Nenhum túmulo pode segurar Johnny Cash

Johnny Cash teve um nascimento. Caminhou sobre a Terra num período bem determinado e morreu, como vai acontecer comigo e com você. Por outro lado, um outro Johnny Cash ainda caminha e respira. Um Johnny Cash que ecoa em nossas mentes.

Esse Cash, com sua vida extremamente humana, tangível, que personificou em sua história falhas que nós mesmos perpetuamos, tem um poder muito maior do que podemos imaginar e impacta a vida de quem o ouve de uma forma bem peculiar, suscitando sentimentos densos em suas músicas.

Johhny Cash no fim da vida. Não perdeu a voz e nem o estilo

Johnny Cash e apenas ele sabe falar, por meio de sua voz sepulcral, sobre os dramas que permeam a velhice, a decrepitude e a morte. Só o velho Johnny sabia cantar sobre abandono, solidão, redenção e fé sem soar falso ou idólatra. Quem já assistiu ao clipe de Hurt (cover do Nine Inch Nails) sabe exatamente do que estou falando.

O site johnnycashproject.com conseguiu reunir, em um único video, dentro de um projeto colaborativo, todo o imaginário coletivo que permeia a figura do "homem de preto". A idéia consiste em reunir uma série de quadros, cada um correspondente a um frame do clipe, onde a pessoa poderia pintar o que, para ela, era Johnny Cash.

Dispostos em seqüência, um a um, o resultado é um clipe vivo, eternamente em mutação, carregado de imagens que remetem a esse poder da imaginação dos fãs sobre os dramas cantados por ele.

O site do projeto diz:

"The Johnny Cash Project is a visual testament to how the Man in Black lives on – not just through his vast musical legacy, but in the hearts and minds of all of us around the world he has touched with his talent, his passion, and his indomitable spirit. It is this spirit that is the lifeblood of The Johnny Cash Project. Thank you for helping Johnny’s spirit soar once more. God bless."
Chris Milk

Deixo o video oficial do projeto, como ele estava em 30 de setembro de 2010. Quem quiser, pode assistir o clipe como ele está atualmente no site oficial.

Para quem, assim como eu, é um amante da figura do Johnny Cash e de sua obra, é de arrepiar.

Link YouTube | Impossível não arrepiar com isso

Os apressadinhos podem pular para 2:45 e assistir só ao clipe.


publicado em 20 de Julho de 2011, 06:42
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura