Já pensou em morar na África para ajudar um grupo de crianças incríveis?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Lembro bem de quando finalmente percebi que outros seres existem, vivem, sofrem, morrem. Tinha acabado de ver Uma Lição de Coragem, com Denzel Washington, um filme desses verídicos sobre violência escolar e um professor fodão que aparece para salvar o mundo. Atortoado depois da cena final, fui para a janela da sala olhar o céu e pensar em todos que naquele momento estavam confusos, insatisfeitos, tristes. Por longos instantes tive a motivação de dedicar a minha vida aos outros, mas no dia seguinte lá estava eu seguindo com visão estreita de novo, como qualquer moleque de 17 anos.

Qualquer, não. Nem todo moleque é assim. Muitos conseguem abrir os olhos e realmente sustentar essa visão bem antes. João Felipe Scarpelini é um desses caras.

Em vez de meditação, papo sobre jovens que mudam o mundo. João Felipe Scarpelini no CEBB SP.

Hoje, com 24 anos, ele é consultor em questões de juventude da ONU-HABITAT (Organização das Nações Unidas para Assentamentos Humanos) e trabalha com a UNICEF na Zâmbia, pelo programa de embaixadores climáticos, para capacitar adolescentes de 13 a 17 anos a desenvolver seus próprios projetos. No entanto, sua posição atual não é nada perto das histórias que já ajudou a construir.

João Felipe foi um dos palestrantes do TEDx Amazônia (sua palestra ainda não está disponível), ao lado de Lama Padma Samten, fundador do CEBB. Aproveitando esse encontro, convidamos Scarpelini para um bate-papo no CEBB SP.

Foi uma hora e meia de muitas histórias. Uma aula sobre empreendedorismo social, trabalho com sentido, dinâmica de ONGs, poder dos jovens, compaixão e todas essas coisas essenciais que não tem nome.

Link YouTube | Playlist com a conversa na íntegra

Em posts assim, eu costumo colocar vídeo a vídeo e transcrever algumas falas. Hoje faço diferente. Peço que vocês assistam e transcrevam pequenas falas que acharem relevantes. Depois pego os comentários e edito o post.

Como ficar uma semana em Mykonos com apenas 50 euros (e aproveitar para melhorar a ilha)

Pensando bem, começo a lista de destaques com um trecho do papo no qual João Felipe conta como foi sua passagem de uma semana em Mykonos, paraíso na Grécia.

Em vez de reclamar de uma situação, veja só o que ele conseguiu movimentar sem nenhuma instituição por trás, sozinho, em uma semana, apenas batendo na porta e conectando pessoas e sonhos.

Link YouTube | Vale a pena parar e ouvir essa história impressionante.

Agradeço à amiga Jeanne Pilli pelas fotos e vídeos.


publicado em 06 de Fevereiro de 2011, 08:24
Gustavo gitti julho 2015 200

Gustavo Gitti

Professor de TaKeTiNa, colunista da revista Vida Simples, autor do antigo Não2Não1 e coordenador do lugar. Interessado na transformação pelo ritmo e pelo silêncio. No Twitter, no Instagram e no Facebook. Seu site: www.gustavogitti.com


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: