Guia do Brasileirão 2008!

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg
image

Pois é, amigos, vai começar o grande espetáculo do futebol brasileiro. Os 20 clubes da série A, a partir deste final de semana, se enfrentarão em busca de objetivos diversos.

O título, uma vaga na Libertadores, vaga na Sulamericana, ou simplesmente fugir do rebaixamento. A Papo de Homem não pode ficar fora do maior evento do calendário futebolístico brasileiro e traz o seu Guia do Brasileirão 2008.

1 – Favoritos

boa-convida
Bares preparados...

Internacional – Com a mesma base campeã da Libertadores e do Mundial de 2006, inclusive o técnico Abel Braga, o Inter vai fazendo bonito dentro e fora de campo ao longo dos últimos anos. Um ataque comandado por Fernandão e Nilmar merece muito respeito, Alex vem jogando o fino, e o time é muito forte. Na minha opinião, é o principal candidato ao título.

Palmeiras – Após um começo preocupante, quebrou um jejum de 12 anos sem ganhar o Paulistão, recuperou jogadores desacreditados, como o eterno ídolo Marcos, Diego Souza e Leo Lima.

E tem sua principal arma no banco: Vanderlei Luxemburgo, detentor de 5 títulos do Brasileirão. Se conseguir segurar Valdivia durante todo o campeonato (pois fatalmente este será assediado pelo futebol europeu), é candidatíssimo ao título.

Fluminense – Investimento pesado foi a marca do Fluminense neste ano. Mesmo perdendo Leandro Amaral para o Vasco, a dupla Washington e Dodô impõe respeito. Thiago Neves recebeu da Revista Placar o prêmio de melhor meia do Brasileiro ano passado, e Thiago Silva é na minha opinião, o melhor zagueiro em atividade no Brasil.

O problema é que o time ainda não engrenou este ano, fracassou no Carioca, porém segue firme na Libertadores. Se o time se acertar, tem fortes chances de título.

2 – Correndo por fora

Flamengo – Até uma semana atrás, certamente figuraria na lista dos favoritos. A vexatória eliminação da Libertadores perante o América do México lança uma sombra de dúvidas sobre o desempenho do rubro-negro neste Brasileiro. Será que a crise abaterá o moral do time? Caio Júnior conseguirá fazer o time render? O mais forte jogador rubro-negro certamente estará na arquibancada, sua torcida, fundamental na ascensão do time ano passado rumo à Libertadores.

São Paulo – O atual campeão vem rendendo bem abaixo do esperado. A defesa perdeu muito de sua solidez, e o time nitidamente depende de Adriano.

Como este já tem data certa para ir embora, bem no meio da competição, a dúvida se o tricolor conseguirá suprir sua ausência é imensa. Porém, Muricy conhece o caminho das pedras, e assim o São Paulo pode, apesar dos pesares, partir para o Hexa.

Botafogo – O time continua jogando um futebol muito vistoso, taticamente organizado. Mas perdeu peças importantes em relação ao ano passado, e tenta de livrar do estigma de não ser um time de chegada. A grande questão é: se Cuca conseguir fazer o problemático Carlos Alberto jogar o que sabe e acertar sua frágil defesa, o Botafogo tem todas as condições de fazer um bom papel neste ano.

Cruzeiro – O time mineiro mostrou força na Libertadores, dando trabalho ao fortíssimo Boca Juniors, e conquistando o campeonato Mineiro de forma irrepreensível, goleando o arqui rival Atlético.

Tem um bom meio campo, onde se destacam Ramires e Wagner, e no ataque, Guilherme e Marcelo Moreno vêm dando conta do recado. A defesa e a inexperiência do técnico Adilson Batista são pontos fracos.

3 – Brigando pela Sulamericana

buteco-futebol
Devidamente abastecidos...

Santos – Após um começo de ano desastroso, Leão conseguiu juntar os cacos e formar um time. Kleber Pereira continua fazendo seus gols, Molina foi uma grata surpresa, e a defesa parece que se acerta. Prova disso é que o time continua na Libertadores. Pode surpreender.

Sport – O bom trabalho de Nelsinho Baptista vem trazendo resultados, como o bom desempenho na Copa do Brasil, eliminando o poderoso Palmeiras com direito a goleada e a fácil conquista do campeonato pernambucano. Vai dar trabalho.

Vasco – A resolução do imbróglio envolvendo Leandro Amaral, com a volta deste ao time, dá uma força extra aos cruzmaltinos. O time possui um meio campo razoável e agora um bom ataque. Vai depender muito do que o experiente Edmundo possa render. A defesa promete matar os torcedores do coração, pois há carência de bons zagueiros.

Grêmio – Foi do céu ao inferno em apenas uma semana. De invicto a eliminado da Copa do Brasil e do Gauchão. Celso Roth balançou mas não caiu, e a torcida está insatisfeita. Precisa se reforçar para não passar sustos.

Atlético Mineiro – A diretoria contratou o veterano (e que já não joga tanta bola assim) Petkovic como principal reforço. O time perdeu o campeonato mineiro de forma vexatória, tomando 5 x 0 do arqui-rival Cruzeiro. Deve fazer figuração neste campeonato.

4 – Turma da Corda Bamba

Atlético Paranaense – Começou muito bem o ano, com 11 vitórias seguidas, mas depois ocorreu um desastre. Eliminado da Copa do Brasil pelo modesto Corinthians de Alagoas, e viu o Coritiba levantar o campeonato paranaense em plena Arena da Baixada. Vai precisar muito da força de seu estádio este ano.

Coritiba – Na sua volta à série A, o atual campeão paranaense manteve sua espinha dorsal básica, porém para uma competição do nível do Brasileiro, pode ser pouco. Ainda mais com os rumores da transferência do atacante Keirrison para o Palmeiras. Fatalmente dependerá de reforços.

Goiás – Time acostumado a figurar no bloco intermediário do Brasileiro, com eventuais lampejos de brilhantismo como os que levaram o time à Libertadores, o Goiás vem numa espiral descendente.

Ano passado só se salvou na última rodada. Este ano dançou da Copa do Brasil e conseguiu a façanha de perder o campeonato goiano para o Itumbiara. A esperança é seu ataque. Foi o melhor de todos os times brasileiros no início do ano. O que não quer dizer muita coisa.

Figueirense – Têm conseguido se segurar na 1ª divisão por um bom tempo, a base do time é a mesma do ano passado, e conquistou o campeonato catarinense. Deve ficar entre a zona da Sulamericana e o rebaixamento.

5 – A segundona é logo ali

Vitória – Conseguiu conquistar o campeonato baiano aos trancos e barrancos, após um péssimo começo, mas foi eliminado da Copa do Brasil ainda na 2ª fase. Dependerá muito do que conseguir no Barradão

Náutico – O time tem a base do ano passado, inclusive o técnico Roberto Fernandes, mas perdeu seu principal jogador e artilheiro (Acosta). Não teve forças para fazer rivalidade ao Sport no Pernambucano. Se ano passado já brigou para não cair, neste não deve ser diferente

Portuguesa – Após longos anos, o time voltou à série A. Porém o fraco desempenho no Paulista deste ano, além da perda do artilheiro Christian, tornam a Lusa forte candidata a voltar para o inferno da 2ª divisão

6 – O saco de pancada

Ipatinga – Time de ascensão meteórica no futebol brasileiro, começou o ano realizando a façanha de ser rebaixado no campeonato mineiro. A não ser que ocorra um milagre, surge um novo América de Natal nas alterosas.

torcida
Começou o Brasileirão 2008!

E para vocês? Quem vai levar essa? Quem vai para a Libertadores? Quem cai?

A sorte está lançada.


publicado em 11 de Maio de 2008, 18:07
7375567d0f2c379b7588ce618306ff6c?s=130

Mauricio Garcia

Flamenguista ortodoxo, toca bateria e ama cerveja e mulher (nessa ordem). Nas horas vagas, é médico e o nosso grande Dr. Health.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: