Como se transforma a paternidade no Brasil? Faltam apenas 4 dias para o PAI: Os desafios da paternidade atual.
Compre já o seu ingresso!

Natal Solidário LOL: campanha para ajudar pessoas surdocegas

"Não há barreiras que o ser humano não possa transpor."
–Hellen Keller

Já pensou como seria um mundo em que você não se pudesse ver nem ouvir? Como seria estar privado destes dois sentidos tão intimamente envolvidos nos processos comunicativos e em nossas interações, seja com o ambiente (interno e externo), seja com outras pessoas?

É o que o diretor alemão Werner Herzog retrata no documentário Land des Schweigens und der Dunkelheit (Terra do Silêncio e da Escuridão), de 1971.

Link YouTube | Se não lê inglês, clique aqui.

Atualmente, tem-se conhecimento de mais ou menos 1,5 mil portadores de surdocegueira no Brasil; no entanto, não há um dado estatístico seguro, pois, conforme o professor Carlos Eduardo Frederico explica, “A surdocegueira não é uma deficiência múltipla como a mental, por isso muitos confundem e tratam os portadores como deficientes mentais".

O Instituto Bruno e a campanha do Sicko

Contamos com uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos cujo atendimento é especialmente voltado para as pessoas surdocegas e com paralisia cerebral, o Instituto Bruno, em Juiz de Fora - MG.

Pois bem, aproveitando que o Natal está aí, batendo à porta, um amigo aqui do PdH e provavelmente conhecido de vocês, o Sicko (LOL HEHEHE), está realizando uma campanha justamente em favor do Instituto Bruno, o Natal Solidário do LOL - 2010.

Pedi a ele para dizer algumas palavras sobre o instituto e o que o levou a escolhê-lo. Ei-las:

“Em 2000, os pais de Bruno, um garoto surdocego portador de múltiplas deficiências, procuraram em Juiz de Fora alguma instituição que pudesse cuidar de seu filho. Não encontraram nenhuma.
Daí surgiu o Instituto Bruno, que hoje é o único da Zona da Mata a prestar serviço especializado para pacientes surdocegos e portadores de paralisia cerebral. O trabalho da instituição, que é totalmente gratuito, incluiu o atendimento de fonoaudiólogos, fisioterapeutas, neurologistas, oftalmologista, otorrinolaringologista, ortopedista, pedagogos, professores e assistência social.
Ano passado decidi fazer uma campanha de natal para arrecadar grana para a ASCOMCER, uma instituição de tratamento de câncer da cidade.
Esse ano resolvi fazer a mesma coisa com outra instituição. Ambas são únicas na região e fazem um trabalho muito bem reconhecido.”

Link YouTube

Como ajudar

Para doar é muito simples, é só clicar aqui e depois em “Quero contribuir!”. Não importa a quantidade, toda ajuda é bem-vinda.

Então, caros leitores, "seus lindo", eu já doei, 'bora ajudar?


publicado em 25 de Novembro de 2010, 07:35
7bad5b31f4d700d0a7b1550a64b104e4?s=130

Danilo Freire

Advogado que não lida bem com prazos. Estudante de Filosofia que tem déficit de atenção. Cadeirante, era ruim em matemática, calculou mal um mergulho e desde então é tetraplégico. No Twitter, responde por @danilotetra.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura