"Não medite e não se perca": Como começar a meditar com visão

Vídeo de três minutinhos com uma fala importante do Mingyur Rinpoche que pode ajudar na meditação

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x50 jpg

Vocês já devem saber que não me atrevo a falar sobre budismo cercado de estudiosos do assunto, certo? 

Faço meus silêncios de quando em quando, deixo quem sabe falar falar e eu fico mais a escutar. E uma coisa que sempre, volta e meia, me acomete é essa preocupação do "será que tô meditando certo?".

E o Gustavo Gitti compartilhou essa semana um vídeo delicioso do mestre Mingyur Rinpoche sobre a não-meditação e a não-distração.

O vídeo tem menos de dois minutos e tá com legendas em português (qualquer coisa, é só ativar):

Link YouTube | ative a legenda em português

* * *

Para meditar, a coisa mais importante que você precisa saber é: não medite e não se perca. Nos chamamos isso de "não-meditação" e "não-distração". 

Qual o significado da meditação? Será que significa "eu preciso me concentrar, não pensar em nada. Eu preciso de paz. Eu preciso de alegria!". Se você tentar criar essas coisas, isso não vai funcionar. Algumas pessoas não entenderam o que é meditação. Elas acham que meditação é não pensar em nada e apenas focar na concentração. 

Outras pessoas acham que meditação é sobre "entrar em êxtase", você tem que falar "paz", "claridade, abertura". Isto são invenções. Isto é artificial. Meditação não deve ser artificial, deve ser completamente natural. Ela deve seguir completamente o fluxo da sua mente. Isto é muito importante.

Então não meditem.

Você pode se perguntar "se eu não devo meditar, talvez seja o mesmo que minha mente normal antes de ter aprendido a meditar? Eu não sabia nada de meditação, então eu não meditava. Se a não-meditação é boa para mim, então eu não tenho que fazer nada". Mas isso não é verdade.

Você precisa de consciência. 

Consciência é não se perder. É o sentido de estar no presente, o sentido de ser, o sentido de continuidade. Conhecer conscientemente. Consciência significa que você sabe o que está pensando, o que está fazendo, o que está acontecendo dentro de você e ao seu redor. Isso é consciência.

Apenas assista e não se importa se a sua mente está em paz ou não, concentrada ou não, se está pensando ou não. Deixe estar. Então sua meditação se torna maravilhosa. 

* * *

Leitura complementar

Alguns artigos e vídeos que temos sobre meditação e a mente:

Para começar a meditar;

Uma mente distraída é uma mente infeliz;

Apenas sentar | Mente de principiante #5;

"O que aprendi observando a mente", com Henrique Lemes.


publicado em 05 de Dezembro de 2017, 00:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e editor do Papo de Homem. Seu livro de contos é o Ela Prefere as Uvas Verdes. Está no Facebook, no Instagram e escreve semanalmente sua newsletter, a Meio-Fio, com contos/crônicas e uma curadoria cultural todas às sextas, direto no seu e-mail.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: