Jolicloud: sistema operacional para computação em nuvem

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

"Você não precisa de um computador melhor. Você precisa de um Sistema Operacional melhor!"

É com essa frase que o site do sistema operacional Jolicloud tenta convencer o usuário a experimentar o mais recente sistema operacional para computação em nuvem.

Software livre, este sistema operacional busca reduzir os requisitos do computador, integrando a sua funcionalidade com a web. Em outras palavras, ao invés de instalar o sistema, anti-vírus, anti-spyware, editor de texto, planilha eletrônica, apresentação de slides etc, você roda um sistema mínimo em seu computador e deixa que a interação com a web faça o resto. Isso é computação em nuvem.

O Google é o grande entusiasta da computação em nuvens, com seus diversos aplicativos para a web como o Google Calendar para gerir seus compromissos, Google Docs para criar e editar documentos, Google Translate, entre muitos outros. Estes aplicativos se integram muito bem ao Jolicloud, que já vem com o Google Chrome. O único problema é que alguns aplicativos ainda não possuem tantos recursos quanto os softwares mais tradicionais de escritório, mas são muito promissores.

Como sempre fui um pouco "fuçador" de informática, instalei o sistema operacional no meu netbook. Achei perfeita a integração do sistema com a web que, logo na inicialização, pede uma autenticação que pode ser feita pelo Facebook para puxar o seu perfil da internet, personalizando seu sistema.

Se estiver preparado para uma nova maneira de usar o computador, experimente. O legal é que dá para experimentar em paralelo com o Windows.

Link Vimeo | Visual e alguns recursos do Jolicloud.

Pelo visto é um sistema dos muitos que virão para computação em nuvem. Conte-nos suas experiências (positivas ou negativas) com os aplicativos online e o que você acha da computação em nuvem. Ou, se já testou o Jolicloud, deixe sua opinião nos comentários.


publicado em 11 de Agosto de 2010, 05:15
1c43c35a9fcce3811a46392a3e697798?s=130

Danilo Scorzoni Ré

Engenheiro Florestal, amante da natureza e de ecoturismo. Apesar de ambientalista, não gosta de eco-chato e ainda acredita na capacidade do ser humano em promover um futuro melhor. É @dscorzoni no Twitter.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: