O carnaval dos japoneses

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Verdade seja dita, não tem carnaval no Japão. Festa não é exatamente a especialidade dos japoneses.

Mas, se fosse para fazer um paralelo e tentar imaginar o que seria um carnaval no Japão, poderíamos tomar como exemplo os Matsuri. Festivais regionais com música, bonecos, carros alegóricos. Quase tudo.

Selecionei algumas destas festas pitorescas que existem no Japão.

Hadaka Matsuri (裸祭り) ou Festival Pelado

Hadaka Matsuri é um festival de mais de 500 anos, onde homens do Japão inteiro desfilam usando fundoshi (uma espécie de tanga tradicional) ou as vezes até mesmo sem roupa.

Kanamara Matsuri (かなまら祭り) ou Festival do Falo de Aço

Esse festival é um pouco diferente do Hadaka, é mais popular entre as mulheres e elas vão vestidas. Porém vão nesse festival para passar a mão em um falo gigante.

Este é um festival da fertilidade, onde os carros alegóricos são genitais masculinos.

É um grande ritual coletivo de veneração ao pênis.

Sanja Matsuri (三社祭) ou Festival dos três templos

Sanja Matsuri, provavelmente o mais tradicional e antigo festival do Japão. Ele é muito popular entre os Yakuza, que desfilam com seus fundoshi exibindo suas tatuagens.

E a quarta-feira de cinzas japonesa?

Culturas diferentes, diferentes manifestações. Ainda que hajam semelhanças, são as peculiaridades de cada uma que acabam gritando, no final das contas. Então, quando estamos falando de "carnaval japonês", teríamos que falar um pouco de um elemento extremamente presente: o álcool. E, inevitavelmente, da ressaca na quarta-feira de cinzas.

Claro que depois de um bom matsuri, até os bêbados nas ruas são diferentes.


publicado em 08 de Fevereiro de 2013, 11:57
File

Daniel Oshiro

Mochileiro, maloqueiro, ga-ga-ga-gago.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: