Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Land Diving: o bungee jumping mais roots do mundo!

Segundo a lenda, uma mulher estava insatisfeita com o apetite sexual exacerbado do marido e fugiu pra floresta. Sendo seguida por seu homem, ela então subiu em uma grande árvore. Lá de cima, vendo seu marido subindo os galhos, a mulher amarrou cipós em seus tornozelos e pulou da grande árvore. O homem fez o mesmo, mas sem se amarrar em nada. Caiu e morreu. Depois disso, os homens do vilarejo começaram a fazer o mesmo salto, amarrados a cipós, para nunca mais serem enganados novamente.

Hoje, o ritual do Land Diving é feito para em prol da colheita de inhame, lá em Vanuatu, um Estado independente no sul do Oceano Pacífico, pertinho das Ilhas Fiji. De acordo com  a tradição local, o mergulho feito no meio do ano garante uma colheita abundante e também cura todas as doenças que chegam com as estações de chuvas na região.

Saindo da história e entrando no mérito da questão

O land diving, ou "mergulho no solo" é o bisavô do bungee jumping. Nesse evento, os homens saltam de torres de madeiras construídas com mais de 30 metros de altura. Lá de cima, esses homens se jogam presos a cipós em seus tornozelos, sem qualquer tipo de proteção. Se algo der errado, é um homem a menos na ilha.

Link Vídeo | É um carinho só quando termina o salto e o corajoso é acolhido pelos cabelos

Trata-se de um ritual todo preparado. Logo pela manhã, os homens se lavam, passam óleo de coco pelo corpo e se enfeitam com flores e vestem as tradicionais nambas, que são cabaças acopladas em seus pênis.

Só os homens pulam. Mulheres se enfeitam também, com flores, saias e seios de fora, mas ficam apenas dançando e aguardando os novos heróis voltarem desse salto mortal. Os meninos da ilha também utilizam o salto como rito de passagem, momento glorioso em que sobem moleques e descem homens.

Land Diving: o bungee jumping mais roots do mundo!
Land Diving: o bungee jumping mais roots do mundo!
Land Diving: o bungee jumping mais roots do mundo!
Land Diving: o bungee jumping mais roots do mundo!
Land Diving: o bungee jumping mais roots do mundo!

Ao pular, os homens devem fixar com os braços cruzados, junto ao corpo, pra evitar lesões. E aí eu fico imaginando: "e vocês se preocupam só com os braços!?".

 


publicado em 11 de Maio de 2012, 07:01
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura