A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Lasanha: uma receita descomplicada

Lasanha ou lasagna, a comida preferida do Garfield e do Joey Tribbiani (Friends), é um dos pratos mais gostosos da culinária italiana. O nome vem do grego "lasanon" (que virou "lasanum" em latim), que significa "pote". Ou seja, o prato foi definido pelo local onde era feito.

A receita mais simples só tem um ingrediente e o modo de preparo é "Tire do freezer, coloque no microondas". O resultado, porém, não é dos melhores.

A versão que sugiro para vocês é um pouco menos simples, mas é extremamente saborosa e tão fácil de fazer quanto uma macarronada. Não leva muitos ingredientes nem há muitos segredos, apenas boa vontade e um pouco de paciência. Talvez alguma mamma possa ficar brava, mesmo assim vale correr o risco.

O sucesso do prato cai, praticamente, nas costas do molho de tomate. Os outros ingredientes (queijo, presunto e pasta de lasanha) terão pouco o que dizer, mas o molho… quanta responsabilidade!

lasanha1
O segredo de uma boa lasanha (foto do autor)

Para que se tenha sucesso: nada de comprar molho pronto enlatado. Nada contra enlatados, na verdade, iremos usá-lo na receita… um pouco diferente.

Ao invés do molho, usaremos tomate italiano sem pele em lata, conservado apenas em suco de tomate. Tudo bem que é um pouco mais caro que o molho pronto, mas vale cada centavo. Além do fato, você pode fazer o seu próprio tempero.

No mercado existem várias marcas, escolha aquela que lhe aparecer mais confiável. Não precisa ser a mais cara – nem a mais barata. Este mesmo pensamento vale para as folhas de massa de lasanha. Gosto de usar uma marca italiana que vem na “caixa azul”, mas as principais marcas nacionais fariam bonito também.

Quanto ao tempero, tomate e manjericão foram feitos um para o outro. Seria a versão “salgada” do Romeu & Julieta. Se nunca experimentou a erva, deixo minha sugestão! Para comprar é fácil: veja se as folhas estão bonitas, sem machucados e com bastante aroma.

O único cozimento, de fato, será do molho de tomate. O restante será feito pelo forno. Exatamente, não é necessário pré-cozinhar as folhas de lasanha! Ela será cozida pelo molho dentro do forno. Sim, funciona.

A quantidade de queijo e presunto poderá variar de acordo com o seu gosto e quantas camadas deseja fazer.

lasanha2
O resultado será algo assim (foto do autor)

Lasanha | Ingredientes

Rendimento: 2 a 3 pessoas.

• 1 lata de tomate italiano sem pele

• 1 cebola média picada

• 1 tomate maduro sem sementes picado

• Manjericão a gosto (utilizei cerca de meio maço)

• 500g de massa para lasanha (não será usado tudo)

• 150-200g de queijo mussarela

• 150g de presunto

• Pitada de açúcar cristal (1/2 colher de chá)

• 1 medida de água da lata de tomate

• Sal, pimenta e azeite

• Queijo parmesão (ou grana) ralado

lasanha3
A camada crocante de parmesão faz a diferença (foto do autor)

Lasanha | Modo de preparo

1. Em uma panela em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola picada até ficar transparente. Junte o tomate picado, refogue.

2. Para o tomate em lata, sugiro que pique antes de acrescentar na panela, pois fica mais fácil para ele desmanchar durante o cozimento. De qualquer maneira, de tempos em tempos é preciso dar uma amassada neles.

3. Junte o tomate em lata e a água. Mexa. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Durante este tempo, mexa ocasionalmente. Quando estiver perto da metade para o final do cozimento, vá experimentando e acerte o sal. Pode ser necessário usar o a açúcar para reduzir a acidez.

4. Como o prato terá outros componentes, é preciso temperar bem. Veja, não é para ficar salgado. Por fim, junte as folhas de manjericão (previamente higienizadas) picadas grosseiramente.

5. Na montagem, existe um segredo que deve ser seguido à risca: as folhas de massa devem estar sempre em contato com molho, embaixo ou por cima. Só assim você garante que elas serão cozidas.

6. Então é bem simples: uma camada de molho, camada de massa, queijo e presunto, molho, massa… E assim por diante. Ao final, sugiro que a última camada seja de molho, assim poderá polvilhar uma camada de parmesão ralado.

7. Leve ao forno pré-aquecido em 200ºC, asse por 20-25 minutos. A pequena camada de parmesão irá ficar bem dourada e levemente crocante.

Feito!

Abra um bom vinho e explique pra sua mulher que você quer jantar antes de receber sua merecida recompensa na cama.


publicado em 30 de Setembro de 2009, 05:41
6b06178fe92de183060ab08ca277cd7c?s=130

Vitor Hugo

Vitor Hugo, farmacêutico-bioquímico por formação, é cozinheiro e fotógrafo de comida amador. Edita o blog PratoFundo sobre gastronomia em geral.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura