Como se transforma a paternidade no Brasil? Faltam apenas 5 dias para o PAI: Os desafios da paternidade atual.
Compre já o seu ingresso!

John Casablancas, o criador das super modelos | Homens que você deveria conhecer #14

"Porque você criou o PapodeHomem?"

Estava em um almoço no luxuoso restaurante do terraço Abril quando escutei essa pergunta. À minha volta, 4 ou 5 outros bloggers – PdH era também blog na época – e o principal interlocutor era um diretor da própria Abril, ex-editor chefe da Playboy. Fui o primeiro a receber o questionamento.

"Eu queria o seu emprego."

Respondi com um sorriso sacana, sem pestanejar.

Hugh Hefner, Bob Guccione, Larry Flint... sempre admirei o trabalho realizado por caras como eles. Ergueram sonhos, são homens cultos, conhecedores das boas coisas da vida e empresários ferozes. No entanto, após algum tempo de vida do PdH ficou bastante claro o quão além de boas fodas, belas bundas e champagne está nossa percepção de estilo de vida.

Portanto, hoje não mais daria a mesma resposta para a pergunta acima.

Nosso entendimento de lifestylese ampliou. Não é seguir uma estrada ditada por pirotecnias publicitárias. Estilo de vida é o homem como protagonista de sua própria história. Ainda que morando numa casa de sapê, indo na contramão do que todos estão fazendo e mandando um sonoro "foda-se" para o padrão estabelecido do que significa uma vida de sucesso.

O poder reside na não-conformidade. E esse ano tivemos a sorte de conhecer um sujeito que viveu isso.

Um vendedor de sonhos

Criador da maior e mais poderosa agência de modelos do mundo, a Elite.

Recebi sua biografia Vida Modelo como indicação de leitura de meu amigo Juan Pablo: "Vai por mim que esse livro é sua cara". Trata-se de um espetacular relato de uma vida incrível. Descendente de espanhóis, John viveu sua infância na Europa e foi educado no lendário Instituto Le Rosey, na Suiça, escola onde não raro se encontram herdeiros da nobreza mundial. A convivência com o grand monde foi parte natural de sua história, ainda mais intensa fruto de seu estrondoso sucesso com a Elite.

Seu olhar atento revelou as curvas de Adriana Lima, Alessandra Ambrósio, Ana Beatriz Barros, Caroline Ribeiro, Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Fernanda Tavares, Gisele Bundchen, Heidi Klum, Isabeli Fontana, Linda Evangelista, Naomi Campbell, Stephanie Seymour, Cameron Diaz, Tyra Banks, Monica Bellucci, Andie MacDowell, Isabella Rosselini, Nastassja Kinski, entre inúmeras outras beldades. Não somente revelou, como as transformou em super modelos. Alçou mulheres lindas e gostosas – ele foi um dos responsáveis por dar fim às esqueléticas trash-junkies – ao patamar máximo do desejo.

Cindy. Criação dele.

Stephanie Seymour, na Sports Illustrated. Criação dele.

Enquanto você estava de fraldas ele fazia história.

Ao encerrar o livro, imediatamente presenteei meu grande amigo Felipe Ramos, escrevendo a seguinte dedicatória: "Esse é o livro de sua vida!"

Pouco tempo depois devorou as 400 páginas e chegamos a uma conclusão. Precisávamos entrevistar John Casablancas.

Porra, sua história vai além do carpe diem, do hedonismo. Ela representa uma busca incessante por adrenalina manifestada na construção de um império.  Vine, Vidi, Vici (vim, vi, venci) nunca fez tanto sentido.

Sendo assim, demos alguns pulos, conseguimos o contato da secretária dele, marcamos uma data e fomos de carro até o Rio de Janeiro numa quarta para voltar na quinta, logo após a entrevista. A viagem vale um texto à parte, talvez escreva depois...

Mas retomando o fio da meada, John nos recebeu após o almoço em sua bela casa (uma delas, tem outras na Europa e nos EUA), onde mora com a esposa brasileira Aline e seus filhos. Enquanto brincava com o cachorro e nos servia os últimos biscoitos suíços – gostosos pra caralho! – de seu pote, preparamos as câmeras. Procuramos fugir das perguntas clichê, posto que já existem dezenas de entrevistas com ele pela web afora.

Alessandra, Adriana e Ana. Adivinha...

A conversa

Falamos sobre moda, sucesso, fortunas, mulheres deliciosas, histórias censuradas, valores, trabalho e até mesmo conselhos de pai.

Link Vimeo | John Casablancas, um papo com o criador da Elite.

Sabemos que uma hora de vídeo chega a ser considerado heresia em tempos de 140 caracteres, mas gostamos da coisa de nos aprofundar sem pressa, como quando recebemos um bom amigo em casa. Deixem feedback dizendo se gostaram do formato. O plano é fazer novas entrevistas como essa.

Vocês podem também baixar a entrevista na íntegra em mp3 clicando aqui.

Sorteio da biografia autografada

A gente mata a cobra e mostra o pau.

Pra finalizar, vamos sortear aqui um exclusivo exemplar do Vida Modelo autografado pelo Casablancas. Todos que deixarem comentários estão automaticamente concorrendo. Resultado sai domingo.

Até a próxima, cabrones!

UPDATE:

O Vencedor do sorteio foi o Jeferson Klein, autor do comentário número 164.

Imagem do sorteio: http://yfrog.com/73sorteiojohnj


publicado em 02 de Dezembro de 2010, 12:15
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura