Molho Negro | Eu ouvi pra você #1

Eles seriam de Detroit se a banda não fosse de Belém.

Molho Negro promo-sesc - Camilly Almeida

Aqui o negócio é rock, guitarras com drive, letras espertas e refrões grudentos. O Molho Negro é bom pra quem gosta de seguir cantarolando no almoço o que ouviu de manhã, quando abriu o e-mail.

A proposta é tão simples quanto pode ser. Um trio de guitarra, baixo e bateria, canções com riff, refrão e ideias centradas em recortes quase fotográficos, de tão bem delimitados.

As letras tem uma qualidade especial: são do tipo que valem prestar atenção. O João Lemos, vocalista e principal compositor, acerta um ponto bem difícil, que é o de ser um observador sagaz e, ao mesmo tempo, transmitir as ideias de forma simples, sem firulas.

Quando ele canta, dá pra se sentir dentro da música, afinal, você também quis ser um rockstar e acabou fazendo concurso. Você também já foi pra festinha alternativa, se achando o máximo, mas a mina que você levou preferiu pegar outro cara. Você também queria ser Dave Grohl, mas terminou sendo só um cara com uma jaqueta.

De uma coragem enorme colocar essas pequenas frustrações no papel e jogar power chords nelas. Afinal, não são os grandes dramas, mas as micro-agulhadas do dia a dia que a gente não conta pra ninguém. E é isso que você vai encontrar, com uma leveza enorme, nas músicas do Molho Negro.

O Molho Negro não existe desvinculado da realidade na qual surgiu. Ainda que seja perfeitamente possível ter uma bela experiência ouvindo à banda sem observar o contexto da coisa, tudo ali se conecta com as ruas de Belém, de onde eles são. Dá pra sentir o calor de andar na cidade da maniçoba quando ele destila milhares de referências que são ainda mais engraçadas para quem já viveu tomando banho de duas em duas horas para refrescar.

Então, seja você de Belém ou não, aviso: dando o play aqui embaixo, você vai ver seu eu cotidiano.

Lobo (2014)

Link Soundcloud

Molho Negro (2012)

Link Soundcloud

Clipes

Os clipes são um show à parte. Vale ressaltar aqui que os vídeos sempre são cheios de pessoas, todos amigos, que participam e dão apoio à banda. Acho demais essa integração com as pessoas que os acompanham, em especial pelos resultados que são muito bons.

Link Youtube

Link Youtube

Link Youtube

A banda ao vivo

Tem uma série de vídeos ao vivo no canal de Youtube deles. Particularmente, gosto bastante desses.

Link Youtube | Negro Gato (cover de Roberto Carlos)

Link Youtube | Se ela não é lésbica tem namorado

Link Youtube | Fliperama Superstar

Onde seguir os caras?

Aqui, amigo, os links pra você não perdê-los de vista.

Quer compartilhar um som?

Uma das coisas mais legais e íntimas, pra mim, é compartilhar o que estou ouvindo. E acho o máximo quando alguém faz o mesmo comigo.

Nesse espírito de brodagem, sem compromisso, mas com amor no coração, achei que talvez fosse legal transformar esse impulso em uma coluna no PapodeHomem. Assim, aqui estou eu, compartilhando com vocês desse novo espaço: o Eu Ouvi Pra você.

A ideia é trazer quinzenalmente uma nova sugestão musical para se ouvir durante o dia, com todos os links que você precisa para conhecer e acompanhar de perto do trabalho do artista/músico. 

Se você tiver alguma sugestão ou tem uma banda e gostaria de figurar por aqui, é só mandar um e-mail no euouvipravoce@papodehomem.com.br com tudo o que tem para mostrar.


publicado em 27 de Agosto de 2014, 12:49
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura