Limitando sua atividade | Mente de Principiante #12

Não existe o Buda externo, nossa busca é encontrar esse Buda interno.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Nota: essa é a 12ª tira que estou fazendo, adaptando trechos do livro 'Mente zen, mente de principiante' do mestre zen Shunryu Suzuki em formato de história em quadrinhos. Você pode ver todas as anteriores aqui.

Neste texto, Suzuki se refere à natureza de Buda, presente em todos os seres. Quando nos prostramos e fazemos reverência em frente a uma imagem do Buda, de um um altar, ou de frente para um mestre, é essa natureza de Buda que estamos reverenciando, não um Buda externo.

Como diz um ditado zen: “Se encontrar o Buda no caminho, mate-o”. Não existe o buda externo, nossa busca é encontrar esse Buda interno. Suzuki diz: “Nesse ponto nossa prática é bastante diferente das práticas religiosas usuais”. A imagem do Buda, o altar, as pinturas, o templo, tudo isso aponta para uma dimensão sutil que não está separada de quem nós somos. 

Suzuki nos ensina o caminho para acessar a natureza de Buda:

“Quando praticamos zazen (meditação), restringimos ao máximo nossa atividade. (...) Em vez de termos um objeto de devoção, simplesmente nos concentramos na atividade que temos a cada momento. Quando se prostrar, deve apenas prostrar-se, quando se sentar, apenas sentar-se, enquanto come, apenas comer! Desse modo, a natureza universal estará presente”. 

Print das tiras Mente de Principiante à venda

Agora você pode comprar prints de todas as tiras aqui do Mente de Principiante em tamanho grande! Elas são impressas em papel couché fosco 250g/m2, tamanho 42 x 29,7 cm.

Tem duas formas de acessar a lojinha:

Pela web

Pelo Facebook

Qualquer dúvida me manda um e-mail: danielgise@gmail.com.

Oficina Desbloqueio do Desenho em São Paulo

A sétima edição da oficina vai rolar dia 7 de maio, das 15h30 as 19h30 no Atelier Coletivo 2e1 na Água Branca. Essa oficina é pra todas as pessoas que queiram desenvolver uma prática de desenho, independente da habilidade e nível de dificuldade. Apostamos na ideia de que desenhar é uma habilidade que se aprende e se desenvolve com a prática.

Mais informações e inscrições pelo Cinese.


publicado em 03 de Maio de 2016, 14:00
5d27c0c0b5ec791eda33f14792b8f9ce?s=130

Daniel Gisé

Nasceu e vive em São Paulo. Formado em artes plásticas pela UNESP. É quadrinhista, ilustrador e web designer, também dá oficinas de desenho e HQ, e é praticante de meditação iniciante. Mais no Facebook e no site www.danielgise.com.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: