da Gibson em 1942. A gigante produziu algumas guitarras para Les Paul, mas nunca assinou a obra. Anos depois, já nos anos 50, a Gibson finalmente deu o braço a torcer – especialmente depois de perder mercado para a Fender – e colocou no mercado a lendária Gibson Les Paul.

Pouco antes, ainda em 1948, Les Paul reescreveu seu nome na historia criando a gravação em multicanal. Num estúdio improvisado na garagem de casa, tocou oito partes diferentes da guitarra na musica "Lover (When You're Near Me)". Foi a primeira vez que uma gravação multicanal foi gravada em discos de acetato, iniciando um processo que, anos depois, tornou possível mexer no equilíbrio entre as faixas dos canais.

Paul morreu vítima de pneumonia em agosto de 2009.

Sua inspiração e solos, não.

Link YouTube


publicado em 09 de Junho de 2011, 09:28
File

Fred Fagundes

Fred Fagundes é gremista, gaúcho e bagual reprodutor. Já foi office boy, operador de CPD e diagramador de jornal. Considera futebol cultura. É maragato, jornalista e dono das melhores vagas em estacionamentos. Autor do "Top10Basf". Twitter: @fagundes.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: