Nova lata vermelha da Brahma chega no QG

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Ao passar pela portaria do QG, recebemos um pequeno pacote. Meu instinto dizia ser uma Matrioska dourada ou uma pequena bomba enviada por anti-fãs do PdH. Sem dar muita atenção a pensamentos nefastos como esse último, abri e dei de cara com a nova lata da Brahma. Já havia assistido ao comercial dia desses, no qual questionavam porque diabos a lata é branca.

Sei lá, oras. Nunca percebi nenhuma falta de lógica na lata de uma cerveja ser branca.

Suponho quea  mudança reflita o posicionamento "guerreiro" que tem sido mote das campanhas recentes. O novo visual me lembra algo como um pequeno troféu romano, uma recompensa ao "Brahmeiro" que passa o dia na labuta. Soa coerente. Tirem suas conclusões, seguem alguns vídeos e a foto. Agora vou gelar a lata e, como responsável profissional que sou, consumir o produto.

Por que branca?

Link YouTube

Agora vermelha...

Por que vermelha?

Brahma responde...

Segue release oficial que recebi deles, na íntegra:

COM CRIAÇÃO DA AGÊNCIA AFRICA, BRAHMA APRESENTA NOVA CAMPANHA

“O SABOR DE SUA BRAHMA AGORA NA COR DA BRAHMA”

Mudança da identidade visual da marca e de sua lata permite ao “Brahmeiro”, que conhece o sabor da sua cerveja de olhos fechados, identificar a Brahma de olhos abertos.

São Paulo, 23 de julho de 2010 – A partir de hoje, a Brahma vai externar uma característica que marca seus mais de 120 anos de história no mundo cervejeiro: o produto com sabor inconfundível ganha uma embalagem vermelha que vai se destacar nos principais pontos de venda do País. A mudança de cor é parte da estratégia do novo posicionamento da marca “O sabor de sua Brahma agora na cor da Brahma”, cujo foco é reforçar o sabor e a qualidade da cerveja. Toda é criada pela agência Africa.

Com o novo conceito, a Brahma, que ao longo dos últimos três anos focou a comunicação nos valores de seu consumidor, passa a destacar agora as principais características do produto: a tradição e a singularidade de seu líquido e sabor. “Com a campanha ‘Brahmeiros’ conseguimos reforçar os valores e nos aproximar ainda mais do consumidor da marca. Agora chegou o momento de falar dos atributos que fazem da Brahma sinônimo de cerveja. É isso que entregamos com este novo conceito: o ‘Brahmeiro’, que conhecia sua cerveja de olhos fechados, também poderá identificá-la de olhos abertos; uma cerveja com sabor tão inconfundível não poderia ter uma lata da cor das outras”, diz Sergio Eleutério, gerente de comunicação de Brahma.

Atrelada à nova comunicação visual, a marca estreia também uma nova forma de se comunicar com seu público. Valores inerentes à Brahma como família, amigos e a persistência ganham uma “pitada” de humor para falar o quanto a Brahma é inigualável e que é a cerveja com o verdadeiro gosto de cerveja.

AS RESPOSTAS (?)

A campanha, que apresenta o novo posicionamento “O sabor de sua Brahma agora na cor da Brahma” ao mercado, aposta no bom humor. O comercial “Perguntas”, de 30 segundos,  começa com uma série de questionamentos insólitos e sem respostas: “Por que as mulheres escolhem tanto, se homem é tudo igual?” ou “Por que a conta sempre sobra para quem senta na ponta da mesa?”. Até chegar a dois amigos num supermercado que também se questionam: “Se o caminhão, a embalagem e a geladeira da Brahma são vermelhos, por que a lata da Brahma é branca?”. Neste momento, um terceiro personagem aparece e fala “Muda pra vermelho logo!”. Uma multidão pede junto: “Faz vermelha logo”, e finaliza com a revelação da nova embalagem. “Novas latas vermelhas da Brahma. Porque uma cerveja com sabor tão inconfundível, não poderia ter uma lata da mesma cor das outras .”

O filme, que está nas principais emissoras do Brasil, precede uma estratégia que teve como ponto chave alguns vídeos do humorista Maurício Meirelles e o hipnotizador Fabio Puentes em que tentam decifrar o porquê da lata Brahma ser branca. Além do comercial “Coisas Vermelhas”, em quem um personagem também lança o questionamento. O plano de mídia ainda contempla peças no PDV, anúncios e peças para web.

NOVA ROUPAGEM

O portfólio de Brahma conta uma série de latas temáticas e embalagens comemorativas pontuais, mas é a primeira vez na sua história que a marca passa por uma reformulação na sua linha de produção. Além das latas, as garrafas também trazem no rótulo a nova logomarca. Desenvolvida pela Narita Design, a marca está mais moderna e clean, o que deve reforça a diferenciação do produto para o consumidor. “Com a nova embalagem, Brahma mostra que é possível ser diferente (ter uma nova roupagem) sendo exatamente igual (sabor único de Brahma permanece intacto). Além disso, promove a unidade da marca, já que todos os elementos da família Brahma como logomarca, caminhões de transporte e engradados são vermelhos”, explica Eleutério.

PLATAFORMAS BRAHMA

“O sabor de sua Brahma agora na cor da Brahma” também chega às plataformas da marca. A festa do Peão de Barretos, que acontece em agosto e faz parte do Circuito Country da marca, será o primeiro grande evento patrocinado por Brahma a contar com a nova comunicação visual e conceito.

SOBRE A BRAHMA

Sinônimo de cerveja no Brasil, a Brahma foi criada em 1888, no Rio de Janeiro. É a segunda marca mais vendida no País e mantém liderança isolada em São Paulo. Foi a primeira marca de cerveja brasileira a ser exportada e a primeira a ser patrocinadora oficial da Copa do Mundo da FIFA.


publicado em 22 de Julho de 2010, 13:47
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Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


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