Made in China

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Uma nação que vai além da Grande Muralha e do Yakisoba.

Você pode até não acreditar, mas distinguir um chinês de um japonês é tão fácil quanto indicar quem é o sueco num grupo de iraquianos. Afinal, só os chineses vão ao supermecado de pijama, limpam o nariz em público e conversam gritando.

Mas não que eles sejam estranhos.

pisincachina
                                 E se todos dessem uma mijada?

Apesar de toda a informação que a tecnologia nos proporciona, ainda é assustador observar alguns costumes de povos distantes. Principalmente o chinês. Não só pela mística e distância, mas também por se tratar de uma nação relativamente esquisita quando comparada ao Brasil.

Os chineses adoram deixar o mundo, ainda hoje, chocado com seu modo de pensar. As informações divulgadas pelo jornalista de O Globo, Gilberto Sofield Jr, na revista Mundo Estranho são, diria eu, curiosas. Analisaremo-as:

A qualidade da educação sempre foi um dos orgulhos do regime ditatorial. Contudo, uma pesquisa feita em 2003 provou que 77% dos chineses não sabem que a Aids pode ser evitada com camisinha. A pesquisa foi feita com jovens de 15 a 22 anos. Espero, sinceramente, que eles venham a conhecer o último guia do Dr. Health.

Guia esse que talvez fosse censurado se o PdH estivesse hospedado num servidor chinês. Algo em torno de 30 mil censores controlam absolutamente tudo o que os chineses fazem na Internet. MSN, Skype, ICQ, os censores tem total controle. O emprego dos sonhos de muito voyeur cybernetico.

Falando em voyeur, essa é talvez a mais cruel de todos as leis. Adultos que forem flagrados assistindo um filme pornô podem ser presos. Em 2006, durante uma bela noite em Pequim, um casalzinho se empolgou com o pornô e exagerou no volume da TV. Resultado: foram denunciados pelos vizinhos. Minutos depois a polícia chegou e levou os amantes para o xadrez.

gremiovermelho
HEIN?

O número 4 não é muito bem visto na China. Superticiosos, chineses dizem que o ideograma do 4 - sí - lembra sonoramente o ideograma da morte. Com isso, apartamentos com número 4 - 14, 34, 34, 40 ... - são muito mais baratos que os outros.

Aliás, caso você alugue uma apartamento na China, trate de deixar sua coleção de CD's do George Michael no Brasil. Ser gay é um problema naquelas terras. Passeatas, anúncios em revistas ou sites e personagens de TV gays são altamente proibidos. As boates gays, inclusive, vivem recebendo abordagens policias.

Da mesma forma, existe uma grande revista gay na China, a Menbox. Só que a mesma é do governo. E editada, acredite, numa base militar em Pequim.

Apesar do autoritarismo, o governo chinês trabalha para alterar e legislação trabalhista. A meta é incluir um benefício sensacional no calendário: férias. O projeto quer 15 dias de folga para cada funcionário por ano, mas parte do governo acha muito tempo desperdiçado.

E o final de ano, hein? Entre os ricos, na verdade os muito ricos, o jantar do Ano-Novo oferece sopa de ninho de andorinha e ovos podres cozidos.

Que espetáculo.

beatles-chineses
                                         Os filhos da Yoko Ono

Ah, uma última informação. Se você é um lama tibetano (temos muitos assinantes de feed no Tibet), atente-se à essa precaução. Desde 2007 é necessário uma a autorização do governo chinês para ressuscitar reencarnar.

Portanto, evite a burocracia e dor de cabeça. Garanta uma volta segura aqui.

De nada.


publicado em 01 de Agosto de 2008, 12:24
File

Fred Fagundes

Fred Fagundes é gremista, gaúcho e bagual reprodutor. Já foi office boy, operador de CPD e diagramador de jornal. Considera futebol cultura. É maragato, jornalista e dono das melhores vagas em estacionamentos. Autor do "Top10Basf". Twitter: @fagundes.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: