Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Calma, respira! Aqui uma lista com leituras para absorver melhor a situação política do país

Hora de respirar e tentar entender o que está acontecendo

Há momentos em que os fatos são tão rápidos que qualquer opinião formada se torna ou muito perigosa ou incapaz de se sustentar. 

E o motivo é que, por mais que tentemos, fica escancarada a complexidade das coisas.

De repente, são tantas informações conflitantes que não dá pra se ter uma opinião conclusiva sobre nada. Especialmente em momentos como o que vivemos agora, consideramos isso um problema, já que essa inabilidade em chegar a conclusões nos fazem sentir ignorantes, desamparados.

Mas não precisa ser assim, podemos aproveitar essa oportunidade para observar o mundo mais atentamente, pensar sobre quais referenciais estamos adotando e em quais fontes estamos depositando nossa confiança.

Mais do que isso, é essencial ter noção de que não dá para acreditar cegamente em apenas uma fonte de informação, principalmente se levarmos em consideração que há tantos interesses ocultos em jogo.

É justamente quando a confusão está armada e os ânimos atingindo picos de exaltação que devemos parar, elevar o senso crítico e prestar muito atenção não só em qual informação é divulgada, mas por quem. Devemos nos perguntar tudo, tanto sobre os crimes cometidos como sobre quem se beneficia com cada movimento.

É importante ouvir, colocar-se na pele do outro, especialmente daqueles que não compactuam da mesma visão. Pois é de lá que, muitas vezes entre agressões e gritos desesperados, saem percepções que talvez estejam fugindo aos olhos.

É por isso que, mais do que vir aqui e oferecer uma visão fechada sobre tudo o que está rolando, resolvemos fazer uma curadoria de conteúdo, tentando contemplar o máximo de visões que pareçam mais lúcidas, mais pé no chão, em meio a tanta turbulência.

Pretendemos seguir atualizando essa lista com links importantes que possam surgir ao longo do dia. Então se tiverem boas análises, compartilhem nos comentários.

Alguns links para entender um pouco melhor o cenário político atual

Ordem dos acontecimentos e a validade do grampo

Quais os aspectos políticos e jurídicos do grampo de Dilma e Lula 

O que Lula disse do Congresso, do Judiciário e do Ministério Público

Do que exatamente Lula está sendo investigado

Na política, mesmo os crentes precisam ser ateus

Lula no governo: o que faz o Ministro da Casa Civil, o ministério mais importante da Esplanada

Sergio Moro divulgou grampos ilegais de autoridades com prerrogativa de foro

Juízes defendem a legalidade da quebra de sigilo

O Brasil mostra sua cara

O país mergulha no vale tudo

Indefensáveis

O passo a passo do impeachment de Dilma em 9 passos

O suicídio da Lava Jato


publicado em 17 de Março de 2016, 12:44
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura