Mario Bros completam 25 gloriosos anos.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

No dia 13/09/2010, a série Super Mario Bros completou seu 25º aniversário.

Embora a série tenha 25 anos, seu maior protagonista, Mario Mario - sim, esse é o sobrenome do famoso encanador - nasceu em 1981 com o nome de Jumpman para um arcade de Donkey Kong. Já nessa época a história era a mesma: Mario devia salvar sua amada princesa Peach de um vilão, no caso o quase-King-Kong Donkey Kong.

Nos quatro anos que se sucederam a série ganhou força até o encanador ganhar seu próprio jogo, Super Mario Bros, na plataforma NES, conhecida então como Nintendinho. Mario se tornou um ícone da cultura pop. Shigeru Miyamoto, seu criador, um dos mais respeitador game designers do mundo.

25 anos de Mario Fuckin Bros, vídeo-retrospectiva oficial

link YouTube

A série também ganhou diversos outros títulos fora do tradicional side-scrolling, formato no qual a série se popularizou. Games de kart, tabuleiro, esportes e até RPG.

Não vou me demorar em listar cada jogo da série, primeiro porquê é muito mais divertido jogar cada um deles, segundo, porquê nunca existe um consenso entre qual é o melhor, pior e o mais difícil. Então, segue abaixo minha lista. Já vou deixar aberta a discussão.

O melhor, Super Mario World

Eu passei boa parte da minha infância jogando Super Mario World com meu primo e minha irmã. Talvez seja o jogo que eu mais zerei até hoje e mesmo assim continua divertido e desafiador. Mesmo sendo possível zerar em 15 minutos, usando o mundo da estrela, nada supera zerar 100% passando por todas as fases possíveis e imagináveis.

Bônus: ao zerar o mundo da estrela antes do restante, todas as tartarugas (Koppas) do jogo se fantasiam de Mario. Já viram? E quem aqui liberou o Soda Lake, a fase no meio do mar qu, só da pra chegar voando por baixo do fim da fase?

Lições da vida virtual aprendidas em SMW: Start+Select e eu saio de qualquer situação difícil.

Pra mim este é o melhor, mas sempre vão haver disputas entre o melhor ser esse, Super Mario 3, o que veio justamente antes, e Super Mario 64, o que veio justamente depois e é em 3D.

O pior, Super Mario Bros 2

Pros Mario-Maníacos, dizer que existe um pior Mario Bros é quase como assinar um atestado de "vou discutir a noite inteira até você me cansar". Bem, como toda série, existem altos e baixos. E é quase unânime de que Super Mario Bros 2 é o pior, pra sempre, ever, forever and ever.

Se Deus criou um inferno, neste lugar tem um NES aonde todos jogam este mesmo jogo repetidamente. É tão ruim que, além de ter sido lançado como fiasco total, ainda colocaram dentro de um pacote de jogos do Mario pra SNES só pra valorizar os outros games, que são bons por si só.

Tapete voador? Tambores? Mario segurando um rabanete? TUDO ERRADO!

Por quê é o pior? Primeiro por não ter uma história bem definida. Você pode escolher entre o Mario, Luigi, a Peach e o Toad - o cogumelo que ninguém sabe lhufas porquê o Mario não come. Depois, alguns desses personagens voam e a maior parte do jogo é puxar objetos do chão, quase como em Harvest Moon, e jogá-los nos inimigos.

E pensar que alguns amigos ainda dizem que Super Mario Sunshine, aquele que o Mario tem uma Super Lavadora Karcher nas costas, é o pior.

O mais difícil, Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars

É bem difícil definir qual o mais foda de todos os Marios em termos de dificuldade. Primeiro que, pra um Super Mario ser realmente difícil é um desafio ao seu próprio intelecto. Sim meus caros, pra todos os gamershardcore, Super Mario não, nunca foi e nunca será um jogo difícil. No entanto, existem Marios que estão além da capacidade normal do ser-humano médio.

Branca de Neve e os 7 cogumelos, outro dia lisérgico.

Na minha opinião sincera, seria o Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars. Feito junto a Square Enix, aquela mesma empresa fdp que faz Final Fantasy, a série de RPG famosa por ser tão viciante como heroína, e extremamente longos.

Difícil? Pra quem é novato de RPG, sim. Pra quem já é mestre em Super Mario, então vai tentar zerar The New Super Mario Bros. pra Wii e voltamos a discutir o que é difícil de verdade. E se você leu até aqui e não entendeu nada sua vida precisa de um 1-up.

Agora, digam-me, qual é o Melhor, o Pior e o Mais Desafiante game do encanador na opinião de vocês?


publicado em 15 de Setembro de 2010, 09:25
91fbfbc90492fb923241c8ba72ec2b3b?s=130

Gus Fune

Hacker de viagens, se tem wi-fi pode ter certeza que ele ainda chega lá se já não foi. Trabalha de qualquer canto cuidando da Epic Awesome e fazendo suas próprias regras.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: