Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Memórias do Brasileirão (5): Arbitragem lastimável

Já listamos 20 vídeos de partidas inesquecíveis da história do Brasileirão (veja os cinco últimos).

Agora seguimos com a goleada colorada de 2008, a bola na trave de Rogério Ceni, o 7 X 0 do Bahia, a grande final de 1999 e...

1995 - Santos 1 X 1 Botafogo | Arbitragem lastimável

Gols da final

A decisão do Brasileirão de 95 foi marcada por erros e mais erros de arbitragem.

O Botafogo havia vencido o primeiro jogo por 2 X 1, mas o Santos poderia vencer com um gol de diferença que levava o título, no Pacaembu. O Botafogo abriu o placar com um gol irregular, com Túlio em impedimento.

O empate do Santos veio com um gol também discutível, pois no lance que originou o gol, a bola bate na mão do lateral Capixaba:

Gol irregular do Santos (detalhe)

Porém, num lance extremamente infeliz, a arbitragem anula o gol que daria o título aos santistas, marcando um impedimento inexistente:

Gol mal anulado do Santos

1999 - Atlético-MG 3 X 2 Corinthians | Começo avassalador

Link YouTube

Na grande decisão do Brasileiro de 1999, o Corinthians jogava com a vantagem do mesmo número do pontos nos playoffs – assim, o primeiro jogo seria na casa do Atlético. Com apenas 15 segundos de jogo, o Galo já faz 1 X 0, obra de Guilherme, artilheiro daquele ano. Logo depois o mesmo Guilherme faz 2 X 0.

Tudo parecia ir por água abaixo para o Corinthians, mas um chutaço de Vampeta diminui o placar. Novamente Guilherme aumenta para o Galo. Luizão desconta e ainda perde uma grande chance no final, mas o jogo termina 3 X 2 para o Atlético, que passa a ter a vantagem de dois empates nos jogos seguintes. Um grande começo de decisão.

2003 - Bahia 0 X 7 Cruzeiro | Alex não perdoa

Link YouTube

Em sua última partida até os dias de hoje pela série A, o Bahia entrou na última rodada dependendo de outros resultados para permanecer na 1ª divisão e, claro, de uma vitória contra o já campeão Cruzeiro, que passeava naquele ano, comandado por um iluminado Alex.

O desespero do lanterna baiano é tanto que o time comete quatro pênaltis no primeiro tempo, todos convertidos por Alex.

Coroando seu título nacional de forma indiscutível, os cruzeirenses ainda marcam mais 3 no segundo tempo (um de Alex), sacramentando a goleada e enviando o Bahia para um abismo do qual ainda luta para voltar.

2000 - Palmeiras 2 x 1 São Paulo | Sem tempo para respirar

Link YouTube

Nas oitavas de final da bizarra Copa João Havelange em 2000, os rivais Palmeiras e São Paulo se enfrentaram em dois jogos emocionantes.

No primeiro, empate em 1 X 1, com o Palmeiras conseguindo o resultado aos 44 do segundo tempo. No segundo jogo, um teste para cardíacos. O Palmeiras abre o marcador no 1º tempo, com um gol de pênalti convertido por Tuta. Aos 10 minutos do 2º tempo, o São Paulo empata, com Marcelo Ramos, também de pênalti.

No lance seguinte, falta para o Palmeiras, e a bola cruzada na área encontra Galeano, após um bate-rebate, que faz 2 X 1 para o Verdão, calando a efêmera comemoração tricolor. E no lance seguinte, Rogério Ceni cobra falta que bate na trave alviverde. O jogo acabou mesmo em 2 X 1 e o Palmeiras se classificou para a fase seguinte.

2008 - Internacional 4 x 1 Grêmio | Resolvido em 45 minutos

Link YouTube

O clássico gaúcho pelo segundo turno do Brasileirão do ano passado teve 45 minutos inesquecíveis, pelo menos para a torcida colorada. O placar todo foi construído no primeiro tempo, com o Inter saindo na frente, o Grêmio empatando, e mais 3 gols deram os números finais para a partida. O segundo tempo foi apenas para “cumprir tabela”.

Essa goleada a torcida colorada não vai esquecer tão cedo.


publicado em 25 de Outubro de 2009, 14:35
7375567d0f2c379b7588ce618306ff6c?s=130

Mauricio Garcia

Flamenguista ortodoxo, toca bateria e ama cerveja e mulher (nessa ordem). Nas horas vagas, é médico e o nosso grande Dr. Health.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura