Nem todo mundo tira foto igual no Instagram

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg
  • Asm selo png

No final de novembro, Jader Pires publicou um artigo inspirado no popular vídeo do Thomas Jullien sobre a repetição de fotos no Instagram. A produção, que já alcançou quase 2 milhões de visualizações, tem como base 852 fotos — de 852 usuários diferentes — para compor um mosaico narrativo e proporcionar a seguinte discussão: todo mundo tira foto igual no Instagram? 

Se você procura a resposta que gostaria de ouvir, nada melhor que conferir o artigo do Jader — onde, com a finura e solércia de sempre, o editor apresenta argumentos  para comprovar que "todo mundo faz tudo igual a um determinado grupo de pessoas".

Contudo, como qualquer grupo, existem os que ficaram de fora. Os que apontam ou cavam uma via alternativa. Os que, enquanto o mundo segue a correnteza, decidem quebrar a onda. E, utilizando as ferramentas que a mídia oferece, fazem algo diferente. Assim, destacando-se, mesmo que dentro de um outro e pequenos grupo: os que valorizam a personalização e identidade da mensagem emitida.

Guilherme Jotapê Rodrigues, o cara da arte abaixo, é um exemplo. Por meio do perfil @gui_jotape, o publicitário atende sugestões cinematográficas de amigos e transforma-os em sketch (rascunho, muito utilizado para se referir a cenas dramáticas e irônicas). Além do talento com a caneta e o moleskine, destaca-se a solução criativa encontrada por Guilherme na hora de encontrar um elemento ou cena que simbolizem o filme.

Na maioria das vezes, brilhante.

3000 Milhas Para o Inferno
3000 Milhas Para o Inferno

Drive
Drive

Indiana Jones
Indiana Jones

Kill Bill
Kill Bill

Laranja Mecanica
Laranja Mecânica

Notting Hill
Um Lugar Chamado Notting Hill

O Advogado do Diabo
O Advogado do Diabo

O Profissional
O Profissional

Os Aventureiros do Bairro Proibido
Os Aventureiros do Bairro Proibido

Peixe Grande
Peixe Grande

Pequena Miss Sunshine
Pequena Miss Sunshine

Querida, Encolhi as Crianças
Querida, Encolhi as Crianças

Scarface
Scarface

The Blues Brothers
The Blues Brothers

Um Morto Muito Louco
Um Morto Muito Louco

Watchman
Watchman

Clube da Luta
Clube da Luta

Outras pessoas souberam ir contra o senso comum e arriscar um formato no Instagram. Por exemplo:


  • 1 Quarto - Esquetes de humor em 15 segundos. 

  • Receita em 15 - Isso mesmo: receitas simples e práticas no limite de tempo aceito pela ferramenta.

  • Wellington Campos - Aquele cara que ficou famoso ao tirar fotos do Woody, personagem do filme Toy Story, em várias situações.

  • Samantha Lee - Foto de comida todo mundo tira. Mas, acredite, poucas iguais essas.

  • Junanto Herdiawan - O indonésio voador. É um dos meus preferidos.

Sempre existirão replicações, seja de foto de bebida ou espelho de academia. Isso é natural e não merece entrar em julgamento (pelo menos agora). Mas, convenhamos, devemos valorizar quem consegue, entre tanta influência para seguir o caminho mais tradicional, arriscar o desenvolvimento de uma nova tendência. Afinal, não fossem eles, a moda não se transformaria.

Há conteúdo bom na Internet. É só saber procurar e, principalmente, não ser mesquinho. Compartilhe o achado de qualidade. De medíocre já basta o resto.

O que você indica?


publicado em 09 de Janeiro de 2014, 08:26
File

Fred Fagundes

Fred Fagundes é gremista, gaúcho e bagual reprodutor. Já foi office boy, operador de CPD e diagramador de jornal. Considera futebol cultura. É maragato, jornalista e dono das melhores vagas em estacionamentos. Autor do "Top10Basf". Twitter: @fagundes.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: