Miojo: 8 dicas rápidas para incrementar o macarrão instantâneo

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Nem só de luminárias, almofadas e mesas vive o Deixa que eu faço. Na medida do possível, vamos falar por aqui sobre outros tipos de dicas, ensinamentos e lifehacks. Como me interesso por cozinha, resolvi encarar as panelas e escrever o primeiro post da série sobre o tema.

Primeiro, pensei em compartilhar meus pitacos sobre risotos, caldos, carnes e outras coisas. Mas em nome da praticidade e da preguiça que mora em cada um de nós, resolvi atacar um ingrediente básico da pirâmide alimentar de estudantes, pessoas que moram sozinhas e outros seres com pouca prática ou tempo disponível para a cozinha: o macarrão instantâneo.

Como não gosto dos temperos prontos que fazem parte dos pacotes, costumo usar o que estiver disponível para acrescentar sabor ao prato, dentro de um limite: não gastar mais tempo para preparar o prato do que o período necessário para deixar a água ferver e preparar o macarrão. Com isso em mente, fiz uma “receita” minha e pedi ao pessoal do PapodeHomem e outros amigos que compartilhassem seus segredos de preparo para um miojo decente.

miojo-texto

Miojo com camarão, tomate e bacon

Usei camarões limpos, bacon cortado em cubos e um pouco de alho frito que comprei no supermercado – o bom de adquirir ingredientes semi-prontos é a rapidez. Enquanto a água esquenta, jogue o bacon em uma panela antiaderente, sem óleo. Vá cortando o tomate em cubos e, quando a fervura subir, jogue o macarrão na água e o camarão na frigideira. Quando o camarão pegar cor, é só jogar tomate e alho e refogar. Use sal e pimenta a gosto antes de misturar as duas coisas no prato.

Rodrigo Cambiaghi (expert e entusiasta do preparo de miojo)

Miojo oriental

Prepare o miojo da maneira tradicional, e drene toda a água após ficar pronto. Coloque shoyo, uma colherzinha de chá de missô, óleo de gergelim torrado e um toque de pimenta sriracha. Pique cebolinha por cima. Quebrar um ovo é opcional, mas vai muito bem – não uso o temperinho.

Miojo ao limone

Prepare um miojo e deixe um pouquinho de água com ele após ficar pronto. Acrescente creme de leite, suco de 1 limão e meio pacotinho do tempero de galinha. Finalize com pimenta do reino, salsinha e lascas de parmesão (queijo ralado, pros menos frescos).

Miojo Mediterrãneo

Prepare o miojo da maneira tradicional. Numa frigideira com azeite, refogue o miojo pronto com cebola, alho e coloque tomatinhos cereja partidos no meio. Dê um toque com óregano e manjericão – coloque sal e pimenta do reino à gosto.

Luiza de Castro

Depois que o miojo cozinhou, tiro a maioria da água e deixo dois ovos cozidos com a gema meio mole caírem por cima do macarrão, para fazer "parte" do molho. Acrescento o tempero com um pouquinho de manteiga, fica muito gostoso! :D

Nina Neves e Thales Molina

Quando o miojo está quase pronto, escorra quase toda a água – eu não uso o tempero de saquinho, mas para quem quiser usar a hora é essa. Quebre um ovo cru e misture bem. Para finalizar, coloque uma colherada generosa de requeijão cremoso em um prato vazio e jogue a gororoba por cima. Mistura, mistura e hmmmm... delícia!

Felipe Ramos

Depois que o macarrão já está pronto, eu gosto de colocar requeijão e queijo mussarela, picadinho, por cima.

Ana Higa

Eu tiro o caldo. Quando o miojo está no prato, rego com azeite e acrescento óregano :D

***

O Buzzfeed fez um vídeo rápido com algumas outras 11 sugestões (testei usar o miojo como pão de hambúrguer, mas não gostei da consistência).

E você, tem alguma receita rápida e saborosa de miojo para compartilhar conosco nos comentários?


publicado em 19 de Setembro de 2014, 14:27
Ismael veredas corte jpeg

Ismael dos Anjos

Ismael dos Anjos é mineiro, jornalista e fotógrafo. Acredita que uma boa história, não importa o formato escolhido, tem o poder de fomentar diálogos, humanizar, provocar empatia, educar, inspirar e fazer das pessoas protagonistas de suas próprias narrativas. Siga-o no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: