Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Notebooks Blog, novidade em um nicho promissor

Notebooks se tornaram um bem de consumo dos mais acessáveis. Com a redução das taxas de importação e a grande oferta de crédito, é cada vez mais fácil adquirir um aqui no Brasil.

Em termos de mercado, é dos mais lucrativos e disputados. Diante de todo esse crescimento, já estava passando da hora de surgir um blog nacional que se dedicasse ao assunto.

acer-ferrariacer-ferrari-2
Meu notebook dos sonhos, parceria da Acer com a Ferrari

O Notebooks Blog é uma iniciativa que se beneficia desse momento e busca lucrar com a onda. O blog tem atualizações quase diárias sobre o universo dos computadores móveis e tem como única ferramenta de monetização o Adsense. O que não deixa de ser uma ótima estratégia, já que "Notebooks" e "Laptops" são duas das palavras-chave com maior valor por clique atualmente.

Mas de nada adianta um blog num nicho lucrativo se você não tiver grande quantidade de visitantes. Sendo assim, o dono do Notebooks resolveu contratar uma avaliação paga no Papo de Homem, o que é uma ótima jogada de marketing, especialmente em termos de custo-benefício.

Contratou uma avaliação também no Contraditorium, que publicou uma análise muito bacana.

Sem mais delongas, vamos lá:

Os pontos positivos

notebooks-blog

Texto bem redigido e com grande variedade de fontes utilizadas. Acompanho alguns sites de tecnologia, tanto em inglês, como em português. O Notebooks Blog realiza um bom trabalho de apuração em seus posts, não achei falha em nenhum dos que li.

O design é simples e funcional. Claramente usa uma template otimizada para o Adsense, o que não é nenhum pecado. A leitura dos artigos é agradável e todos são acompanhados de imagens, um recurso que considero indispensável.

Além disso, ainda não há concorrência significativa, o que deixa o campo aberto para conquista de leitores, basta fazer um trabalho bem feito.

Os pontos a melhorar

O blog é extremamente impessoal, parece ser editado por um fantasma. Não há nome do autor nos posts e também não existe uma página "Sobre", na qual costumamos conhecer os envolvidos.

O Notebooks Blog precisa de mais vida e personalidade. Com poucas mudanças tem tudo para se destacar como referência no nicho em que entrou - presumo ser esse o objetivo do blog.

Tenho 4 sugestões que podem ser aplicadas facilmente:

1. Colocar uma barra de navegação no topo. Na barra iria incluir os links "Sobre o autor", "Arquivo" e "Contato".

2. Colocar uma imagem no header. Eu iria pegar uma foto daquele laptop edição especial da Ferrari e montar algo bacana, como podemos ver nesse blog aqui.

3. Criar uma categoria chamada "Avaliações". Essa categoria iria incluir somente posts em que os modelos de laptops são avaliados de acordo com performance e preço. Todo mundo está querendo comprar um notebook, mas nem todos sabem fazer uma boa escolha. Se o Notebooks conseguir disponibilizar esse tipo de informação de forma constante, com certeza vai conseguir destaque e mais visitantes.

4. Colocar também no cabeçalho da página uma Caixa para realização de buscas dentro do blog. Isso é indispensável e fácil de fazer. De novo, o What Laptop dá um bom exemplo.

 Posts que merecem uma visita no Notebooks Blog

- Notebooks de U$10 dólares?

- Preço de Notebooks: comparação

- Vida útil de baterias de Notebooks

Boa sorte para o Notebooks Blog, espero que o dono do empreendimento leve em conta as sugestões dadas e aproveite para aproveitar o capital investido em marketing.

 

Atenção: esse artigo é uma avaliação paga contratada por meio do ReviewMe. A avaliação é feita de forma imparcial e sem interferência do contratante. Caso deseje ver seu site/serviço/blog na Papo de Homem, entre em contato conosco para conversarmos sobre as possibilidades.

Aproveite para conhecer outros exemplos de matérias pagas já publicadas no Papo de Homem, aqui e aqui.


publicado em 17 de Julho de 2007, 18:19
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura