Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

O frio de Recife que ninguém conhece

A Cidade Que Deixou de Ser Tropical

Nota da edição: Este é o Curta PdH, um espaço quinzenal sobre filmes de curta duração e grande relevância. Obras que ajudem a entrar em contato com diferentes imagens, narrativas e vivências, além de permitir que, em algum grau, nossa visão de mundo seja ampliada.

***

Recife Frio, curta dirigido por Kleber Mendonça Filho (dos longas O Som Ao Redor e Aquarius) é um falso documentário sobre, como vocês podem imaginar, uma frente fria misteriosa que chega à solar cidade do título, abalando a vida de seus moradores.

O filme trata com humor assuntos bem sérios. O frio na cidade faz uma mudança repentina no estilo de vida de seus habitantes, e esse imprevisto súbito faz com que muitas problemas, antes escondidos, pululem, venham à tona e saiam de suas brechas antes ignoradas por conta do hábito. Temas como desigualdade social, perda da própria cultura, exploração, caos urbano entre outras coisas estão lá, permeando o filme todo.

Pra terem uma ideia, é o curta brasileiro mais premiado desde o Ilha das Flores (que com certeza seu professor de Geografia te mostrou no colegial).

Sem mais delongas, o filme:

Link do Youtube


publicado em 27 de Fevereiro de 2017, 11:10
File

Paulo Leierer

Escreve e dirige (tirou sua carta em 2003). É apaixonado por cinema desde que viu "Esqueceram de Mim" e morre de vergonha de escrever em terceira pessoa.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura