Inter é o campeão brasileiro de 2011!

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Em uma disputa a cabeça a cabeça, o Internacional ganhou seu 4º título brasileiro neste fim de semana e deixou o Santos, de Neymar, craque e artilheiro do campeonato, apenas na Libertadores. Os momentos finais não ofuscaram o disputado campeonato, que teve o Coritiba como o time sensação, confirmando a boa fase do 1º semestre. Choram apenas os torcedores rebaixados de Figueirense, Atlético/GO, Bahia e Ceará, deixando o Campeonato Brasileiro sem representantes do Nordeste e do Centro-Oeste em 2012.

Não se surpreenda se, ao final do Campeonato Brasileiro de 2011, você encontrar um parágrafo idêntico a esse em alguns sites ou jornais brasileiros. Acima está o resumo da pesquisa realizada entre os muy entendedores do PapodeHomem e do OsGeraldinos. Um exercício de futurologia com toda a isenção que nos é peculiar sobre o Campeonato Brasileiro que começa neste fim de semana.

Unimos forças para fazer este Guia do Brasileirão e deixar a bola rolar redondinha para você chutar à vontade, como só os gramados do interior do Brasil permitem. Para facilitar, o guia é dividido em 3 partes: guia do torcedor, palpitômetro e análise. Ao fim, claro, você pode chutar também e o papo rola nos comentários.

Mais análises e espaço para seus pitacos no fim do texto

Guia do Torcedor

Como ninguém aqui gosta de dar palpite sem ter conhecimento de causa, convocamos os blogueiros de cada time n’OsGeraldinos para facilitar a sua vida com informações rápidas e objetivas sobre o que esperar de cada equipe durante o Brasileirão. E aproveitamos para apresentar as armas de cada torcida, para que você veja o que seu time vai enfrentar quando jogar fora de casa.

Veja abaixo onde cada time jogará (em época de estádios sendo demolidos para a Copa 2014), os prováveis times titulares, as apostas para brilhar e um grito de guerra de cada torcida. Claro, não poderíamos deixar de dar a oportunidade de cada um também dar aquela zicada nos seus principais adversários.

América (MG)

por Marcelo Franco

Apelido: Coelhão, Tricolor das Alterosas.

Minha casa no BR-11: Até setembro, Arena do Jacaré. Daí em diante, se as obras não atrasarem de novo, o novo Independência.

Os 11: Ainda está chegando gente, mas não deve fugir disso: Flávio; Marcos Rocha, Gabriel Santos, Otávio, Thiago Carleto; Dudu, Leandro Ferreira, Camilo, Irênio; Alessandro, Fábio Júnior.

A aposta: Fábio Júnior.

O que falta: dois zagueiros (um deles pra compor elenco), um volante, um meia talentoso e, por Deus, um técnico com colhões.

Nosso grito: "Hoooooooooorto Mágicooooooo / Lar, doce, lar / Aqui estou / Independência, meu caldeirão, do Coelho, decacampeão / Vamos Coelho, vamos vencer / Vou caminhar por toda vida com você / Vou repetir, eu mando aqui / quero a vitória e com a vitória eu vou sair."

Meu time briga para: Sulamericana.

Vou secar: Atlético Mineiro, Cruzeiro e, nas horas vagas, Flamengo.

Minha expectativa no BR-11: O América tem estrutura – e começa a ter elenco com os reforços recém-anunciados – pra não passar nenhum susto. Tem muito time pior que o nosso nesse Brasileirão. O que eu espero é que o time (e principalmente o técnico) faça por onde pra alcançarmos a primeira competição sulamericana.

Atlético (GO)

por Iza Milhomem e Markelly Martins

Apelido: Dragão

Minha casa no BR-11: Antônio Acciolly Neto e Estádio Serra Dourada.

Os 11: Márcio, Gilson, Jairo, Adriano, Thiago Feltri, Agenor, Pituca, Preto, Anaílson, Marcão Juninho.

A aposta: Marcão.

O que falta: Zaga de qualidade e velocidade no meio de campo.

Nosso Grito:"Dragão ê Ô".

Meu time briga para: Não cair, infelizmente.

Vou secar: América (MG) e São Paulo.

Minha expectativa no BR-11: A equipe técnica e o time estão cientes de que, apesar da conquista do título estadual, não fizeram uma boa campanha nesse início de ano. Espero que para o brasileirão o time entre com raça, com vontade de ganhar o título e não apenas lutar para não cair, como ocorreu no ano passado.

Atlético (MG)

por Matheus Barbosa

Apelido: Galo

Minha casa no BR-11: Arena do Jacaré – Sete Lagoas.

Os 11: Renan Ribeiro; Patric, Réver, Léo Silva e Guilherme Santos; Fillipe Soutto, Serginho (Dudu Cearense), Giovanni e Renan Oliveira; Mancini e Magno Alves (Marquinhos Cambalhota). Mancini ainda pode jogar no lugar de Renan Oliveira, deixando Magno Alves e Cambalhota no ataque. Neto Berola é "titular de segundo tempo".

A aposta: Fillipe Soutto.

O que falta: Lateral esquerdo de qualidade.

Nosso grito:"Ô ô ô Vai pra cima deles Galo!".

Meu time briga para: Se Deus quiser, Libertadores, mas o time está no nível de Sulamericana.

Vou secar: Cruzeiro, claro!

Minha expectativa no BR-11: O time é formado pela garotada da base, mas com os reforços que estão chegando devemos montar um time mais competitivo. Não esperemos muito, mas que dá pra chegar longe com raça dá!

Atlético (PR)

por Bruno Filgueiras

Apelido: Furacão.

Minha casa no BR-11:Estádio Joaquim Américo, conhecido também como Baixada ou Arena da Baixada.

Os 11: Vish, essa aí é uma incógnita, mas vamos com o que temos até o momento: Renan Rocha (G), Manoel (Z), Romulo (LD), Rafael Santos (Z), Paulinho ou Marcelo Oliveira (LE), Daivid (V), Kleberson (V) e Cleber Santana(V) e Paulo Baier (M), Adaílton (A) e Guerron (A). Esse é o provável time do Adilson Batista.

A aposta: Adaílton.

O que falta: Um meio campo, uns dois zagueiros, dois atacantes, um matador.

Nosso grito:"Uh, Caldeirão! Uh, Caldeirão!" (quando fazemos gols) ou o famoso: "Dá-lhe, dá-lhe dá-lhe ôôôôô / Dá-lhe Atlético, Dá-lhe Atlético, Dá-lhe Dá-lhe Dá-lhe Ôôôô".

Meu time briga para: Ser campeão, sempre!

Vou secar: São Paulo e Coritiba (famosas paquitas).

Minha Expectativa no BR-11: Sofrimento do começo ao fim, mas com recompensa da taça, por favor.

Avaí (SC)

por Kátia de Paula

Apelido: Leão da Ilha.

Minha casa no BR-11: Aderbal Ramos da Silva – Ressacada.

Os 11: Renan, Diogo Orlando, Cássio, Gustavo Bastos, Gian, Julinho, Marcinho Guerreiro, Marquinhos, Estrada, Rafael Coelho e William

A Aposta: William

O que falta: laterais.

Nosso grito: "Vai para cima deles, Leão!"

Meu time briga para: Sulamericana.

Vou secar: Figueirense

Minha expectativa no BR-11: Ficar na série A e brigar por uma vaga na Sulamericana. Mas não esqueçam: esse Avaí faz coisa!

Bahia (BA)

por Kléber Leal

Apelido: Esquadrão de Aço ou Bahêa.

Minha casa no BR-11:Estádio de Pituaçu.

Os 11: Marcelo Lomba; Jancarlos, Thiego, Titi e Ávine; Fahel, Marconi, Camacho e Lulinha; Jobson e Souza.

A aposta: Jóbson.

O que falta: Precisa reforçar a marcação no meio-campo e melhorar o ataque.

Nosso grito: "Uh, pulaê, deixa o caldeirão ferver!"

Meu time briga para: Sulamericana.

Vou secar: O maior rival, o Vitória, apesar de o mesmo estar na Série B.

Minha expectativa no BR-11: Que o time consiga encontrar rapidamente um padrão de jogo que possibilite conquistar vaga para a Sulamericana.

Botafogo (RJ)

por Nelson Lima

Apelido: Glorioso, Fogão.

Minha casa no BR-11: Engenhão.

Os 11: Jefferson, Lucas, Fabio Ferreira, Antonio Carlos, Cortes; Árevalo, Marcelo Mattos, Thiago Galhardo, Maicosuel; Herrera e Loco Abreu.

A aposta: Maicosuel.

O que falta: Um meia, um lateral esquerdo, atacantes e meias.

Nosso grito: "E ningúem cala esse nosso amor, e é por isso que eu canto assim é por ti Fogo!".

Meu time briga para: Libertadores.

Vou secar: Flamengo e Fluminense.

Minha expectativa no BR-11: Com reforços, Libertadores e vitórias nos clássicos. Sem reforços, dureza de sempre.

Ceará (CE)

por Daniel Mitchel

Apelido: Vozão.

Minha Casa no BR-11: Estádio Presidente Vargas (PV)

Os 11: Fernando Henrique, Fabricio, Erivélton, Boiadeiro, Vicente, João Marcos, Michel, Geraldo, Thiago Humberto, Washington, Marcelo Nicácio.

A aposta: Marcelo Nicácio.

Nosso grito:"Bora Vozão!".

Meu time griga para: Sulamericana.

Vou secar: Corinthians

Minha expectativa no BR-11: Que o Ceará faça um excelente campeonato, jogue bonito e de igual pra igual, mostrando que nunca fomos um time pequeno.

Corinthians (SP)

por Sandro Terranova

Apelido: Timão.

Minha casa no BR-11: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho ou Pacaembu.

Os 11: Julio Cesar (Meeeu Deus); Alessandro, Chicão, L. Castán, Fabio Santos; Ralf, Paulinho, Alex, Jorge Henrique; Liédson, Adriano (Willian).

A aposta: Alex, Liédson, Willian e Adriano.

O que falta: Goleiro, Lateral Esquerdo, Lateral Direito reserva, Volante, 2 Atacantes, Técnico

Nosso grito: "Eu nunca vou te abandonar... Porque eu te amo! Eu sou Corinthians / Aqui tem um bando loucos. Loucos por ti Corinthians / A semana inteira fiquei esperando pra te ver Corinthians / Corinthiano, Maloqueiro e Sofredor / Vamos jogar com raça e com o coração, é o time do povo, é o Coringão". E tem mais uns 50 desses!

Meu time griga para: O título: "É peeeenta!".

Vou secar: Porcada!

Minha expectativa no BR-11: Apesar de um time fraco e limitado em algumas posições, o Corinthians sempre chega forte. Principalmente nesta nova era. Dede de 2009 acabou a palhaçada de que vamos entrar pra disputar. Com os reforços que estão chegando dá para ir atrás do Penta!

Coritiba (PR)

por Gustavo Moraes

Apelido: Coxa.

Minha casa no BR-11: Major Antônio do Couto Pereira (Couto Pereira).

Os 11: Goleiro: Edson Bastos; Zagueiros: Jeci e Pereira; Lateral Direito: Jonas; Lateral Esquerdo: Eltinho; Volantes: Léo Gago e Leandro Donizete; Meias: Davi e Rafinha; Atacantes: Marcos Aurélio e Bill.

A aposta: Marcos Aurélio.

O que falta: Lateral Direito e Mais um Zagueiro Titular.

Nosso grito:"Sai do chão, sai do chão, a torcida do Verdão".

Meu time briga para: Libertadores.

Vou secar: Atlético Paranaense.

Minha expectativa no BR-11: A expectativa para o Campeonato Brasileiro é manter a boa fase impressas no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil e buscar uma vaga na Libertadores. Caso o Coxa ganhe a Copa do Brasil, a briga é para chegar entre os primeiros. Tudo isto depende, entretanto, da manutenção da base formada em 2010 e da contratação de alguns (poucos) reforços.

Cruzeiro (MG)

por Rafael Igor

Apelido: Time Celeste, Raposa.

Minha casa no BR-11: Sete Lagoas (Arena do Jacaré).

Os 11: Fábio; Marquinhos Paraná, Victorino, Gil, Gilberto; Leandro Guerreiro, Henrique; Montillo, Roger; Wallyson, Thiago Ribeiro.

A Aposta: Montillo

O que falta: Lateral-direito.

Nosso grito: "Ei, galo, vai tomar no cu.". Sério agora: "Vamos, vamos Cruzeiro! / Vamos, vamos a ganhar! / Vou aonde você for / Só pra ver você jogar / Com coração e muito amor / Cruzeiro, o mais querido do Brasil".

Meu time briga para: Título, óbvio.

Vou secar: Atlético-MG. Que o CAM seja rebaixado novamente e nos faça rir muito como foi em 2005.

Minha expectativa no BR-11: Nos primeiros quatro meses da temporada, quando disputou a fase de grupos da Libertadores e a primeira fase do Campeonato Mineiro, o desempenho do Cruzeiro foi excepcional. Como no Brasileirão não tem mata-mata, não há o risco de um tropeço atrapalhar todo o trabalho do time celeste como foi na Libertadores. Assim, o Cruzeiro entra no Campeonato Brasileiro almejando a conquista do título.

Figueirense (SC)

por Tiago Reis e Felipe Poeta

Apelido: Figueira, Furacão.

Minha casa no BR-11:Estádio Orlando Scarpelli.

Os 11: Wilson, Bruno, Joáo Paulo, Edson Silva, Juninho, Ygor, Tulio, Maicon, Welinton Nem, Heber, Lenny e Reinaldo.

A aposta: Lenny

O que falta: Entrosamento e um camisa 10.

Nosso grito: "Explode coração, na maior felicidade! É lindo ver o Figueira, contagiando e sacudindo essa cidade, explode!" ou "Ooo, Figueira Eoo" ou "Figueira, Figueira eu amo você, Figueira razão de viver, eu entrego minha vida a você!".

Meu time briga para: Sulamericana.

Vou secar: Avaí.

Minha expectativa no BR-11: Ficar entre os oito primeiros, revelando bons talentos e reforçar o time para os campeonatos que estão por vir.

Flamengo (RJ)

por Bruno Nigro

Apelido: Mengão.

Minha casa no BR11:Engenhão / Moarcyrzão. Saudades do Maracanã...

Os 11: Felipe, Léo Moura, Welinton (Gustavo), David Braz, R.Alvim; Willians, Renato Abreu, Botinelli, Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Wanderlei).

A aposta: A dupla Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho.

O que falta: Um atacante mais eficiente, um lateral esquerdo e um zagueiro experiente.

Nosso grito: 'Eu sempre te amarei / Onde estiver estarei / Oh, meu Mengo! Tú és time de tradição / Raça, amor e paixão / Oh, meu Mengo!'.

Meu time briga para: Hepta Brasileiro e Sulamericana, especialmente quando os reforços chegarem.

Vou secar: O Fluminense, para que eles paguem a dívida com a sociedade. A famosa Série B de onde fugiram.

Minha expectativa no BR-11: O time finalmente encontrou a formação em que funciona melhor, porém carece de peças importantes e reforço no elenco para ganhar força na competição. O campeonato vai ser muito equilibrado, mas temos muitas chances.

Fluminense (RJ)

por Guilherme Kesselring

Apelido: Fluzão.

Minha casa no Br-11: Engenhão / São Januario.

Os 11: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Edinho, Julio Cesar; Valencia, Diguinho. Marquinhos (Deco), Dario Conca; Fred e Rafael Moura.

A aposta: Dario Conca.

O que falta: Técnico, organização, zagueiro.

Nosso grito: "Guerreirooooooooooo, Guerreirooooooooooooo, Guereirooooooooooo, time de guerreiros".

Meu time briga para: Manter o titulo de campeão brasileiro.

Vou secar: Flamengo durante toda minha vida.

Minha expectativa no BR-11: Ver Abel Braga chegar ao comando, botar a casa em ordem, esperar que acabem as crises, continuar com o mesmo elenco, não ver Fred se contundir, ver Conca voltar a jogar seu belo futebol, e ver o fluzão campeão novamente.

Grêmio (RS)

por João Hernandez

Apelido: Imortal Tricolor.

Minha casa no BR-11: Olímpico, o velho casarão.

Os 11: Victor, Gabriel, Rafa Marques, Rodolfo e Gílson, Adílson, Rochemback, Douglas, Escudero e Lúcio, Leandro e Borges (time deve sofrer alterações pois será feita uma lista de dispensas).

A aposta: Leandro, 18 anos.

O que falta: Um bom zagueiro de pé direito, um lateral esquerdo, um volante assassino e um atacante matador.

Nosso grito:"Vamos, vamos, vamos Tricolor!"

Meu time briga para: Libertadores e Título.

Vou secar: Inter.

Minha expectativa no BR-11: no G-4, o time não é ruim, vem reforços por aí, queremos repetir a campanha do segundo turno de 2010.

Internacional (RS)

por Rodrigo Branco

Apelido: Inter.

Minha casa no BR-11: Beira Rio [http://osgeraldinos.terra.com.br/wp-content/uploads/2011/05/beirario_aerea_2009_1.jpg]

Os 11: Renan; Bolívar, Rodrigo (Índio), Nei, Kléber; Guinazu, Andrézinho, Bolatti, D’Alessandro; Oscar; Leandro Damião.

A aposta: Leandro Damião

O que falta: Goleiro

Nosso grito: "Ôôôôô vamo vamo Inter!" / [https://www.youtube.com/watch?v=6KgjutSlfJY]

[https://www.youtube.com/watch?v=ksAugAIKTY0&feature=related]

Meu time briga para: Título e Libertadores.

Vou secar: Grêmio

Minha expectativa no BR-11: Espero chegar no G4, brigando pela ponta sempre.

Palmeiras (SP)

por Thiago Fraccaroli

Apelido: Verdão.

Minha casa no BR-11: Com o Palestra Itália em obras, o Palmeiras vai alternar o mando de campo entre Pacaembú, Canindé e Barueri.

Os 11: Deola, Cicinho, Leandro Amaro, Thiago Heleno e Gabriel Silva, Marcio Araújo, Marcos Assunção, Patrick e Valdívia, Kleber e Wellington Paulista

A aposta: Kleber, o Gladiador. Guerreiro, nunca se dá por vencido.

O que falta: Se for contratar jogador que chegue pra decidir, precisamos de um Zagueiro e um Centroavante. Para compor elenco, zagueiros, laterais, meia e atacante de relativa qualidade. E principalmente, paz interna para o Felipão desenvolver seu trabalho.

Nosso

Grito: "Olê Porco, Olê Porco! / ÔÔÔ, Vamos Ganhar Porco, Vamos Ganhar Porco, Vamos Ganhar Porco, ÔÔÔ / Hey, Palmeiras minha vida é você, Palmeiras minha vida é você, Palmeiras minha vida é você, ÊÊÊÊ!"

Meu time briga para: Com o time de hoje, Libertadores. Com reforços, o título. Se perder jogadores, a Sul-americana e olhe lá.

Vou secar: Os outros Paulistas - São Paulo e Corinthians. O São Paulo, para provar que ninguém é soberano para sempre. E o Corinthians para começar o segundo centenário do mesmo modo que o primeiro acabou: sem ter nada.

Minha Expectativa no BR-11: O torcedor do Palmeiras está desconfiado. O time até fez uma boa campanha no Campeonato Paulista, mas bastou a eliminação polêmica para o rival e a derrota vexatória na Copa do Brasil para a confiança ir por água abaixo. Felipão terá muito trabalho para reconquistar a confiança da torcida e driblar os problemas internos do clube.

Santos (SP)

por Danilo Hatori

Apelido: Peixe, Glorioso.

Minha casa no BR-11: Vila Belmiro (Estádio Urbano Caldeira)

Os 11: Rafael; Jonathan, Durval, Dracena e Léo; Arouca, Danilo, Elano e Ganso; Neymar e... Roger, Tiago Alves, Alan Patrik, Rychely?

A aposta: Neymar, com certeza!

O que falta: Um centroavante de verdade.

Nosso grito:"Vai pra cima deles Santos! Vai com determinação! Tu que és o Glorioso! Visto seu manto com amor e emoção!".

Meu time briga para: Para ser campeão, desde que mantenha o time de base.

Vou secar: O timinho da Marginal s/nº, só pra não perder o hábito.

Minha expectativa no BR-11: Esse ano teremos grandes equipes de volta è elite, além de clássicos na última rodada. Isso somado à volta de jogadores de nome, tem tudo para nos trazer uma das melhores edições da era dos pontos corridos, quiçá de todos os tempos. Mas confesso que troco toda a emoção para ver meu Peixe campeão com umas 5 rodadas de antecedência...

São Paulo (SP)

por Rodrigo Resende e Luiz Henrique Meireles

Apelido: Tricolor do Morumbi.

Minha casa no BR-11:Cícero Pompeu de Toledo - Estádio do Morumbi.

Os 11: Rogério Ceni. Alex Silva, Rodolfo e Miranda. Jean, C. Paraíba, Casemiro, Lucas e Juan. Dagoberto e Luís Fabiano.

A Aposta: Lucas.

O que falta: Raça, lateral direito e, claro, um meia armador clássico.

Nosso grito:"Vai lá, vai lá, vai lá! Vai lá de coração! Vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo ser campeão!".

Meu time briga para: Título.

Vou secar: Corinthians.

Minha expectativa no BR-11: Para um sãopaulino, a expectativa é sempre de título. Mas a vaga na Libertadores de 2012 já devolverá o orgulho ao torcedor.

Vasco (RJ)

por André Schmidt

Apelido: Bacalhau ou Gigante da Colina.

Minha casa no BR-11: Estádio de São Januário, a "Colina Sagrada".

Os 11: Fernando Prass, Fágner, Anderson Martins, Dedé e Ramón, Eduardo Costa, Rômulo, Felipe e Diego Souza; Éder Luís e Alecsandro

A aposta: Bernardo.

O que falta: um bom zagueiro reserva e um lateral para cada lado.

Nosso grito: "Vou torcer pro Vasco ser campeão, São Januário, meu Caldeirão! / Vasco a tua glória é a sua história. É relembrar o Expresso da Vitória. / Contra o River Plate, sensacional! Gol do Juninho no Monumental!".

Meu time briga para: Título.

Vou secar: Flamengo.

Minha expectativa no BR-11: Apesar do péssimo início de temporada o Vasco evoluiu muito com a chegada de Ricardo Gomes, Bernardo, Diego Souza e Alecsandro. E ainda teremos a volta de Juninho Pernambucano. Por que não sonhar com a taça? Eu acredito!

--

Palpitômetro

Cientes de que Vasco e Atlético paranaense vão lutar pelo título, que Corinthians e Flamengo são secados por todo o Brasil, que Lenny e Jóbson continuam sendo apostas, que “vamos” é a palavra mais gritada nos estádios e que 55% dos times da série A começam com uma das 3 primeiras letras do alfabeto, nos sentimos prontos para dar nossos palpites.

Juntamos 15 colunistas do OsGeraldinos e do Papo de Homem para fazer prognósticos. E como a turma é boa no que faz, não nos contentamos em acertar o campeão.

Abaixo, a classificação final do Brasileirão 2011, o artilheiro e craque do campeonato. E pra provar nossa eficiência, já descubra qual o primeiro técnico a cair, o time que vai surpreender positivamente e o que fará sua torcida chorar de desespero.

Agora é esperar e conferir o que acertamos no fim do campeonato

Por fim, uma breve análise dos concorrentes de acordo com a sua luta no campeonato.

Em busca do título brasileiro

Internacional: Foi vergonhoso na Libertadores, trouxe um ídolo como técnico, ganhou o Gaúcho nos últimos suspiros, mas seu elenco e a esperança de Falcão fazê-lo jogar credenciam o Colorado como candidato ao título.

Santos: O Peixe sofrerá por ainda jogar a Libertadores. Se ganhar, já terá dois títulos no ano e talvez não tenha ânimo e pernas para ganhar outro com 38 rodadas. Sofre com lesões e as convocações da Seleção, mas tem o especialista Muricy Ramalho e Ganso e Neymar. O time recebeu só um voto de título, mas quase todos acreditam no mínimo na Libertadores.

Cruzeiro: Era o time sensação até que 90 minutos acabaram com tudo. Goleou tudo e todos, sem dó, para perder de maneira humilhante em casa na Libertadores. Tem um time jovem, rápido e talentoso. Se superar a barreira que o bloqueia quando é favorito e Cuca tiver a cabeça no lugar pode levar.

Libertadores

São Paulo: O Tricolor passa pela maior crise dos últimos anos. É por muitos considerado o melhor elenco do país, mas ainda é um barco à deriva. Técnico briga com jogador, que briga com dirigente, que briga com a mídia. Se a coisa acalmar, tem tudo para fazer bonito. Se… As apostas já são de que Carpa será o primeiro a cair.

Grêmio: O Tricolor Gaúcho prometia mais. Todo mundo esperava mais. Com Renato Gaúcho e bons jogadores, o time perdeu a Libertadores e o Gauchão. Agora é arrumar a casa e ter paciência para encaixar o jogo.

Fluminense: Mais um da turma do "Se...". O Flu é o Real Madrid brasileiro, sem os títulos. Todas as estrelas não vingam e a torcida se contenta em chamar o time de guerreiro. Só que lutar não garante nada que não a permanência na Série A. O elenco pode levar o time até ao título.

Corinthians: Adriano chegou, o Sheik vai chegar, Alex já foi apresentado. O time vai ficar bonito. Se conseguir entrosamento e Tite fizer o simples, o Timão pode se aproveitar do momento de indecisão dos adversários.

Coritiba: Time sensação do país, o Coxa está com todos os holofotes sobre si. Tem tudo para levar a Copa do Brasil. Se o fizer, tirará um enorme peso das costas e pode surpreender ainda mais no Brasileirão. O time é muito bom, mas tem limite. Se jogar sob pressão a chance de decepcionar aumenta.

Flamengo: Um time que recebe dois votos de campeão e dois votos de rebaixamento. Este é o Flamengo. Aqui, pode tudo.

Os europeus que me perdoem, mas o Brasileirão é fundamental

Sulamericana

Botafogo: O Glorioso sonha com Seedorf e Diego, tem um ídolo como Loco Abreu e um técnico que ninguém confia. Se tem coisas que só acontecem com o Botafogo, este ano, ao que tudo indica, nada vai acontecer.

Vasco: Um time que tem bons jogadores, excelentes promessas e foi mais longe do que todos esperavam na Copa do Brasil. O Vasco é candidato a surpresa. Mas se não surpreender, fica com a Sulamericana sem sustos.

Palmeiras: Kléber, Valdívia, Felipão… Todo mundo já acreditou neles um dia. Hoje, ninguém mais confia. Sequer a torcida Verde imagina que o time possa sonhar com algo mais que o meio da tabela.

Atlético (MG): O Galo gasta dinheiro, tem um técnico desejado por todos, centro de treinamento e uma torcida enlouquecida. E nem isso basta. A falta de planejamento a longo prazo acaba com o sonho dos mais racionais. Se engatar uma fase boa, pode ser a maior surpresa do campeonato.

Atlético (PR): Com toda a atenção voltada para o Coritiba, o Furacão que fez boa campanha no Paranaense e na Copa do Brasil parece não convencer ninguém. A aposta em um ídolo como Paulo Bayer faz todo mundo acreditar menos ainda.

O que não for rebaixamento é lucro

Avaí: Aí você me pergunta: “Como pode um semifinalista da Copa do Brasil, que eliminou o São Paulo, brigar apenas contra o rebaixamento?”. Não faço ideia. Pelo visto, a turma acredita que o futebol feio e de cruzamentos não vai nada longe. Ainda mais com sete meses de campeonato pela frente. Aqui temos uma grande chande de nossos palpiteiros errarem.

América (MG): O Coelho voltou, estive no Moisés Lucarelli para vê-lo subir, mas a sensação é de que as novas gerações Brasil afora sequer sabem da sua existência, após 10 anos afastado da elite. O time luta para voltar a ser grande e sua principal conquista será a estabilidade.

Ceará: Idem ao comentário do Avaí. Chutadores do OsGeraldinos e do PapodeHomem querendo quebrar a banca.

Figueirense: O Furacão de Santa Catarina não fez boa campanha no estadual nem na Copa do Brasil. Acabou de subir e, pelo visto, é candidato a nem sair do elevador.

Atlético (GO): O último representante do Centro-Oeste mal tem torcida, mas não para de conquistar o estado. O time é estável, fez um bom campeonato em 2010, mas em um torneio com mais times grandes e fortes, suas chances diminuem bastante. O Dragão vai perder o fogo.

Bahia: Apostar em Jóbson, Souza, Lulinha e sonhar com Ricardinho dá ideia do que deve acontecer com o Baêa. Uma pena, mas a tentativa de recolher o que não prestava costuma não dar certo pra ninguém. Pela simpatia com o clube, torço para estarmos errados.

Hora de você chutar

Depois de tanto blá-blá-blá, só podemos dizer uma coisa agora. Pare de falar mal das nossas escolhas e dê os seus palpites nesse formulário:

Clique para chutar

Vamos divulgar o resultado nos comentários aqui.

Você pode acompanhar o Brasileirão com o OsGeraldinos (Twitter | Facebook), em nossa série "Entre as pernas" e também no canal "No Ângulo" aqui no PapodeHomem. Espero que tenham gostado dessa publicação especial. Grande abraço!


publicado em 20 de Maio de 2011, 13:21
651fdc8f8e2157811fc56a72261ca2ab?s=130

Rodrigo Ferreira

Rodrigo Ferreira (@rferreira_) é jornalista ou publicitário, depende da ocasião. Criador e editor do OsGeraldinos.com.br. Adora escrever sobre esportes e não foge de um bom papo com cerveja gelada na mesa.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: