Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Ladrões de bicicleta

Não, não tô falando do clássico filme italiano de 1948. Trata-se de uma experiência feita pelo cineasta Casey Neistat, em parceria com o The New York Times, para perceber como a polícia e população de NY se comportam com os roubos de bicicleta na cidade.

Link YouTube | Os policiais disseram que nunca prenderam alguém roubando uma bicicleta antes

As pessoas andam tão anestesiadas nas cidades grandes, e até nas pequenas, que atos de violência parecem não chocar mais. Coisas horripilantes, como assassinatos em massa e doidos-varridos que entram em escolas e viram aquelas notícias escabrosas ainda tocam a maioria.

Mas as pequenas violências do dia-a-dia parece não incomodar mais. Um pequeno roubo de bicicleta, dezenas de testemunhas e nada acontece. Um cara sai do trabalho cansado, passa por mendigos nas ruas e acha a coisa mais normal do mundo. A sensibilidade parece ter evaporado nas metrópoles.

Não se trata nem de senso de justiça. Isso rende um outro papo. Aqui, estou falando do simples inconformismo cotidiano que não existe mais.

Anestesia cotidiana na veia. E achamos nós, "cidadãos de bem", que estamos livres de qualquer vício.

Pois bem, amigo lenhador que abandonou as florestas dos confins do Oregon pra vencer a vida na cidade grande, estamos todos viciados nessa morfina moderna que nos impede de sentir algo.

Pense nisso.


publicado em 24 de Março de 2012, 07:04
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura