IdeaFixa censurada por... seus próprios leitores?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

A IdeaFixa é um canal foda de inspiração e expressão em design, ilustração, fotografia e artes visuais.

Surgiram pelas mãos da Janara Lopes em 2006, mesmo ano do PdH. Desde então, têm feito um belíssimo trabalho.

Eis que anteontem lançaram a edição 24 de sua revista, com o tema "Politicamente Incorreto":

O tema Politicamente Incorreto nos permitiu acessar as zonas escondidas e pouco visitadas dos cérebros desses corajosos 49 artistas. Mas qualquer tentativa de condenar é um confronto pessoal com a nossa relação com o tema. Afinal, o que delimita o Politicamente Incorreto? Reflita ao som da bela trilha da banda ruído/mm.

Hoje foram denunciados por alguém que viu o conteúdo deles na fanpage. Ou seja, muito provavelmente algum dos "fãs", alcunha conferida pelo Facebook, da revista:

Quem me alertou foi o Franco, nosso designer. Ato contínuo, troquei emails com a Janara e recebi dela o seguinte texto:

A ironia é que a escolha desse tema veio justamente depois do meu quarto bloqueio no Facebook, todos por conta de desenhos eróticos nível 1, e no último não aparecia nem peitinho!
Muita gente acha que existem pessoas no Facebook que analisam todos os posts e decidem o que deve ser censurado. Mas o buraco é mais embaixo e nos leva a varias reflexões. Você só é denunciado caso alguém da sua rede - amigos, amigos de amigos ou fãs te aponte como "ofensivo". A censura está entre a gente e isso é um problemão. Décadas de luta por liberdade de expressão e agora temos inquisidores em todos os lugares!
A nova edição veio pra questionar porque diabos mamilos são tão polêmicos, enquanto cachorro e gente sangrando estão liberados.
Quando colocamos a nova capa no ar, sabia que era um risco, visto que mostra três cenas de suicídio e entre elas um cara enforcado de pau duro. Deixamos claro que o conteúdo nao era adequado para menores e vê quem quer. Só que parece que alguém ficou muito ofendido.
Mas a minha conta bloqueada, o post ou a revista são nada diante da chatice que será viver num mundo onde tudo é proibido. E aí nem vai adiantar "culpar o governo" ou qualquer outra entidade abstrata - a culpa será toda nossa.

O próprio PdH já foi notificado antes. Não seria surpresa suspenderem o perfil de algum de nossos editores em breve. Vocês sabem, lidamos o tempo todo com limites do aceitável, provocações e questionamentos indesejáveis. Nossa essência passa por essa postura exploradora.

Dispensável me alongar sobre o quanto esses automatismos correto/incorreto nos travam e limitam. Pior quando impostos por entidades além de nosso alcance, como o Facebook. Ironicamente, a denúncia vai catapultar ainda mais o alcance do material.

Algumas imagens...

(cliquem pra ampliar, qualquer uma delas)

Essas poucas imagens não dão a real ideia do belo trabalho dos artistas e da curadoria primorosa feita pela IdeaFixa. Peço que avaliem, o link para a íntegra da edição censurada é esse.

E aí, que pensam disso tudo?


publicado em 04 de Julho de 2012, 15:10
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: