O novo 7x1 do futebol alemão está no Youtube

Como a Bundesliga utiliza o seu canal oficial no Youtube para divulgar a competição, humanizar os clubes e transformar o futebol alemão num dos mais charmosos do mundo.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

Para quem trabalha com produção de conteúdo e gosta de futebol, o canal oficial da Bundesliga tornou-se obrigatório. O trabalho integrado de serviço e entretenimento tem só aumentado a popularidade da competição e levado o formato, por meio de uma qualidade de produção indiscutível, a um dos mais desejados pelas confederações mundiais.

O que difere o canal da Bundesliga dos outros é justamente o conceito definido. Como diz o próprio about do canal, “not only highlights from all of your favourite Bundesliga teams and players, but exclusive clips and footage that can't be found anywhere else -- interviews, behind the scenes, inside looks at the Bundesliga cathedrals, special events, top goal compilations and more!”.

Algo como: Não apenas os destaques e melhores momentos dos seus times e jogadores favoritos da Bundesliga, mas clipes exclusivos e imagens que não podem ser encontrados em outro lugar - entrevistas, bastidores, eventos especiais e compilações. 

Pega só o trailler:

 

"Mas pra que essa palhaçada? O negócio é centro-avante alto forte fazendo pivô lá na marca do pênalti", os mais experientes vão dizer. 

Dinheiro, amigos. 

Estamos diante de uma tentativa bem sucedida de aproximar os atletas dos torcedores e levar, por meio de entretenimento e serviço, o capricho das imponentes arenas e riqueza dos clubes para fãs além das fronteiras europeias. Um trabalho conjunto de modernização que começou lá em 2006, quando eles sediaram a Copa do Mundo e iniciaram a construção do futebol local. Falamos muito sobre isso no post O que podemos aprender com Bayern, Borussia e o futebol alemão, de abril de 2013.

A utilização específica do Youtube é somente um reflexo do alcance da plataforma. Isso fica bastante claro no roteiro dos vídeos produzidos exclusivamente - observe, exclusivamente para Youtube. Com uma linguagem dinâmica, que incentiva o compartilhamento e o diálogo nos comentários. Não somente uma matéria de formato clássico de televisão jogado para o canal do Youtube - que é, a grosso modo, um mero modo de cumprir tabela.

E os alemães, como se sabe, não estão dispostos a apenas cumprir tabela. O crescimento do futebol alemão passa essencialmente por sua propaganda. E tem dado resultados, já que a última pesquisa da Revista Placar, em parceria com a loja Centauro, apontou que o Bayern de Munique vendeu mais camisetas que o Real Madrid e o Chelsea no Brasil em 2014, algo que nunca havia acontecido antes.

Para reforçar a força desse canal da Bundelisga, selecionamos 6 vídeos imperdíveis que comprovam a qualidade do material e sua pegada voltada para redes sociais.

Mini-doc sobre o aniversário de 70 anos de Franz Beckenbauer

 

Campeonatinho de gols olímpicos

 

Top10 momentos engraçados da temporada

 

Série sobre o brainstorm da Bundesliga

 

Pausa: que medo da CBF ver isso e pensar em algo parecido com o Porta dos Fundos.

Huntelaar the Joker

 

Clipe sobre Muller e Douglas Costa

 

Eu sei o que você está pensando.

Aqui, temos o Lenine cantando uma música chata. Ou o Thiaguinho. É triste, para um produto do tamanho do futebol brasileiro.

Infelizmente, o canal da CBF (que é o menor dos problemas) é bastante simplista. Apenas melhores momentos, reportagens de TV e só. Nada de conteúdo exclusivo.

O fato é: mesmo depois daquela sapecada, ainda temos muito o que aprender com o futebol alemão. Até na produção de conteúdo online.

Quem sabe o nosso presidente Marco Polo del Nero não pede pra alguém ir até a Alemanha aprender, já que ele não pode ir, né.

Em tempo: alguns clubes saíram na frente. A TV Bahêa e a Grêmio TV fazem um trabalho legal. Você conhece outro clube que produz conteúdo de qualidade exclusivo para o Youtube? Deixa aí nos comentários.


publicado em 15 de Setembro de 2015, 16:02
File

Fred Fagundes

Fred Fagundes é gremista, gaúcho e bagual reprodutor. Já foi office boy, operador de CPD e diagramador de jornal. Considera futebol cultura. É maragato, jornalista e dono das melhores vagas em estacionamentos. Autor do "Top10Basf". Twitter: @fagundes.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: