Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

O maior Censo de todos os tempos

Neste domingo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nas ruas de todo o território nacional seus recenseadores, munidos de PDAs e mapas para a maior contagem populacional da história de nosso país.

Além da contagem de pessoas em si, o Censo 2010 vai investigar a urbanização das localidades pesquisadas, os brasileiros que moram no exterior (por meio de seus parentes no Brasil), novas relações de parentesco, etnia e línguas indígenas nos 27 estados brasileiros, além dos aspectos já pesquisados em outras edições.

Os números mostram a importância da pesquisa: serão 230 mil profissionais envolvidos que farão visitas a 58 milhões de domicílios no primeiro Censo totalmente informatizado do país, sendo também o primeiro do século XXI. A coleta será feita por meio de um dos dois questionários: o básico (o nome já diz tudo) e o da amostra. O questionário da amostra, mais específico, é escolhido de forma aleatória pelo aparelho. Eu testei o sistema há um ano e ele realmente é randômico, não tem como burlar.

"O senhor sempre torceu para o tricolor?"

Se você tem receio de expor sua vida para quem não conhece, há uma solução prática: a resposta pela Internet. O IBGE providencia que, ao ser visitado pelo recenseador, solicite a carta para resposta pela web, que conterá senhas únicas para que você possa responder com segurança, de forma criptografada, a todas as respostas do questionário. Simples e prático.

As informações obtidas serão utilizadas para a promoção de políticas públicas e, segundo as previsões do Instituto, estarão disponíveis à sociedade a partir do final deste ano. E não seremos os únicos neste processo: entre 2010 e 2011 cerca de 120 países também recensearão seus habitantes.

Independentemente da forma escolhida, responda ao IBGE. Um retrato fiel do Brasil depende de cada um de nós.


publicado em 02 de Agosto de 2010, 11:28
89399bd29d6965db6b0f256284031a98?s=130

Pedro Bizareli

Finge pesquisar Fisiologia e Biofísica pra torrar a bolsa de iniciação científica em belos pratos de nhoque de espinafre à bolonhesa e em ávidas tentativas de marcar o segundo gol no PES. Responde no twitter por @bizareli.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura