A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Harvard liberou um curso de fotografia completo e gratuito para fazer online

Que tal aprender fotografia com uma das melhores universidades do mundo?

Nota do editor: A pedido de Harvard, o site Alison.com tirou o curso de fotografia digital do ar. Aos interessados em um bom curso online de fotografia, recomendamos esse programa de cursos integrados, hospedado pelo Coursera.org e desenvolvido pra Universidade de Michigan. São vários cursos que cobrem desde o uso de smartphones até câmeras profissionais, incluindo os princípios de composição, luz e criatividade.

* * *

Vivemos em um mundo repleto de experiências sensoriais bastante potentes. Temos música, comida, perfumes, sexo... mas a predominância dos estímulos visuais como forma de contato é gritantemente maior. Usamos muito mais nossos olhos do que qualquer outro sentido. 

A internet, à medida que foi se desenvolvendo também evoluiu para ser mais agradável aos olhos e praticamente tudo o que fazemos online é consumir fotografias, vídeos, textos... enfim, materiais que dependem da visão.

Assim, se é pra gente se comunicar legal online, é importante entender mais ou menos como funcionam essas linguagens. 

Uma das coisas mais legais da existência da internet é poder adquirir conhecimento por fontes que antes seriam simplesmente inviáveis. Aprender à distância, com professores que você nunca viu antes, ter acesso a bibliotecas com títulos que não chegam tão fácil nas nossas mãos. Isso é fantástico.

Estudar em Harvard entra nessa seara. Como sabemos, é para poucos. Pouquíssimos.  

Mas agora, eles liberaram um curso online bem completo de fotografia, com módulos que cobrem o básico sobre ferramentas, composição, luz, etc. No final, há um módulo de encerramento com uma atividade para integrar tudo o que você aprendeu. Se você conseguir cumprir 80% do programa ou mais, você consegue um diploma que pode até pendurar na parede. 

Se quiser fazer o curso, é só clicar aqui e se inscrever no site Alison.com, uma plataforma de cursos digitais gratuitos.

Apesar da ideia ser muito boa, há um pequeno contra. O curso é de 2009 e algumas informações sobre softwares já estão meio desatualizadas. Ainda assim, os princípios se aplicam e não deve ser difícil se atualizar com relação aos pequenos problemas.

Apesar de Harvard não ser a primeira universidade a liberar cursos online gratuitos (UCLA, Yale, Princeton, Berklee têm cursos em plataformas como o Coursera), mas a maioria deles são para a área acadêmica ou de tecnologia. 

Então, é uma boa nova ter a diversificação desses cursos. 

Indicação de livros!

Tá afim de aprender a fotografar? O PdH vai indicar dois livros bem recomendados para quem quer saber tirar melhores fotos.

Os links do livros são de afiliados. Ao comprar na Amazon usando eles, você ajuda a financiar o PdH, sem nenhum custo adicional para você.


publicado em 16 de Janeiro de 2017, 18:49
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura