Guia do carnaval de sofá 2018

Quando a folia não anima pra sair de casa, o que fazer? Vem cá que a gente te mostra.

Bem, se você está aqui no Papo de Homem, me lendo, posso presumir que você não está na rua fantasiado de Pequena Sereia, tomando uma latinha de cerveja atrás da outra e procurando por alguém com quem possa trocar fluidos em algum beco.

As chances são bem grandes de que tenha planos de ficar em casa, curtindo o merecido descanso que o longo feriado carnavalesco oferece.

Sabendo que boas ideias são sempre bem vindas, resolvi reunir essa lista com dicas para quem pretende curtir a folia no conforto do sofá mas quer um pouco mais do que só assistir ao desfile das escolas de samba pela TV.

Faça uma maratona de filmes e séries

O clássico: ligar a Netflix ou um torrent e sair assistindo a sua série favorita. 

Também dá pra pegar uma boa lista de filmes. Com sorte, se convidar alguém pra vir pra sua casa, você pode aproveitar e usar o sofá pra outras coisas também.

Algumas boas opções de filmes na Netflix esse mês são Guardiões da Galáxia Vol. 1, O Abutre, Lucky LoganHer e Enquanto Somos Jovens.

Sim, eu gosto do Adam Driver.

No quesito séries, você pode tentar se atualizar com a nova temporada de Black Mirror,  Altered Carbon, Vikings, Stranger Things ou Narcos. Tem também Merlí, Cooked, The Art of Design, Cosmos e Mindhunter, que valem totalmente o seu tempo.

Não gostou das opções? Tudo bem, não vou te decepcionar. Clica aqui que tem muito mais.

Ah, e aqui também.

Jogue videogame

O videogame é uma bela máquina para passar o tempo. Você senta e se deixa levar por uma história ou uma determinada dinâmica de jogo e, quando viu, horas se passaram. 

Uma ideia legal, se você é proprietário de consoles mais recentes, são games que podem tanto servir para um jogo descompromissado como também garantem boas horas de diversão, como Forza 5, FIFA 18, Life Is Strange, Rayman Legends ou Batman: The Telltale Series.

Esse Batman é muito louco. 

Videogames também são muito bons para entreter amigos. Nesse quesito, acho que os jogos retrô mandam muito bem. Tente colocar Mario Kart, Bomberman, Street Fighter ou Mortal Kombat e veja do que estou falando. Aqui temos ótimas listas com os melhores games de Super Nintendo, Mega Drive e Nintendo 64

Jogos de tabuleiro e amigos, uma ótima pedida

Se o plano inclui chamar alguns amigos, uma ótima opção para manter a diversão lá em cima pros seus convidados também é selecionar alguns bons jogos de tabuleiro. É um excelente meio para garantir a interação e gerar alguns efeitos inesperados.

Cuidado, esta caixa contém discórdia.

Algumas boas pedidas são Zombicide, o bom e velho War, Dixit, Citadels ou A Guerra dos Tronos. O Black Stories não é bem um jogo de tabuleiro, mas é muito bom pra deixar as pessoas gritando desesperadas e falando absurdos enquanto tentam adivinhar o enigma. Ah, e se você preza pelas suas amizades, não jogue Munchkin

Termine um livro

Ah, o mundo pegando fogo em folia e esbórnia lá fora e você aqui, no conforto do lar, com seu café quentinho e o sossego de uma boa leitura.

Talvez a atividade masi introspectiva e imersiva que existe, ler um livro é imbatível no quesito "entretenimento produtivo". Ler não só é útil para passar o tempo como também pode ser uma ferramenta de aprendizado. Tudo vai depender do tipo de leitura que você quer fazer.

Recomendo logo de cara os livros dos autores da casa, o Livro do Amor, o Dinheiro Sem Medo, do Eduardo Amuri, o Relacionamentos para Leigos, do Frederico Mattos e o ebook As 25 Crises do Homem (e como superá-las).

John Fante, autor de A Grande Fome, aproveitando o carnaval em casa.

Mas, pra não ficar só no jabá desavergonhado, claro que teremos recomendações mais neutras, com curadoria do Jader Pires e do Eduardo Amuri:

Cozinhe

Uma das minhas atividades favoritas.

Prepare um prato legal e convide alguns amigos pra jantar.

Ou, claro, faça aquele convite cheio de intenções pecaminosas a uma pessoa, alimente-a e depois sejam felizes. ;)

Esse é risoto de alho poró e queijo brie ao molho de jabuticaba. Deu fome, né?

Aqui vão minhas dicas de pratos que já fiz e acho que dão um belo jantar:

Se você está pensando em chamar os amigos, aqui o post definitivo do PdH sobre petiscos, com 21 receitas pra mandar ver.

E, se as opções de receitas para o jantar que indiquei não são o bastante, aqui vão outras 60 para você se divertir.

Faça drinks

Ainda na linha de coisas que dá pra fazer com amigos, mas também se você estiver na maldade, dá pra aprender a preparar alguns bons drinks.

Aqui no PdH temos o saudoso Dr. Drinks, com ótimas receitas para você usar. 

De cara, já recomendo o Famoso Punch de Carnaval ou "O cocktail de balde", para todo mundo beber feliz.

Link Youtube

E, como a gente não brinca em serviço, mais 15 drinks para você preparar.

* * *

Espero que essas dicas ajudem você a curtir melhor seu carnaval caseiro, sozinho ou acompanhado. Entre amigos ou com alguém que você ama.

O importante é se divertir e aproveitar bem o seu feriado.

Caso eu tenha esquecido alguma coisa, ajuda aí nos comentários. Quando você põe as suas ideias, todo mundo ganha.

Até mais!


publicado em 10 de Fevereiro de 2018, 00:00
Avatar01

Luciano Ribeiro

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura