Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Livro reúne 101 fotos de vítimas de arma de fogo nos Estados Unidos

O projeto Shot mostra os efeitos colaterais em sobreviventes de violência com armas de fogo em 45 estados americanos

Em 2014, Contandosomando tiroteios em massae estadounidenses assassinados, os homicídios com armas de fogo totalizaram 11.961 mortes, segundo o FBI. Não chega a ser um Brasil, mas está longe de alcançar números como na Austrália, que no mesmo ano teve "apenas" 230 mortes por armas de fogo, ou o Japão, que em 2014 registrou seis mortes por arma de fogo. 

Seis.

Dessa discrepância com relação a países de alta renda, surgiu o projeto Shot, uma brincadeira com o verbo que, em português, por ser "atirar" ou "fotografar". O livro reúne 101 fotos de pessoas que, felizmente, não entraram, para estas estatísticas. São centenas de pessoas que ficaram com sequelas de violência por uso de arma de fogo em 45 dos 50 estados norte americanos.

Cada foto, uma história.

Standing with a group of friends outside of her high school, Karina became the unintended victim of a drive-by shooting fueled by gang revenge. She was 16. (Aurora, Colorado, 2010)
Esperando do lado de fora de sua escola com um grupo de amigos, Karina tornou-se uma vítima não intencional de um tiroteio de vingança de gangues. Ela tinha 16 anos. Aurora, Colorado, 2010.

 

Marlys: Levou um tiro no coração, disparado pelo seu marido de 41 anos. Canoga Park, California 1999

 

Chris: Levou 4 tiros enquanto estava sentado dentro de seu carro.  New Castle, Delaware 2015
Janine:  Funcionária do sistema prisional, ela foi abordada por seu marido em casa, um capitão do departamento prisional. Ele atirou nela depois que ela lhe disse que o casamento entre eles havia acabado. Long Island, New York, 2013

 

 

 

 

Janine:  Funcionária do sistema prisional, ela foi abordada por seu marido em casa, um capitão do departamento prisional. Ele atirou nela depois que ela lhe disse que o casamento entre eles havia acabado. Long Island, New York, 2013

 

Pastor E: Foi atingido durante um assalto à mão armada em um post de gasolina. O ativista agora dá aulas de atuação e é técnico de um time em Nova Jersey. Atlanta, Georgia, 1997; fotografado em Newark, Nova Jersey.

 

Chloe: Atingida na cabeça por uma bala perdida enquanto conversava com amigos.  Kansas City, Missouri 2013

 

Chris: O estudante universitário foi acertado quatro vezes em seu carro durante uma tentativa de assalto em seu bairro. New Castle, Delaware, 2015

 

 

James: Atingido depois de reclamar algo com um convidado barulhento em uma festa. Ex-militar, o homem voltou para a festa com uma espingarda. Ele colocou a arma na panturrilha de James e disparou. Ele então atirou em seu amigo no abdômen, matando-o.  Bozeman, Montana 2013

 

Greg: Sargento da polícia, levou um tiro durante uma busca de drogas. Augusta, Georgia 2004

 

 

 

 


publicado em 12 de Abril de 2017, 00:00
Logo pdh png

Redação PdH

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo. Para mergulhar na toca do coelho e conhecer a visão editorial do PdH, venha por aqui.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura