Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Hoje pode ser um dia muito importante na história da internet

Youtube lança uma versão paga e anuncia transmissão de campeonato de futebol por streaming

Esta quarta-feira não é um dia qualquer na história da internet. Muito menos na história do Youtube. No mesmo dia que a versão paga do site entra no ar nos EUA, o Google anuncia que o portal vai começar a transmitir partidas de futebol ao vivo, por streaming.

Mas não existe jantar de graça. Os espectadores que quiserem acompanhar a Copa del Rey, da Espanha, deverão pagar 20 euros pelo pacote ou cinco euros por partidas como a de hoje entre Barcelona e Villanovense. O serviço estará disponível para 17 países, mas ainda não se sabe quanto vai custar no Brasil. Vale dizer, ainda, que esta não é a primeira vez que o Youtube se propõem a transmitir eventos esportivos. Em 2014 foi possível, por exemplo, acompanhar a etapa do Mundial de Surf que consagrou Gabriel Medina campeão mundial.

Mas, então, pera aí, porque diabos hoje é um dia tão importante assim?

Pode não ser a primeira vez que o Youtube transmitirá um evento esportivo, mas é a primeira vez que um site compra os direitos de um campeonato de futebol.

A novidade é resultado da parceria entre o site, a Liga Espanhola de Futebol e a empresa que comercializa os direitos de transmissão do campeonato. Por isso, a lógica do mercado dominado pelas emissoras de televisão pode ficar bastante abalada.

Neste novo cenário, o espectador não vai precisar mais, por exemplo, ficar limitado às partidas que as emissoras decidirem transmitir. É um novo leque de possibilidades que se abre para os espectadores. E novos obstáculos que se apresentam para as transmissoras.

A iniciativa do Youtube vai de encontro ao sucesso que o streaming vem tendo, guiado por empresas como o Spotify, o Rdio e o Netflix que faturou R$ 1,6 bilhão só entre abril e junho desse ano. Nesta semana em que até a Globo anunciou um aplicativo onde vai disponibilizar sua programação, o Youtube dá um sinal do caminho que pretende seguir.

Se o Netflix anunciou que pretende investir em conteúdos jornalísticos, mas não acham a programação esportiva tão interessante, o Google aposta exatamente no caminho contrário. O Youtube Red, que vai custar entre dez e 12 dólares, já está gerando polêmica com os usuários e é a mais nova tentativa do Google de rentabilizar o seu modelo de negócio. 

Tudo bem, estamos falando só da Copa del Rey, uma competição menor até dentro da Espanha, mas esse pequeno passo para o Youtube pode se tornar um grande salto para a internet.

Por isso, 28 de outubro de 2015 vale pelo menos um asterisco no calendário, não?


publicado em 28 de Outubro de 2015, 17:51
Breno franca jpg

Breno França

Editor do PapodeHomem, é formado em jornalismo pela ECA-USP onde administrou a Jornalismo Júnior, organizou campeonatos da ECAtlética e presidiu o JUCA. Siga ele no Facebook e comente Brenão.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura