O grande terremoto da Nova Zelândia

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Semana passada a ilha sul da Nova Zelândia, para quem não sabe é aquela tripa de terra montanhosa ao lado da Austrália, sofreu o segundo pior terremoto de sua história. Na escala Richter, que vai até 9, o tremor foi de 7,8 graus. Portanto foi deveras forte.

Eu estava lá.

Apesar da violência do mexe-mexe praticamente nenhum dano foi observado, mesmo nos locais mais próximos do epicentro, como Queenstown, onde eu estava durante o arrasta-pé sísmico.

Terremotos, uma pequena lição teórica

A definição de terremotos segundo a Wikipedia:

Um sismo, também chamado de terremoto ou terramoto, é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície daTerra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades deenergia sob a forma de ondas sísmicas.

link vídeo

Ou seja, em termos mais simples, é como se as placas que formam a crosta terrestre estivessem se ajeitando na cama. Elas vão um pouco pra lá, um pouco pra lá e ficam praticamente no mesmo lugar, mas mexem tudo em volta.

Terremotos, uma pequena lição prática. Ou, como sobrevivi.

No meu caso, que estava dormindo no hotel durante o pagode tectônico, pensei que havia uma casal de elefantes no maior rala e rola no quarto ao lado.

A televisão mexia de uma lado para o outro e a cama dava saltos, tornando o momento bem lúdico.

Como estava frio naquela noite, próximo de 0º C, ao invés de sair na rua em pânico decidi ficar no quarto do hotel curtindo a calefação, apesar do risco de desmoronamento.

Terremotos, casos verídicos

Sismos nem sempre são tão divertidos quanto a vida sexual dos paquidermes. No caso trágico mais recente, um terremoto de “apenas” 6,3 arrasou a cidade de Áquila, na Itália.

Já no ano passado, quando a terra sambou embaixo da China com uma intensidade semelhante (7,8 na escala), milhares de pessoas perderam a vida e as cidades afetadas ficaram praticamente devastadas.

Terremotos, casos lúdicos

Já este sismo neo-zelandês não provocou praticamente nenhum dano. Apenas algumas latas de cerveja caíram das estantes de supermercados e a parede de um cervejaria de Queenstwon sofreu uma rachadura simplória. No dia seguinte já estava aberta, para alegria deste povo cervejófilo.

Além disso, boa parte das construções são de madeira, que é um material leve e flexível, e baixas. Simplesmente não há prédios com mais de 3 andares por aqui.

terremoto-queenstown
Foto da cidade depois do terremoto. Chocante.

Claramente, alguns fatores podem ter ajudado a salvar o país de uma catástrofe chinesa. Queenstown, a maior cidade da região, tem menos de 20 mil habitantes, sendo que provavelmente 50% deles estavam bêbados durante o sismo.


publicado em 18 de Julho de 2009, 20:24
11143499 10152850853642066 223295243028169436 n

Daniel Bender

Jornalista, Diretor de E-commerce e Caçador de Descontos no 1001 Cupom de Descontos. Sempre disponível para conversar no boteco.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: