Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Memórias do Brasileirão (6) - Dinamite pura

Continuando a saga, cinco gols de Roberto Dinamite, vitória com sufoco do Grêmio, surpresa do Brasil de Pelotas, Santos batendo o São Paulo e o rebaixamento do Fluminense em 1996.

1980 – Vasco 5 X 2 Corinthians | Dinamite pura

Link YouTube

Após uma rápida passagem pelo Barcelona, o maior ídolo da história do Vasco retornava ao Brasil num jogo contra o Corinthians, no Maracanã. E foi um retorno triunfal.

Após sair em desvantagem, o Vasco virou e goleou, comandado por Roberto Dinamite, que simplesmente marcos os cinco gols cruzmaltinos. Melhor impossível.

1996 - Grêmio 2 X 0 Portuguesa | Vitória e título no sufoco

Link YouTube

A surpreendente Portuguesa havia se classificado para a fase final do Brasileirão de 96 e atropelado seus rivais. Comandada por Rodrigo Fabri e Alex Alves, no 1º jogo da decisão contra o Grêmio, a Lusa fez 2 X 0 e levava grande vantagem para o Olímpico. Mas Grêmio é Grêmio, e logo no começo do jogo, Paulo Nunes faz 1 X 0 para os gaúchos.

Numa agonia incrível, o tricolor não conseguia fazer o gol que lhe garantiria o título daquele ano, e isso perdurou até os 38 do segundo tempo, quando Aílton aproveitou uma bola mal rebatida e fez a festa da torcida tricolor, que logo depois festejaria o bicampeonato.

1985 - Brasil de Pelotas 2 X 0 Flamengo | Dia de glória Xavante

Link YouTube

As quartas de final do Brasileirão de 85 foram disputadas em grupos de 4 times. O surpreendente Brasil de Pelotas e o tradicional Flamengo se destacaram no respectivo grupo, e na penúltima rodada, as atenções se voltaram ao Estádio Bento Freitas, em Pelotas.

Mas quem foi ao estádio ver Zico, Fillol, Mozer, Bebeto e cia, acabou vendo Bira e Junior Brasília, e o pequeno Brasil ali avançava para a semifinal, eliminando o poderoso rubro-negro. Na fase seguinte, o Brasil não resistiu ao futebol do então forte Bangu. Foi um ano de glória para o time xavante.

2002 - Santos 3 X 1 São Paulo | Meninos da Vila surpreendem

Link YouTube

O São Paulo fez de longe a melhor campanha da 1ª fase do Brasileirão de 2002. Comandado por Rogério Ceni, Kaká e Luis Fabiano, o tricolor vinha como favoritíssimo ao título, e nas quartas de final, encararia um Santos renovado, que vinha capengando e conseguiu se classificar em oitavo. Porém, aquele jogo marcaria a arrancada dos meninos da Vila, comandados por Diego e Robinho, rumo ao título brasileiro daquele ano.

Alberto fez 1 X 0 para o Peixe, mas Kaká empatou em jogada sensacional. Porém, Robinho e Diego deram números finais ao jogo. Para a segunda partida, o São Paulo ainda acreditava em fazer valer o futebol que lhe deu a melhor campanha, mas este jogo é assunto para outro post.

1996 - Fluminense 3 X 1 Vitória | Mergulhando no abismo

Link YouTube

Na última rodada do Brasileirão de 96, o Fluminense estava atrás de Bahia e Criciúma, e precisava vencer, além de ambos tropeçarem. O tricolor levou o jogo para Cariacica, no Espírito Santo, e fez sua parte. Mas deu azar, pois dois inimigos históricos do Flu eram os rivais de Bahia e Criciúma. Primeiro, o Flamengo deu um jeito de perder para o Bahia em casa. E o Atlético-PR, inimigo do tricolor após a briga no estádio das Laranjeiras em 1991, também perdeu para o Criciúma.

Resultados suspeitos ou não, o fato é que, com isso, o Fluminense começava a mergulhar num abismo que culminou com a queda à terceira divisão. Abismo que o time pode mergulhar novamente esse ano, pelo visto.


publicado em 01 de Novembro de 2009, 12:30
7375567d0f2c379b7588ce618306ff6c?s=130

Mauricio Garcia

Flamenguista ortodoxo, toca bateria e ama cerveja e mulher (nessa ordem). Nas horas vagas, é médico e o nosso grande Dr. Health.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura