HitRecord: o site que vai tomar a TV para projetos colaborativos

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Em 2005, o ator Joseph Gordon-Levitt, o cara que fez 500 Dias com Ela, Looper e foi o único Robin não tosco do cinema, começou um site com seu irmão, Dan.

4157instagramthemanhasstylejosephgordon-levitt

No começo, era só um jeito que os dois encontraram para postar vídeos, trabalhos experimentais e receber feedbacks. Mas logo a ideia cresceu e eles começaram a usar o site para ligar pessoas criativas de todo o mundo, através de projetos colaborativos.

Foi assim que começou o projeto HitRecord, um site colaborativo em que as pessoas são incentivadas não só a postar conteúdos originais, mas também a remixá-los em coisas novas.

Ao invés de apenas expor e admirar o trabalho dos outros como indivíduos isolados, nos reunimos aqui para trabalhar em projetos em conjunto. Ter alguém com liberdade criativa para mexer em algo que eu fiz é simplesmente fascinante. É algo como, 'uau eles realmente entenderam' ou 'eles não pegaram'. Você pode realmente dizer isso, com base na arte que eles fazem. Isso muito mais do que os números da bilheteria.
Joseph Gordon-Levitt

Além de vídeos, o site já foi responsável pela produção de dois álbuns de música, dois livros de pequenas histórias e uma antologia que reúne algumas peças de arte, poesia e entre outras criações dos primeiros anos do projeto.

Os trabalhos produzidos no site já foram exibidos no SxSW e no festival de Sundance, além de vários outros festivais menores.

Como se já não fosse o bastante, o site também promoveu eventos especiais para o canal do Youtube, em que várias criações eram apresentadas e co-criadas em um teatro.

Link YouTube | Neil Patrick Harris and Joseph Gordon-Levitt in "Love: A Tragedy"

A maior conquista do projeto, no entanto, veio nesse ano, com a estreia HitRecord on TV, um programa de TV que passa no canal americano Pivot. O HitRecord on TV é um programa de variedades no qual cada episódio é guiado por um tema chave e pessoas do mundo inteiro trabalham de forma colaborativa para criar peças e obras artísticas em torno desse tema.

Link YouTube

Além de ser um dos programas mais inspiradores que eu já assisti nos últimos tempos -- praticamente uma carta de amor ao trabalho colaborativo e a cultura do remix --, o HitRecord on TV vai de encontro a uma posição hegemônica na industria cultural americana, que é a maior lobista do copyright no país.

Por meio da  MPAA (Motion Picture Association of America), a indústria cultural americana é uma das maiores apoiadoras de medidas como a SOPA e a PIPA, que ameaçam a liberdade de informação na internet.

O novo formato do site RegularJoe, o pseudônimo adotado por Joseph, conseguiu criar um modelo de produção onde cada colaborador recebe por todo conteúdo que entra em qualquer projeto deles, mostrando para Hollywood que é possível co-criar, ter o conteúdo livre de patentes e ainda sim ser financeiramente viável.

Além de, é claro, mostrar o quão potente é o potencial criativo da internet.

Sem mais nada a acrescentar, deixo vocês com o primeiro episódio do HitRecord on TV, aproveitem!

Link YouTube | Episode #1 // HITRECORD ON TV


publicado em 30 de Janeiro de 2014, 08:00
A465d2749a77c1ccf9b8fb09e9815093?s=130

Kaluã Leite

Kaluã é formado em Audiovisual e um interessado em filosofia, teologia e nerdices em geral. Aspirante a cineasta, é diretor na Monstro Filmes, e é o responsável por dirigir alguns dos "Bom Dia" do PdH.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: