A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

O Dia em que o Grunge morreu

Há exatamente 17 anos, Kurt Donald Cobain morria, aos 27 anos, após disparar um tiro de calibre 12 em sua própria boca.

Há exatamente nove anos, Layne Thomas Staley morria em seu apartamento, vitimado por uma overdose de cocaína e heroína.

Ambos foram encontrados alguns dias após a morte, sendo que Staley somente depois de 20 dias. Em seu apartamento, ao redor do corpo, foram encontradas latas de spray, cachimbos de crack, papelotes de pó e a seringa ainda enfiada em seu braço. Cobain fora mais discreto, fazendo cumprir seu destino na casa de máquinas da piscina.

Kurt era vocalista e o idealizador do Nirvana. Layne era um dos fundadores do Alice In Chains. Ambos os grupos representavam a face mais obscura e angustiada do grunge, movimento musical que bebia melodicamente no hard setentista e liricamente no niilismo punk. Eram comum temas como apatia, existencialismo, crises familiares e críticas sociais.

Crédito da espetacular imagem para charlespeterson.net . Procurem pelo álbum "touch me i´m sick" .

A macabra coincidência do fim dos dois expoentes do movimento regou o grunge com toda uma aura mística. Não é exagero afirmar que o grunge foi o último grande movimento roqueiro, principalmente por ter emergido de uma cena estritamente independente. Cena essa que ainda conta com grandes nomes na ativa, como o Mudhoney e o Dinossaur Jr.

Por meio do Nirvana, o grunge alcançou o mainstream. Mesmo que o Pearl Jam tenha lançado um álbum de mesmo quilate e muito mais técnico e melódico, o “Nevermind” tinha o apelo pop e radiofônico necessário para ter se tornado viral. “Smells Like Teen Spirit” é de fato o hino de uma geração e resume muito bem toda atmosfera em qual germinara o grunge.

Link vídeo

Já o Alice in Chains tinha uma pegada mais lírica e artística. Suas construções harmônicas eram incômodas e ao mesmo tempo melódicas. A voz rasgada de Layne deitava confortavelmente na cama de riffs de Jerry Cantrell. Letras claustrofóbicas, como "Angry Chair", se confundiam com lapsos de melancolia esperançosa como em "No Excuses".

Link vídeo

O grunge influenciou a música do restante da década de 1990. Oasis, Matchbox 20, Days of the New, Staind e Nickelback certamente ouviram muitas bandas de Seattle para compor seus sons. No entanto, a exceção do Oasis, não conseguiram chegar nem próximo da significância artística de seus inspiradores.

Assim, o eco agudo dos finados de 5 de abril se perpetua pela história do rock.


publicado em 05 de Abril de 2011, 11:17
378a6d83dad728530ba98c300a775df3?s=130

Flaco Marques

Rapaz do interior de SP que vive suas desventuras na cidade grande. Poliglota valente, busca equilibrar o jeito cosmopolita de ser com a simplicidade caipira de viver.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura