Mentiras | Manual Básico do Usuário

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

No mundo das forças especiais de segurança, todos temos nosso lugar e todos temos nossas especialidades. Policiais policiam, soldados combatem, investigadores investigam e espiões...well, espiões mentem. É, de maneira resumida, a nossa profissão.

Mentimos para nos infiltrar em embaixadas ao redor do globo, mentimos para conseguir confiança de inocentes e angariar informações, mentimos nomes em passaportes, mentimos para não sermos executados em uma viela suja de Bagdá e mentimos para conseguir os melhores lugares, sem reserva feita, nos restaurantes para impressionar as garotas.

Mas a verdade é uma só: todo mundo mente.

vovozinha-inocente
Os cookies deliciosos do almoço de Domingo? Shhhh, vieram da Padaria.

Se estudos comprovam que uma a cada cinco respostas que dizemos aos outros é uma mentira, minha missão é garantir que a sua quinta frase proferida após ler esta coluna seja, se não a verdade, uma mentira limpa e profissional. Se seu intuito é resolver suas angústias e descobrir o real motivo pelo qual você é obrigado a mentir, isso é somente entre você e seu terapeuta ou seu padre.

--X--

[1] Para Começar, Pare de Mentir

Você deve conhecer a história do garoto que gritava "Olha o lobo! Olha o lobo!" para chamar a atenção dos amigos. Um dia o lobo realmente apareceu, ninguém acreditou no meninoe e ele acabou virando café da manhã.

A moral da história é: se você quiser ter moral, você precisa ter um atestado de bons antecedentes. Se você é um cascateiro já conhecido, as chances de uma mentira passar batida - quando você REALMENTE precisar - decaem exponencialmente.

Se puder, diga sempre a verdade para:

- sua mãe;
- seu contador;
- seu bookmaker;
- seu urologista;
- e seu cachorro.

Todos estes esperam que você seja sempre honesto, pois sempre vão te aceitar do jeitinho que você é, não importa o que você faça. Sua namorada e seu chefe, por motiivos evidentes, não se encaixam nesta definição.

Algumas mentiras que você pode cortar da sua lista, ainda hoje:

- "O e-mail de sexta não chegou? Vou mandar de novo agora."
- "Tenho que desligar, meus créditos estão acabando."
- "Não, baby, essa Natália é a maior vadia. Nunca que eu ia dar mole pra ela."
- "Ih, rapaz... não tenho nenhum trocado hoje pra te dar. Fica pra próxima."
- "Sobre o tamanho? Nunca ninguém reclamou..hehe..."
- "Isso nunca me aconteceu antes..."

--X--

[2] Não é o Tamanho da Mentira, É o Prazer Que Ela Proporciona

Quanto mais elementos você adicionar à sua história, no afã de dar credibilidade à lorota, maior a chance de entrar em contradição se chamado novamente para contar sua versão. A memória é, basicamente, um processo químico, então, é extremamente complexo para o cérebro gravar dados que não experimentou.

Então, se tiver que mentir, seja breve.

--X--

[3] A Mentira É Uma Verdade Que Esqueceu de Acontecer

pose
Você tem 3 segundos pra construir sua história. Não pisque, não hesite.

Uma técnica para evitar a contradição é acreditar na mentira. Vivenciá-la. Revivê-la na sua mente como se tivesse realmente acontecido. Se veja realmente preso no trânsito, e como ficaria irado se realmente acontecesse. Imagine como teria sido chato tentar ligar para avisar que estava atrasado, mas ninguém atendia.

Tente esquecer o fato de que, na verdade, você estava com a cabeça presa entre as pernas da Rosicléia.

--X--

[4] Sobrevivendo A Um Interrogatório do Mossad

Não há opiniões científicas conclusivas sobre sinais que alterem a credibilidade do que você está dizendo.

Enquanto alguns dirão que sua é definitiva (olhar para cima, não encarar seu interlocutor, alteração ou soltar peidos se inclinando pra direita ao invés da esquerda, etc...), de um modo geral, a maneira que você se porta quando está falando a verdade é mais importante do que quando está mentindo.

cant-hide
Enxergue em si mesmo as falhas que não deve apresentar

Quer saber como se parecer quando estiver querendo engrupir alguém?

Preste atenção em você mesmo quando estiver contando algo, digamos, suspeito - mas que, por mera coincidência, seja absolutamente verdade.

Note seus movimentos, o tom da sua voz, seu jeito de reagir a perguntas inquisidoras, pequenas idiossincrasias e - voilá! - use isso para a próxima vez que tentar convencer alguém que não vendeu segredos militares aos palestinos ou que não foi o último a beber o café e deixar a garrafa vazia na máquina.

--X--

[5] O Segredo é Prática e Alimentação Balanceada

Como sempre, a tecnologia está a dois passos das técnicas analógicas conhecidas. Um software muito interessante é eX-Sense Pro.

Como você pode deduzir, é um detector de mentiras bem eficiente que estuda sua voz e analisa as nuances de suas respostas e promete ser o mediador definitivo na busca da verdade.

Com ele você pode desenvolver uma técnica vocal para enganar até mesmo os interrogadores dos cassinos de Las Vegas... ou pode apenas apresentar seu próprio programa de auditório de perguntas e respostas para as subcelebridades.

--X--

Contudo, lembre-se de que você pode enganar alguém todo o tempo, pode enganar alguns por algum tempo, porém jamais poderá enganar todo mundo o tempo todo. Sendo assim, é evidente que o melhor sempre será fazer como eu, que nunca minto.

--------

[]´s
J.


publicado em 02 de Abril de 2008, 10:36
785f02cc65db1944f3dd198c1c510375?s=130

Jåµë§ ßønd

James Bond é o espião mais charmoso, perigoso e levemente mentiroso da internet. Você encontra mais de seus registros únicos nesse link confidencial. O nick dele vem dos tempos de ASCII, quando emo-viados-miguxos nem existiam, então não encham a porra do saco.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: