Abrimos as inscrições para o PAI 2021: Os desafios das paternidades atuais. Temos encontro marcado dias 02 e 03 de agosto. Você vem?

Competência preta: uma lista com 56 pessoas para acompanhar

Para que conheçamos e indiquemos cada vez mais o trabalho de pessoas negras

Rápido aprendemos que uma das mais importantes atitudes antirracistas consiste em buscar, consumir e indicar o trabalho de pessoas pretas.

Quisemos dar um pontapé inicial e lançar mão de algumas recomendações brasileiras. Tentamos organizar os 56 nomes da lista por área de interesse, mas é importante saber que muitas destas pessoas realizam trabalhos plurais, que nem sempre podem ser completamente setorizados.

Além disso, apesar de alguns nomes serem bastante conhecidos, optamos por ir além daqueles que estão sempre em evidência nacional, como artistas e jornalistas muito famosos.

São muitos os talentos e jamais daríamos conta de todos. Gostaria de estender a lista e fazer mais recomendações? Nos vemos nos comentários!

Militância, Ativismo e Sociedade

Roger Cipó

O fotógrafo talentoso faz de sua arte um resgate da negritude e ilustra ali o que chama de fotografia sagrada negra. Além disso, em seu perfil pessoal, tem explorado temáticas relacionadas a amor e sexualidade de formas bastante curiosas e saudáveis.

Sueli Carneiro

A filósofa e ativista antirracista é um dos nomes brasileiros mais importantes no cenário do país. Fundadora do Geledés, aos 70 anos, talvez seja hoje a principal pesquisadora e autora do feminismo negro no Brasil.

Caio César

Professor, criador de conteúdo e ativista, em suas redes, Caio pensa raça, sociedade e masculinidades de formas provocadoras e muito interessantes. Além do Instagram, pode ser encontrado também em diversas outras plataformas na internet.

Djamila Ribeiro

Pesquisadora acadêmica, escritora, filósofa, Djamila é uma das maiores referências brasileiras em feminismo negro e raça. Com ela, aprende-se muito. Já escreveu alguns livros, entre eles o popular Pequeno Manual Antirracista, lançado pela Companhia das Letras em 2019.

Juliana Borges

A escritora e colunista da Revista Claudia fala sobre feminismo negro e cruza o tema da raça com encarceramento e ciências criminais em seu livro e curso.

Tia Má

Maíra Azevedo é jornalista, colunista do UOL e influencer e, em suas redes sociais e trabalho, aborda raça e diversidade com senso crítico.

Bárbara Carine

Professora doutora militante do que chama de descolonização dos saberes, em sua página no Instagram compartilha reflexões sobre temas diversos - de maternidade à apropriação cultural - e também conta mais sobre seus projetos Descolonizando Saberes e a Escolinha Maria Felipa, que trabalha com educação antirracista.

João Marcos Bigon

Difícil achar forma mais didática de aprender sobre raça do que no Instagram de João Marcos. Por lá, ele compartilha posts que vão direto ao ponto e endereçam dúvidas recorrentes ou temas quentes pautados pela sociedade.

Artistas visuais

Arte por Tavaro

Tavaro

As colagens maravilhosas do artista visual ilustram esta lista. O baiano propõe reflexões e sentimentos grandiosos com o que produz.

Just Ells

A delicadeza na arte de Elisama, que desenha, pinta e customiza peças de roupa, é de encantar.

Gabriel Jardim

O quadrinista independente de João Pessoa teve seu primeiro trabalho, Café, lançado em 2014 por financiamento coletivo. Desde então, já lançou cinco outras HQs, a última, Lanço Celestino, em 2019.

Imagine e Desenhe

Comandado pela ilustradora Bruna Bandeira, a página é cheia de trabalhos numa pegada pop que abrangem temáticas do dia-a-dia, mas também antirracismo e assuntos mais sérios. A artista também trabalha com encomendas.

Rosana Paulino

Uma das mais importantes artistas visuais brasileiras, Rosana, além de produzir, é também educadora e pesquisadora. Para conhecer um pouco dela e do que faz, assista.

Performance, rima e música

Renata Felinto

Multitalentos, a arte de Renata não se encaixa em uma só categoria. Produz pintura, muita performance, intervenções, desenhos e fotografias. Além disso, também educa e pesquisa. Dá para aprender muito mais sobre seu trabalho em seu site.

Rosa do Barraco

Rosa Luz é negra, trans e jovem e tem feito trabalhos relacionados à performance, rimas e arte que estão ganhando alcance. Muitos estão compartilhados em seu Instagram.

MC Dellacroix

A multiartista, rapper e produtora é uma travesti no mundo do hip-hop que tem crescido nos streamings.

Roberta Estrela D'Alva

Na cena poética do SLAM, Roberta alcançou grande proeminência por seu talento na rima. Pura rima performada. Dá pra conhecer um pouquinho do trabalho dela aqui.

Teresa Cristina

Talvez uma das maiores cantoras de samba desse país, a fama de Teresa Cristina nunca fez juz ao seu talento. Ganhou seu primeiro patrocínio em 2020, depois de mais de vinte anos de uma brilhante carreira. Dá para conhecer aqui.

Tássia Reis

Rapper, cantora e compositora brasileira, Tássia tem feito um som interessante que vale demais conhecer. Vem pro YouTube dela!

Thiago Elniño

Educador pedagogo, mas também rapper. Este é Thiago, cujo trabalho musical é fácil de conhecer e está bem distribuído pela internet. Dê uma olhada aqui.

Juçara Marçal

Cantora em carreira solo e no grupo Metá Metá, Juçara é também atriz e fez uma temporada recente da peça Gota D'Água {Preta}. Um dos mais importantes nomes brasileiros contemporâneos nas artes.

Dança

Hip Hop no vagão

Autoexplicativo: dança pelo metrô. Daquelas de alegrar o dia-a-dia pesado. Se você nunca presenciou uma apresentação, pode tirar um gostinho pelo Instagram.

Rodrigo Sereno

O Instagram do dançarino traz, além da arte, é claro, posts que abordam a luta antirracista e conceitos a ela importantes.

Ismael Ivo

Diretor do Balé da Cidade de São Paulo, uma das companhias de dança ativas mais talentosas do país, Ismael é dançarino e coreógrafo e, aos 65 anos, segue ativo fazendo um trabalho primoroso junto de seus bailarinos.

Literatura

Arte por Tavaro

Jarid Arraes

Escritora, cordelista e poeta cearense, aos 29 anos Jarid já tem quatro livros publicados, entre eles o último, Redemoinho em dia quente, que reúne lindos contos e foi lançado pela Companhia das Letras em 2019.

Ana Paula Maia

Autora de sete romances, além de contos, o talento de Ana Paula vem conquistando espaço na literatura brasileira. Seu último livro, Enterre seus mortos, de 2018, também foi publicado pela Companhia das Letras.

Conceição Evaristo

Um dos principais nomes femininos da literatura brasileira, a romancista, contista e poeta ainda está produzindo obras com muito talento. Publicado pela editora Malê, seu último lançamento foi Histórias de leves enganos e parecenças, de 2016.

Editora Malê

Não é uma pessoa, mas vale a pena ficar de olho no Instagram e na página da editora, que publica muitos escritores brasileiros pretos.

Comediantes

Yuri Marçal

Tirando onda de quem tem poder e não costuma empregá-lo para aplacar desigualdades, o humor de Yuri Marçal tem se tornado bastante popular nas redes sociais, principalmente no Instagram. O comediante traz para debate temas como racismo e outras questões sociais latentes.

Pedro Ottoni

Pedro é "só um mlk tentando ficar famoso com uns vídeo que nego acha engraçado", segundo a própria biografia no seu canal do YouTube, o ATORmentado. Lá, o comediante tira sarro das trivialidades do dia-a-dia que afetam nossos humores e, às vezes, nos tiram do sério.

Os Ghetto

Com Yuri Marçal entre seus integrantes, Guetto é um grupo de humoristas de stand-up comedy que já estão nos palcos por aí desde 2019. O grupo também tem forte pegada antirracista e traz isso para suas falas públicas.

Camilla De Lucas

Dona de um senso de humor debochado, a pegada da Camilla é para quem curte seguir influencers nas redes sociais para dar risada enquanto vai rolando o feed. Além do Instagram, ela também está no YouTube, no Twitter e no TikTok.

Os Gêmeos Luan e Raony

Os gêmeos bivitelinos são multitalentos. Juntos, participam da série de humor Auto Posto, da Comedy Central BR. Luan é ator e também faz comédia no YouTube em Amada Foca. Já Raony dedica boa parte do seu tempo à dança.

Criadores de Conteúdo

Carol Candido

Carol trabalha ajudando outros criadores de conteúdo a tornarem-se relevantes principalmente no Instagram. Por lá, compartilha uma série de dicas e estratégias de crescimento orgânico, bem como oferece seu curso.

Carol Rocha

Talentosíssima produtora audiovisual e cofundadora da Pujança, Carol já passou aqui pelo PdH e hoje trabalha ao lado de outras mulheres negras prestando serviço com incrível competência.

PlanAfros

Também na área do audiovisual, os criadores da PlanAfros usam a página do Instagram para compartilhar seus pareceres sobre produtos culturais como filmes e música. Também estão no YouTube.

Ian Black

Fundador da respeitada agência de publicidade New Vegas, reconhecida pelo respeito aos seus profissionais, Ian está no mercado há cerca de dez anos e compartilha suas visões em seu LinkedIn.

Paternidade

AfroPai

Comandado por Leandro Ferreira, o podcast AfroPai, parte do projeto Paizinho, Vírgula!, é o primeiro sobre paternidade negra no Brasil. Leandro fala sobre o ser pai, mas levando em conta, também, todas as questões impostas pelo racismo estrutural nas relações.

Família Quilombo

Educação antirracista é com Adriana e Josimar, que criam duas fofas crianças e compartilham suas experiências no Instagram e também no YouTube. Negritude, ancestralidade e diversidade são temas recorrentes.

Ismael dos Anjos

O jornalista, fotógrafo documental e pai do Francisco já esteve aqui no PdH incontáveis vezes e compartilha também no seu Instagram muito de seu trabalho e de seu repensar sobre o que é ser homem, hoje. Volta e meia também compartilha o trabalho de sua parceira, Juliana, que tem projetos relacionados à educação antirracista

Moda e Beleza

Pedro Augusto

Quem também já falou aqui no PdH foi Pedro, abordando moda, beleza e o corpo negro e gordo. Sobre isso, também fala (e mostra!) em seu Instagram.

Ana Paula Xongani

Entendedora de moda e beleza, Ana Paula é apresentadora do GNT e também co-criadora, junto com sua mãe, da marca de roupas Xongani. Ela também está no YouTube, onde fala também de moda e militância, feminismo, empreendedorismo negro, entre outros assuntos.

Saúde 

Fausto Neto

O professor e mestre em saúde coletiva abre espaço, em seu Instagram, para conteúdo relacionado à saúde e muito do que a ela se conecta - saúde mental e masculinidades.

Fred Nicácio

Médico especializado em dermatologia cirúrgica, Fred compartilha em seu Instagram posts sobre este assunto, mas também reflexões sobre o que chama de afroconsciência.

Júlia Rocha

A médica de família - que também é cantora - trabalha com saúde comunitária no Brasil e é também um nome popular nas redes sociais. Em seu canal no YouTube, Julia ensina muito sobre cuidados médicos e, em seu Facebook, compartilha interessantes crônicas sobre a realidade da saúde no Brasil. É também colunista na UOL.

Direito


Joel Luiz Costa

Advogado com história pra lá de interessante que hoje atua na favela do Jacarezinho, com muito senso crítico e luta antirracista. Segue militando e atuando nas bases e se identifica como advogado de pobre. Acredita no que faz.

Silvio Almeida

Além de advogado, é também filósofo e professor universitário e uma das principais referências sobre o temática do racismo estrutural. Está também no Twitter e recentemente participou do programa Roda Viva, na TV Cultura.

Psicólogos

Arte por Tavaro

Lucas Veiga

Em seu Instagram, Lucas compartilha reflexões acerca de acontecimentos sociais, sempre enriquecendo o debate com perspectivas da psicologia antirracista. Lá, também divulga seus cursos.

Fábio Sousa

Terapeuta Junguiano, faz atendimentos individuais e em grupo. No Instagram, debate temas relacionados à sociedade e masculinidades.

Jornalismo

Alma Preta Jornalismo

Agência de jornalismo brasileira especializada na temática racial, seu conteúdo envolve reportagens, colunas, produções audiovisuais, entre outros. No site, dá pra encontrar e lê-las todas navegando pelos quatro editoriais diferentes.

Pedro Borges

Co-fundador do Alma Preta, Pedro é jornalista, antirracista, colaborador do Mídia NINJA e compartilha reflexões também no Twitter.

Marcos Luca Valentim

Líder do coletivo negro do Grupo Globo, Diáspora, o jornalista esportivo atua hoje na SportTV.

Negócios e empreendedorismo

Liliane Rocha

Mestre em políticas públicas e fundadora da Gestão Kairós, Liliane, por meio de sua empresa, oferece consultoria especializada em sustentabilidade e diversidade. Também é colunista na revista Época Negócios.

Mafoane Odara

Consultora e ativista em direitos humanos e diversidade, a psicóloga trabalha com os temas dentro de empresas e é, atualmente, gerente no Instituto Avon. 

Nath Finanças

De estagiária a empreendedora, a fluminense começou seu canal sobre finanças no YouTube há cerca de um ano e hoje já fez dele um negócio, contratando serviços para dar conta da demanda. Didática, ela fala de dinheiro de forma condizente com a realidade do país, sem a pegada milionária que normalmente se vê por aí.

Monique Evelle

A empreendedora e ativista é fundadora da Desabafo Social, empresa que aplica comunicação e tecnologias a serviço dos Direitos Humanos. Já teve também falas interessantes para Ted Talks.


publicado em 19 de Agosto de 2020, 13:45
Img 5371 jpg

Marcela Campos

Tão encantada com as possibilidades da vida que tem um pézinho aqui e outro acolá – é professora de crianças e adolescentes, mas formada em Jornalismo pela USP. Nunca tem preguiça de bater um papo bom.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura