Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Isolado do mundo em uma rocha no oceano

Rockall é o nome dele. Um rochedo cravado no Oceano Atlântico, inabitado, isolado, remoto.

Localização da Rockall
Localização da Rockall

Pertencente ao Reino Unido, a localização da ilhota se tornou uma grande preocupação devido aos direitos de petróleo e pesca, estimulando o debate contínuo entre várias nações europeias, reivindicada pela Dinamarca, Islândia, Irlanda e Reino Unido. Todos os quatro governos fizeram apresentações para a comissão da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

Tirando o fator político, temos apenas um pedaço de pedra há vinte metros do nível do mar gelado no noroeste do Reino Unido onde se vê alguns pássaros em cima, esperando algo ou descansando.

É lá que um homem vai tentar bater um recorde:

Diferente do que parece, esta viagem não representa suas férias num lugar paradisíaco. Pelo contrário, ele quer passar os 60 dias sozinho em Rockall. A ilha é conhecida pelas altas tempestades e ondas de até 20 metros (veja mais detalhes no vídeo abaixo). Seu motivo é tentar quebrar dois recordes mundiais e, ao mesmo tempo, colaborar com o “Help for Heroes”, uma instituição que ampara soldados britânicos feridos em combate.
Go Outside - Blog da redação

Link YouTube

Nick Hancock é o explorador que vai se aventurar em um lugar tão pouco convidativo. Já a parte de bater algum recorde é, ao ver bem particular do autor que vos fala, um ponto a se contestar. Hoje, a pessoa que mais tempo ficou no rochedo (sozinha) foi o também britânico Tom McLean, com 40 dias (de acordo com a matéria, a equipe do GreenPeace ficou lá por 42 dias, mas em grupo).

A grande diferença é que Tom permaneceu em Rockwall ao lado apenas de uma caixa de madeira. Nick Hancock, o maluco da vez, pretende ficar dois meses em cima da pedra utilizando um tanque de água -- utilizado em navios -- que se converterá em um abrigo. Menos, muito menos arriscado.

Mas ainda assim, um baita desafio. Ficar sozinho em um lugar onde não de vê nada além de ondas gigantes com temperaturas gélidas não é pra qualquer um não. O isolamento, a monotonia.

Rockall. Pelo menos ele vai entre a primavera e o verão. Ainda assim, um desafio pesado
Rockall. Pelo menos ele vai entre a primavera e o verão. Ainda assim, um desafio pesado

Boa sorte pro cara, né.


publicado em 31 de Maio de 2013, 07:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura