Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Hamburgos Artesanais

Essa é uma receita que adoro pra quando vou reunir a galera pra assistir um filme ou um jogo de futebol. É comum ouvir frases do tipo "nossa, nunca mais como no Mc Donalds". Mas... como a receita é de autoria e adaptação própria, eu não meço a quantidade que uso de cada ingrediente. Então vocês terão que usar bom senso na hora de fazer. Kudos para o Pedro que me ensinou a receita originalmente.

Hambúrguers Caseiros

- até 150g por hambúrguer que pretende fazer (normalmente com um kilo de carne moída eu faço uns 8 hambúrgueres, e cada homem come uns 3-4 hambúrgueres);

- 2 cebola para cada 8 hambúgueres;

- 16 fatias de queijo cheddar (aquele ultra-industrializado, mesmo) para cada 8 hambúrgueres;

- meio vidro de azeitonas verdes picadas e sem caroço (~250g);

- Mostarda à gosto;

- Maionese à gosto;

- Mel à gosto;
- Azeite à gosto;
- Pimenta calabresa à gosto;
- Sal à gosto;

Em uma tigela grande, coloque meio quilo de carne. Você está prestes a melar suas mãos. Lave-as bem, seque-as e espalhe umas gotas de azeite nas palmas pra carne não grudar muito.

"Desfie" a carne moída para facilitar a mistura. Adicione um pouco de azeite e você verá que a carne fica muito mais fácil de manusear quando embebida de azeite. Adicione o sal, pimenta calabresa e as cebolas picadas em pedaços BEM pequenos (em cubinhos) ou ralada. Misture com as mãos MUITO bem, até você perceber que aquele empacotado de carne que veio do supermercado se desfez, a cebola está bem distribuída e você tem uma liga boa e que não gruda. Se a liga estiver fraca (se desfazendo), adicione carne (e cebola, e sal, e pimenta). Se estiver grudando, adicione azeite.

Pré aqueça o forno em temperatura média. Separe a carne em 4 ou 5 bolas de tamanho igual. Na hora de fazer os hambúrgueres, faça eles BEM LARGOS e bem finos, pois enquanto esquenta o hambúrguer diminui o diâmetro e aumenta a altura. Unte uma forma grande com azeite e distribua os hambúrgueres sobre a forma (NÃO amasse eles na forma, se não eles vão grudar. Amasse em outro lugar e coloque-os levemente sobre a forma). Leve ao forno. Não sei exatamente quanto tempo eu deixo, mas observando por fora dá pra ver se está no ponto que você gosta. Só não deixe secar demais.

Para o molho, coloque bastante mostarda amarela em uma vazilha, adicione um pouco de maionese (2 partes de mostarda para 1 parte de maionese parece razoável), adicione mel à gosto, misture bem e adicione azeitonas à gosto.

Na hora de servir, corte um pão de hamburguer ao meio, leve ao forno para tostar, coloque um hambúrguer, 2 fatias de queijo, o molho à gosto, uma fatia de tomate e alface. Perfeito. Sirva com Coca-cola bem gelada.

edit: Eu estava lendo umas receitas no fórum (https://www.papodehomem.com.br/forum) e lembrei de uma coisinha que também fica boa: adicionar pimentão na massa do hambúguer. E quem estiver preocupado com dieta, pode substituir coca cola por coca cola light. Outra solução pra diminuir as calorias é cortar o molho de maionese/mel/mostarda/azeitonas e substituir por um tradicional ketchup/mostarda.


publicado em 04 de Dezembro de 2006, 23:05
32fca473cce798759d841fc4ceea04a9?s=130

Lucas Cerro

Lucas não imagina mais como seria a casa perfeita, ou a namorada perfeita ou o carro perfeito. Não acredita mais nisso de ter ânsia por um futuro premeditado. "A vida é o que acontece enquanto se faz planos pro futuro", já disse um sábio. E o plano é aprender com cada passo.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura