Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Nike Fuelband é o futuro do exercício casual

Nós gastamos calorias o tempo todo. O tempo todo. Não sei o que você está fazendo agora, mas, o que quer que seja, você está queimando calorias. Mesmo se você você de alguma forma alienígena estiver lendo esse texto enquanto dorme, calorias estão sendo queimadas.

Mesmo assim, muitas vezes quando queremos emagrecer só contamos as calorias perdidas na esteira, na bicicleta ou no muay thai.

A Nike acaba de anunciar um produto para mudar esse pensamento: o bracelete Fuelband. Ele não mede calorias queimadas, quilômetros percorridos ou voltas em uma pista. Ele mede atividade física, pura e simplesmente.

"A vida inteira é um esporte", diz a Nike. Concorda?

Perdão pelo tom publicitário desse último parágrafo, mas eu estou genuinamente empolgado com essa proposta quebra de paradigma.

No seu elogiado livro The 4-Hour Body, o autor e “bodyhacker” Tim Ferris escreveu uma frase que me marcou bastante:

“Aquilo que é medido, é melhorado.”

Segundo o argumento dele, se você se pesar todos os dias, esse é provavelmente o único passo necessário para que você comece a emagrecer, ou pelo menos pare de engordar. Aquele número vai passar a fazer parte da sua realidade, você estará sempre ciente dele. Deixá-lo crescer seria uma derrota pessoal, e nós, enquanto seres humanos, somos programados para não aceitarmos derrotas assim tão fácil.

A pulseira Nike Fuelband me parece uma ideia tão boa porque ela mede a sua atividade física constantemente. Ela é feita para ser usada o dia inteiro, inclusive no banho, dormindo ou sentado na sua mesa editando e escrevendo textos para o PdH enquanto ri das macaquices do Jader e do Rodolfo.

Link YouTube | Será que brincar o Clint conta também?

Outros produtos, como o Fitbit, já fazem algo parecido. Mas a Nike tem know-how como ninguém em áreas complementares. O sistema Nike+, feito para quem gosta de correr, é extremamente bem-sucedido nos aspectos sociais, motivacionais e de interface. Em outras palavras: é um tesão de usar.

A Fuelband pega esse know-how todo do Nike+ e expande para todo tipo de atividade física além da corrida.

E ela é toda baseada em superação própria: você mesmo decide a meta que quer superar. Você mesmo decide quanta atividade física você quer passar a fazer além do que já faz. Pode ser simplesmente começar a subir de escada até o seu apartamento, assim como pode ser fazer o dobro de tempo na elíptica. De qualquer forma, é você que diz para a pulseira o quanto quer se mexer naquele dia, e o trabalho dela é ir sinalizando o seu progresso através de uma barra LEDs coloridos. Como se fosse a barra de experiência de um personagem de videogame passando de nível.

Link YouTube | O "fuel" é a nova medida de atividade física geral proposta

A má notícia é que esse brinquedinho novo acabou de ser anunciado. Ele ainda está em pré-venda, e mesmo assim disponível apenas nos EUA. Você pode “dar seus pulos” para pôr uma das primeiras Fuelbands no pulso, ou pode esperar ela ser lançada no Brasil – algo que não vai acontecer antes do segundo semestre de 2012.

De qualquer forma, o futuro do atleta casual parece bem bacana daqui de onde eu estou vendo.


publicado em 26 de Janeiro de 2012, 08:20
File

Fabio Bracht

Toca guitarra e bateria, respira música, já mochilou pela Europa, conhece todos os memes, idolatra Jack White. Segue sendo um aprendiz de cara legal.\r\n\r\n[Facebook | Twitter]


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura