No #RodaViva da TV Cultura hoje, com Jairo Bauer

Pessoal, estou ao vivo nos bastidores dos estúdios da Tv Cultura, em SP. Sou um dos "twitters" convidados para para participar do programa de hoje, que faz uso do modelo de transmissão participativa.

Sobre a transmissão

A transmissão participativa é um modelo de cobertura jornalística desenvolvido para internet para acompanhar transmissões ao vivo de eventos ou programas da TV Cultura. Tem como objetivo criar novos formatos e linguagens de produção audiovisual integrando televisão e internet ao explorar as potencialidades da web, como o uso de recursos multimídia, do hipertexto, das possibilidades de interação com o internauta e da distribuição de conteúdo sob demanda e de forma não linear.

Todos estes recursos oferecerem ao internauta informações que contextualizam e contribuem para o aprofundamento do debate em torno do tema da transmissão principal a partir da interação do público entre si e com nossa equipe. O modelo é composto por:


  • Informação exclusiva: transmissões ao vivo e simultâneas de diversos ângulos de um mesmo evento (do evento em si, do bastidor e de outras informações);

  • Informação de contexto: publicação de material de acervo da Rádio e TV Cultura, e seleção de links relacionados;

  • Coberturas colaborativas: jornalistas, estudantes, fotógrafos ou outros especialistas são convidados para realizar cobertura no twitter ou no flicker com total liberdade editorial. O objetivo é que eles agreguem informações a partir de seus olhares e opiniões.

Roda Viva

Este modelo de transmissão vem sendo desenvolvido em caráter experimental desde setembro de 2008 no Roda Viva. Foram realizadas a cobertura de mais de 20 entrevistas e, com a contribuição do público, chegou-se ao modelo de transmissão participativa que agora se consolida como um dos principais pilares de atuação da IPTV Cultura.

Desde Março, o Roda Viva passa a ser transmitido ao vivo com exclusividade na internet, com a transmissão ao vivo do programa, dos bastidores e do trabalho do cartunista Paulo Caruso. Às 17h30 tem início a transmissão da câmera dos bastidores que registra a chegada dos convidados do programa à emissora. Às 18h30, começa o programa (que será exibido na TV Cultura às 22h10) e câmera do Caruso. Durante toda a transmissão o público pode enviar perguntas, comentários e sugestões por meio do bate-papo, do formulário de perguntas e do Twitter (com a tag rodaviva).

Durante os intervalos e ao fim da entrevista, os pontos mais relevantes do debate virtual são levados aos entrevistadores e ao âncora do programa. Os melhores momentos do Roda Viva e dos bastidores, a íntegra do áudio, fotos, discussões no bate-papo ficam disponíveis na IPTV para consulta sob-demanda.

Os interessados podem acompanhar por aqui: http://www.radarcultura.com.br/rodaviva/

E também me seguir no Twitter @papodehomem , vou usar a tag #rodaviva. Todo mundo aí sabe o que é Twitter, certo?


publicado em 06 de Abril de 2009, 15:03
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura