Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Kendrick Lamar lança o clipe de "ELEMENT.", que nos mostra o retrato de uma masculinidade violenta e ainda tão comum

Kendrick Lamar deixou o mundo do rap e da música pop em polvorosa ontem, com o lançamento de seu último clipe, da música "ELEMENT.".

Quarta canção de seu último disco, o bem falado "DAMN.", "ELEMENT." é a terceira faixa do álbum a ganhar um videoclipe. E que videoclipe, andam dizendo por aí. 

Os três minutos e trinta segundos de vídeo são suficientes para criar uma das produções audiovisuais mais potentes do ano. Fruto da direção de Jonas Lindstroem e do próprio Kendrick, que tem a parceria de Dave Free sob o pseudônimo de Little Homies, o trabalho apresenta cenas fortes de violência, relações parentais e uma vida conturbada na rua, com gangues e brigas.

​O retrato de uma masculinidade não só possível mas também ainda tão comum. A violência que nasce pelos braços de nossos pais, ao ensinar a bater "pra se defender". Que continua na brincadeira com os amigos, de armas, violência. E segue na vida adulta, ao escolhermos o punho como a melhor maneira de resolver alguns de nossos problemas. 

Não demorou muito para perceberem que as imagens do vídeo também fazem referência ao trabalho de Gordon Parks, celebrado cineasta afro-americano que cobriu a vida cotidiana dos negros norte-americanos, a pobreza e a luta por direitos civis que aconteciam nos Estados Unidos da década de 40. 

Diversas cenas do vídeo de "ELEMENT." fazem clara alusão as fotografias de Gordon Parks.

​Kendrick nos entrega então um trabalho que não só dá mais vazão a um dos trabalhos musicais mais comentados do ano, mas também nos conecta com a construção de nosso própria identidade. 

Com aquilo que faz parte de nossa formação como homem. Pro mal ou pro bem. 

Para se aprofundar no tema: 

Kendrick Lamar’s ELEMENT. Recreates images by the pioneering photojournalist Gordon Parksda Crack Magazine

Letra de ELEMENT., no Genius

Quando foi que os meninos se perderam?, escrito pelo Fred Mattos

Sexo, dinheiro, força e poder: as prisões masculinas, escrito pelo Fred Mattos

Como os homens se transformam? (PdH no TEDx), escrito pelo Guilherme Valadares


publicado em 28 de Junho de 2017, 16:51
Logo pdh png

Redação PdH

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo. Para mergulhar na toca do coelho e conhecer a visão editorial do PdH, venha por aqui.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura