Já conhece Tadanori Yokoo, o Andy Warhol japonês?

Celebridades locais costumam ser um prato cheio para olhares curiosos. Especialmente se isso envolve algum tipo de comparação com alguma entidade "mainstream". É o caso de Tadanori Yokoo, uma espécie de herói nacional da ilustração, muitas vezes referenciado como o Andy Warhol japonês.

Nascido em 1936, foi o responsável por mesclar o estilo ocidental da pop-art, propagandas de Coca Cola e pôsteres de shows a uma linguagem visual mais oriental, com cores vibrantes, colagens e tipografia.

yokoo
yokoo2
yokoo3
yokoo4
yokoo5
yokoo6
yokoo7
yokoo8
yokoo9
yokoo10
yokoo11
yokoo12

O trabalho dele envolvendo a criação de pôsteres com foco na música também foi muito relevante. Curioso como ele trabalha em um estilo de fotocolagem bastante diferente. Ele trabalhou com criações para vários músicos sensacionais, como Beatles, Miles Davis e Santana.

xyokoo_2_small.jpg.pagespeed.ic.oJ-MBTrKGF
Emerson, Lake & Palmer pôster de concerto, 1972

xyokoo_4_small.jpg.pagespeed.ic.wgL-TzBXDV
Tangerine Dream, 1976

xyokoo_6_small.jpg.pagespeed.ic.7LoISjZ33E
Beatles - Star Club, 1977

xyokoo_7_small.jpg.pagespeed.ic.sTm6T_ZcDe
Cochin Moon, 1978

xyokoo_8_small.jpg.pagespeed.ic.mRWzAEVm47
Holst - The Planets, 1979

xyokoo_9_small.jpg.pagespeed.ic.NvlAjlhXOz
Earth, Wind & Fire, 1993

yokoo_1_small
The Beatles, 1972

yokoo_3_small
Santana - Lotus, 1974

yokoo_5_small
Earth, Wind & Fire, 1976

Você pode ter toda a obra de Tadanori Yokoo por meio do livro "The Complete Posters Tadanori Yokoo". Se quiser algo um pouco mais raro, tem bastante coisa no eBay.

E aí, o que acharam do trabalho dele?


publicado em 23 de Janeiro de 2014, 06:57
Avatar01

Luciano Ribeiro

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura